Elaboração de uma série didática - MOOCs no eixo tecnológico de produção cultural e design
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28976 |
Resumo: | Esta pesquisa aborda a temática referente aos MOOCs (Massive Open Online Courses ou Cursos Abertos e Massivos Online), uma ferramenta aberta de ensino, disponibilizada em ambientes educacionais virtuais. Nessa perspectiva, o trabalho tem como objetivo a produção de uma série didática em formato de MOOCs, enfatizando os benefícios proporcionados pela utilização deste tipo de recurso para a disponibilização de conteúdos educacionais, sob o formato de cursos e minicursos, em uma instituição de ensino. Algumas perguntas foram norteadoras da proposta: Como fazer com que os conceitos e conteúdos apresentados em sala de aula possam ser disponibilizados abertamente em um ambiente virtual? Que tipo de tecnologia poderia ser usada para propor uma metodologia inovadora a ser implementada no reforço dos conceitos apresentados? De que forma é possível aprimorar o processo de aprendizagem visando o reforço de conceitos mais complexos apresentados em sala? A pesquisa tem como aporte teórico BATES (2017), FILATRO e CAIRO (2015) e TAROUCO (2014). A partir da concepção de Tony Bates são apresentadas as características comuns que definem um MOOC e os diferentes estilos de produção, relacionados ao modo como o conteúdo educacional será disponibilizado ao estudante. Andrea Filatro traz uma contribuição em relação ao processo de produção dos conteúdos educacionais e Liane Tarouco faz uma abordagem teórica e prática sobre objetos de aprendizagem, assuntos essenciais para o desenvolvimento desta pesquisa. O lócus de desenvolvimento da pesquisa é uma instituição pública de ensino médio, técnico e superior, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal - Cidade Alta. Os eixos tecnológicos de atuação do referido campus são: “Produção Cultural e Design” e “Hospitalidade, Turismo e Lazer”. A produção de MOOCs relacionados aos conteúdos e conceitos apresentados nas disciplinas técnicas dos cursos ofertados pelo IFRN possibilita aos alunos a oportunidade de revisar e se aprofundar mais sobre os assuntos abordados durante as disciplinas pertencentes a esse eixo tecnológico. Como resultados, a pesquisa produziu uma série didática de seis cursos, disponibilizada no ambiente virtual Google Courses e detalhou o processo de produção, ancorado na perspectiva multidimensional defendido pelas autoras Filatro e Cairo. Dessa forma, foi possível enxergar as nuances e a importância de todos os elementos que foram abordados em cada etapa do trabalho, desde a análise do contexto, até a avaliação final. |
id |
UFRN_1723a6ca86947278f2ead4aec0837554 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28976 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Cruz, Paulo Guilherme Muniz Cavalcanti daGomes, Apuena VieiraPaiva, Maria Cristina Leandro deBidarra, José Manuel EmilianoAraújo, Célia Maria de2020-05-13T23:45:13Z2020-05-13T23:45:13Z2019-10-30CRUZ, Paulo Guilherme Muniz Cavalcanti da. Elaboração de uma série didática - MOOCs no eixo tecnológico de produção cultural e design. 2019. 146f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28976Esta pesquisa aborda a temática referente aos MOOCs (Massive Open Online Courses ou Cursos Abertos e Massivos Online), uma ferramenta aberta de ensino, disponibilizada em ambientes educacionais virtuais. Nessa perspectiva, o trabalho tem como objetivo a produção de uma série didática em formato de MOOCs, enfatizando os benefícios proporcionados pela utilização deste tipo de recurso para a disponibilização de conteúdos educacionais, sob o formato de cursos e minicursos, em uma instituição de ensino. Algumas perguntas foram norteadoras da proposta: Como fazer com que os conceitos e conteúdos apresentados em sala de aula possam ser disponibilizados abertamente em um ambiente virtual? Que tipo de tecnologia poderia ser usada para propor uma metodologia inovadora a ser implementada no reforço dos conceitos apresentados? De que forma é possível aprimorar o processo de aprendizagem visando o reforço de conceitos mais complexos apresentados em sala? A pesquisa tem como aporte teórico BATES (2017), FILATRO e CAIRO (2015) e TAROUCO (2014). A partir da concepção de Tony Bates são apresentadas as características comuns que definem um MOOC e os diferentes estilos de produção, relacionados ao modo como o conteúdo educacional será disponibilizado ao estudante. Andrea Filatro traz uma contribuição em relação ao processo de produção dos conteúdos educacionais e Liane Tarouco faz uma abordagem teórica e prática sobre objetos de aprendizagem, assuntos essenciais para o desenvolvimento desta pesquisa. O lócus de desenvolvimento da pesquisa é uma instituição pública de ensino médio, técnico e superior, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal - Cidade Alta. Os eixos tecnológicos de atuação do referido campus são: “Produção Cultural e Design” e “Hospitalidade, Turismo e Lazer”. A produção de MOOCs relacionados aos conteúdos e conceitos apresentados nas disciplinas técnicas dos cursos ofertados pelo IFRN possibilita aos alunos a oportunidade de revisar e se aprofundar mais sobre os assuntos abordados durante as disciplinas pertencentes a esse eixo tecnológico. Como resultados, a pesquisa produziu uma série didática de seis cursos, disponibilizada no ambiente virtual Google Courses e detalhou o processo de produção, ancorado na perspectiva multidimensional defendido pelas autoras Filatro e Cairo. Dessa forma, foi possível enxergar as nuances e a importância de todos os elementos que foram abordados em cada etapa do trabalho, desde a análise do contexto, até a avaliação final.This research addresses the issue of MOOCs (Massive Open Online Courses), an open educational tool, available in virtual educational environments. In this perspective, the objective of this work is the production of a didactic series in the form of MOOCs, emphasizing the benefits provided by the use of this type of resource for the provision of educational contents, in the form of courses and mini-courses, in a teaching institution. Some questions were guiding the proposal: How can concepts and content presented in the classroom be made available in a virtual environment? What kind of technology could be used to propose an innovative methodology to be implemented to reinforce the concepts presented? In what way is it possible to improve the learning process in order to reinforce more complex concepts presented in the classroom? The research has as theoretical contributions BATES (2017), FILATRO & CAIRO (2015) and TAROUCO (2014). From the conception of Tony Bates are presented the common characteristics that define a MOOC and the different styles of production, related to the way the educational content will be made available to the student. Andrea Filatro makes a contribution in relation to the production process of educational contents and Liane Tarouco makes a theoretical and practical approach on Learning Objects, essential subjects for the development of this research. The research development locus is a public institution of high school, technical and superior, the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal - Cidade Alta. The referred IFRN's technological axes are: "Cultural Production and Design" and "Hospitality, Tourism and Leisure". The production of MOOCs related to the contents and concepts presented in the technical disciplines of the courses offered by IFRN allows students the opportunity to review and deepen the subjects covered during the disciplines belonging to this technological axis. As a result, this research produced a didactic series of six courses, made available in the Google Courses virtual environment and detailed the production process, anchored in the multidimensional perspective defended by the authors Filatro and Cairo. Thus, it was possible to see the nuances and the importance of all the elements that were addressed in each stage of the work, from the context analysis to the final evaluation.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMOOCEducação abertaEducação a distânciaTecnologias educacionaisInovaçãoMateriais didáticos digitaisElaboração de uma série didática - MOOCs no eixo tecnológico de produção cultural e designinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTElaboracaoseriedidatica_Cruz_2019.pdf.txtElaboracaoseriedidatica_Cruz_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain249127https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28976/2/Elaboracaoseriedidatica_Cruz_2019.pdf.txt9bf70898bf912ff979a5d6bdc282b843MD52THUMBNAILElaboracaoseriedidatica_Cruz_2019.pdf.jpgElaboracaoseriedidatica_Cruz_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1433https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28976/3/Elaboracaoseriedidatica_Cruz_2019.pdf.jpg11d31f5aa858c961fe36fe9f64cdbffcMD53ORIGINALElaboracaoseriedidatica_Cruz_2019.pdfapplication/pdf8929726https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28976/1/Elaboracaoseriedidatica_Cruz_2019.pdf0ed5eaa29bbb139fc26e2b193e4435f8MD51123456789/289762020-05-17 05:00:23.959oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28976Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-05-17T08:00:23Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Elaboração de uma série didática - MOOCs no eixo tecnológico de produção cultural e design |
title |
Elaboração de uma série didática - MOOCs no eixo tecnológico de produção cultural e design |
spellingShingle |
Elaboração de uma série didática - MOOCs no eixo tecnológico de produção cultural e design Cruz, Paulo Guilherme Muniz Cavalcanti da CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO MOOC Educação aberta Educação a distância Tecnologias educacionais Inovação Materiais didáticos digitais |
title_short |
Elaboração de uma série didática - MOOCs no eixo tecnológico de produção cultural e design |
title_full |
Elaboração de uma série didática - MOOCs no eixo tecnológico de produção cultural e design |
title_fullStr |
Elaboração de uma série didática - MOOCs no eixo tecnológico de produção cultural e design |
title_full_unstemmed |
Elaboração de uma série didática - MOOCs no eixo tecnológico de produção cultural e design |
title_sort |
Elaboração de uma série didática - MOOCs no eixo tecnológico de produção cultural e design |
author |
Cruz, Paulo Guilherme Muniz Cavalcanti da |
author_facet |
Cruz, Paulo Guilherme Muniz Cavalcanti da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Gomes, Apuena Vieira |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Paiva, Maria Cristina Leandro de |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Bidarra, José Manuel Emiliano |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Paulo Guilherme Muniz Cavalcanti da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Araújo, Célia Maria de |
contributor_str_mv |
Araújo, Célia Maria de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO MOOC Educação aberta Educação a distância Tecnologias educacionais Inovação Materiais didáticos digitais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MOOC Educação aberta Educação a distância Tecnologias educacionais Inovação Materiais didáticos digitais |
description |
Esta pesquisa aborda a temática referente aos MOOCs (Massive Open Online Courses ou Cursos Abertos e Massivos Online), uma ferramenta aberta de ensino, disponibilizada em ambientes educacionais virtuais. Nessa perspectiva, o trabalho tem como objetivo a produção de uma série didática em formato de MOOCs, enfatizando os benefícios proporcionados pela utilização deste tipo de recurso para a disponibilização de conteúdos educacionais, sob o formato de cursos e minicursos, em uma instituição de ensino. Algumas perguntas foram norteadoras da proposta: Como fazer com que os conceitos e conteúdos apresentados em sala de aula possam ser disponibilizados abertamente em um ambiente virtual? Que tipo de tecnologia poderia ser usada para propor uma metodologia inovadora a ser implementada no reforço dos conceitos apresentados? De que forma é possível aprimorar o processo de aprendizagem visando o reforço de conceitos mais complexos apresentados em sala? A pesquisa tem como aporte teórico BATES (2017), FILATRO e CAIRO (2015) e TAROUCO (2014). A partir da concepção de Tony Bates são apresentadas as características comuns que definem um MOOC e os diferentes estilos de produção, relacionados ao modo como o conteúdo educacional será disponibilizado ao estudante. Andrea Filatro traz uma contribuição em relação ao processo de produção dos conteúdos educacionais e Liane Tarouco faz uma abordagem teórica e prática sobre objetos de aprendizagem, assuntos essenciais para o desenvolvimento desta pesquisa. O lócus de desenvolvimento da pesquisa é uma instituição pública de ensino médio, técnico e superior, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal - Cidade Alta. Os eixos tecnológicos de atuação do referido campus são: “Produção Cultural e Design” e “Hospitalidade, Turismo e Lazer”. A produção de MOOCs relacionados aos conteúdos e conceitos apresentados nas disciplinas técnicas dos cursos ofertados pelo IFRN possibilita aos alunos a oportunidade de revisar e se aprofundar mais sobre os assuntos abordados durante as disciplinas pertencentes a esse eixo tecnológico. Como resultados, a pesquisa produziu uma série didática de seis cursos, disponibilizada no ambiente virtual Google Courses e detalhou o processo de produção, ancorado na perspectiva multidimensional defendido pelas autoras Filatro e Cairo. Dessa forma, foi possível enxergar as nuances e a importância de todos os elementos que foram abordados em cada etapa do trabalho, desde a análise do contexto, até a avaliação final. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-10-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-05-13T23:45:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-13T23:45:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CRUZ, Paulo Guilherme Muniz Cavalcanti da. Elaboração de uma série didática - MOOCs no eixo tecnológico de produção cultural e design. 2019. 146f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28976 |
identifier_str_mv |
CRUZ, Paulo Guilherme Muniz Cavalcanti da. Elaboração de uma série didática - MOOCs no eixo tecnológico de produção cultural e design. 2019. 146f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28976 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28976/2/Elaboracaoseriedidatica_Cruz_2019.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28976/3/Elaboracaoseriedidatica_Cruz_2019.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28976/1/Elaboracaoseriedidatica_Cruz_2019.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9bf70898bf912ff979a5d6bdc282b843 11d31f5aa858c961fe36fe9f64cdbffc 0ed5eaa29bbb139fc26e2b193e4435f8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117571126755328 |