Química e história: uma possibilidade de contextualização da ciência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/6372 |
Resumo: | Neste trabalho, pretende-se demonstrar a relevância da utilização do caráter histórico da ciência, em geral, e da Ciência Química, em particular, como ferramenta para o aprendizado e contextualização da Disciplina frente aos alunos, produzindo, em conjunto com outras Disciplinas, conhecimento que vise à emancipação intelectual. Como parte da argumentação, será discutida em termos gerais a importância da educação científica para a formação do cidadão, bem como uma pequena retrospectiva da “evolução” do pensamento científico, sobretudo a partir do século XVIII, e a preocupação de alguns autores com o ensino de Ciências, e de Química. Como proposta, foi realizada numa escola da Rede de Ensino Público uma aula com eixo regulador na História da Ciência, a partir da qual pôde se inserir os tópicos da disciplina Química, seguida, por fim, na discussão dos seus resultados práticos, e as considerações finais. |
id |
UFRJ_f29d9c6af504576924d66336c7a5f5b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/6372 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Química e história: uma possibilidade de contextualização da ciênciaHistória da ciênciaEnsino de químicaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICANeste trabalho, pretende-se demonstrar a relevância da utilização do caráter histórico da ciência, em geral, e da Ciência Química, em particular, como ferramenta para o aprendizado e contextualização da Disciplina frente aos alunos, produzindo, em conjunto com outras Disciplinas, conhecimento que vise à emancipação intelectual. Como parte da argumentação, será discutida em termos gerais a importância da educação científica para a formação do cidadão, bem como uma pequena retrospectiva da “evolução” do pensamento científico, sobretudo a partir do século XVIII, e a preocupação de alguns autores com o ensino de Ciências, e de Química. Como proposta, foi realizada numa escola da Rede de Ensino Público uma aula com eixo regulador na História da Ciência, a partir da qual pôde se inserir os tópicos da disciplina Química, seguida, por fim, na discussão dos seus resultados práticos, e as considerações finais.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de QuímicaUFRJRiehl, Carlos Alberto da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2910118690760608Chinelli, Maura Venturahttp://lattes.cnpq.br/0720722285579329Gil, Rosane Aguiar da Silva Sanhttp://lattes.cnpq.br/3099380883775208Silva, Cristiano Alex da2019-02-04T23:47:34Z2023-12-21T03:00:58Z2007-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/6372porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:58Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/6372Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:58Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Química e história: uma possibilidade de contextualização da ciência |
title |
Química e história: uma possibilidade de contextualização da ciência |
spellingShingle |
Química e história: uma possibilidade de contextualização da ciência Silva, Cristiano Alex da História da ciência Ensino de química CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
title_short |
Química e história: uma possibilidade de contextualização da ciência |
title_full |
Química e história: uma possibilidade de contextualização da ciência |
title_fullStr |
Química e história: uma possibilidade de contextualização da ciência |
title_full_unstemmed |
Química e história: uma possibilidade de contextualização da ciência |
title_sort |
Química e história: uma possibilidade de contextualização da ciência |
author |
Silva, Cristiano Alex da |
author_facet |
Silva, Cristiano Alex da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Riehl, Carlos Alberto da Silva http://lattes.cnpq.br/2910118690760608 Chinelli, Maura Ventura http://lattes.cnpq.br/0720722285579329 Gil, Rosane Aguiar da Silva San http://lattes.cnpq.br/3099380883775208 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cristiano Alex da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da ciência Ensino de química CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
topic |
História da ciência Ensino de química CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
description |
Neste trabalho, pretende-se demonstrar a relevância da utilização do caráter histórico da ciência, em geral, e da Ciência Química, em particular, como ferramenta para o aprendizado e contextualização da Disciplina frente aos alunos, produzindo, em conjunto com outras Disciplinas, conhecimento que vise à emancipação intelectual. Como parte da argumentação, será discutida em termos gerais a importância da educação científica para a formação do cidadão, bem como uma pequena retrospectiva da “evolução” do pensamento científico, sobretudo a partir do século XVIII, e a preocupação de alguns autores com o ensino de Ciências, e de Química. Como proposta, foi realizada numa escola da Rede de Ensino Público uma aula com eixo regulador na História da Ciência, a partir da qual pôde se inserir os tópicos da disciplina Química, seguida, por fim, na discussão dos seus resultados práticos, e as considerações finais. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-04-27 2019-02-04T23:47:34Z 2023-12-21T03:00:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/6372 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/6372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Química UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Química UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455981116588032 |