Elaboração de uma série didática - MOOCs no eixo tecnológico de produção cultural e design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Paulo Guilherme Muniz Cavalcanti da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28976
Resumo: Esta pesquisa aborda a temática referente aos MOOCs (Massive Open Online Courses ou Cursos Abertos e Massivos Online), uma ferramenta aberta de ensino, disponibilizada em ambientes educacionais virtuais. Nessa perspectiva, o trabalho tem como objetivo a produção de uma série didática em formato de MOOCs, enfatizando os benefícios proporcionados pela utilização deste tipo de recurso para a disponibilização de conteúdos educacionais, sob o formato de cursos e minicursos, em uma instituição de ensino. Algumas perguntas foram norteadoras da proposta: Como fazer com que os conceitos e conteúdos apresentados em sala de aula possam ser disponibilizados abertamente em um ambiente virtual? Que tipo de tecnologia poderia ser usada para propor uma metodologia inovadora a ser implementada no reforço dos conceitos apresentados? De que forma é possível aprimorar o processo de aprendizagem visando o reforço de conceitos mais complexos apresentados em sala? A pesquisa tem como aporte teórico BATES (2017), FILATRO e CAIRO (2015) e TAROUCO (2014). A partir da concepção de Tony Bates são apresentadas as características comuns que definem um MOOC e os diferentes estilos de produção, relacionados ao modo como o conteúdo educacional será disponibilizado ao estudante. Andrea Filatro traz uma contribuição em relação ao processo de produção dos conteúdos educacionais e Liane Tarouco faz uma abordagem teórica e prática sobre objetos de aprendizagem, assuntos essenciais para o desenvolvimento desta pesquisa. O lócus de desenvolvimento da pesquisa é uma instituição pública de ensino médio, técnico e superior, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal - Cidade Alta. Os eixos tecnológicos de atuação do referido campus são: “Produção Cultural e Design” e “Hospitalidade, Turismo e Lazer”. A produção de MOOCs relacionados aos conteúdos e conceitos apresentados nas disciplinas técnicas dos cursos ofertados pelo IFRN possibilita aos alunos a oportunidade de revisar e se aprofundar mais sobre os assuntos abordados durante as disciplinas pertencentes a esse eixo tecnológico. Como resultados, a pesquisa produziu uma série didática de seis cursos, disponibilizada no ambiente virtual Google Courses e detalhou o processo de produção, ancorado na perspectiva multidimensional defendido pelas autoras Filatro e Cairo. Dessa forma, foi possível enxergar as nuances e a importância de todos os elementos que foram abordados em cada etapa do trabalho, desde a análise do contexto, até a avaliação final.
id UFRN_1723a6ca86947278f2ead4aec0837554
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28976
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Cruz, Paulo Guilherme Muniz Cavalcanti daGomes, Apuena VieiraPaiva, Maria Cristina Leandro deBidarra, José Manuel EmilianoAraújo, Célia Maria de2020-05-13T23:45:13Z2020-05-13T23:45:13Z2019-10-30CRUZ, Paulo Guilherme Muniz Cavalcanti da. Elaboração de uma série didática - MOOCs no eixo tecnológico de produção cultural e design. 2019. 146f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28976Esta pesquisa aborda a temática referente aos MOOCs (Massive Open Online Courses ou Cursos Abertos e Massivos Online), uma ferramenta aberta de ensino, disponibilizada em ambientes educacionais virtuais. Nessa perspectiva, o trabalho tem como objetivo a produção de uma série didática em formato de MOOCs, enfatizando os benefícios proporcionados pela utilização deste tipo de recurso para a disponibilização de conteúdos educacionais, sob o formato de cursos e minicursos, em uma instituição de ensino. Algumas perguntas foram norteadoras da proposta: Como fazer com que os conceitos e conteúdos apresentados em sala de aula possam ser disponibilizados abertamente em um ambiente virtual? Que tipo de tecnologia poderia ser usada para propor uma metodologia inovadora a ser implementada no reforço dos conceitos apresentados? De que forma é possível aprimorar o processo de aprendizagem visando o reforço de conceitos mais complexos apresentados em sala? A pesquisa tem como aporte teórico BATES (2017), FILATRO e CAIRO (2015) e TAROUCO (2014). A partir da concepção de Tony Bates são apresentadas as características comuns que definem um MOOC e os diferentes estilos de produção, relacionados ao modo como o conteúdo educacional será disponibilizado ao estudante. Andrea Filatro traz uma contribuição em relação ao processo de produção dos conteúdos educacionais e Liane Tarouco faz uma abordagem teórica e prática sobre objetos de aprendizagem, assuntos essenciais para o desenvolvimento desta pesquisa. O lócus de desenvolvimento da pesquisa é uma instituição pública de ensino médio, técnico e superior, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal - Cidade Alta. Os eixos tecnológicos de atuação do referido campus são: “Produção Cultural e Design” e “Hospitalidade, Turismo e Lazer”. A produção de MOOCs relacionados aos conteúdos e conceitos apresentados nas disciplinas técnicas dos cursos ofertados pelo IFRN possibilita aos alunos a oportunidade de revisar e se aprofundar mais sobre os assuntos abordados durante as disciplinas pertencentes a esse eixo tecnológico. Como resultados, a pesquisa produziu uma série didática de seis cursos, disponibilizada no ambiente virtual Google Courses e detalhou o processo de produção, ancorado na perspectiva multidimensional defendido pelas autoras Filatro e Cairo. Dessa forma, foi possível enxergar as nuances e a importância de todos os elementos que foram abordados em cada etapa do trabalho, desde a análise do contexto, até a avaliação final.This research addresses the issue of MOOCs (Massive Open Online Courses), an open educational tool, available in virtual educational environments. In this perspective, the objective of this work is the production of a didactic series in the form of MOOCs, emphasizing the benefits provided by the use of this type of resource for the provision of educational contents, in the form of courses and mini-courses, in a teaching institution. Some questions were guiding the proposal: How can concepts and content presented in the classroom be made available in a virtual environment? What kind of technology could be used to propose an innovative methodology to be implemented to reinforce the concepts presented? In what way is it possible to improve the learning process in order to reinforce more complex concepts presented in the classroom? The research has as theoretical contributions BATES (2017), FILATRO & CAIRO (2015) and TAROUCO (2014). From the conception of Tony Bates are presented the common characteristics that define a MOOC and the different styles of production, related to the way the educational content will be made available to the student. Andrea Filatro makes a contribution in relation to the production process of educational contents and Liane Tarouco makes a theoretical and practical approach on Learning Objects, essential subjects for the development of this research. The research development locus is a public institution of high school, technical and superior, the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal - Cidade Alta. The referred IFRN's technological axes are: "Cultural Production and Design" and "Hospitality, Tourism and Leisure". The production of MOOCs related to the contents and concepts presented in the technical disciplines of the courses offered by IFRN allows students the opportunity to review and deepen the subjects covered during the disciplines belonging to this technological axis. As a result, this research produced a didactic series of six courses, made available in the Google Courses virtual environment and detailed the production process, anchored in the multidimensional perspective defended by the authors Filatro and Cairo. Thus, it was possible to see the nuances and the importance of all the elements that were addressed in each stage of the work, from the context analysis to the final evaluation.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMOOCEducação abertaEducação a distânciaTecnologias educacionaisInovaçãoMateriais didáticos digitaisElaboração de uma série didática - MOOCs no eixo tecnológico de produção cultural e designinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTElaboracaoseriedidatica_Cruz_2019.pdf.txtElaboracaoseriedidatica_Cruz_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain249127https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28976/2/Elaboracaoseriedidatica_Cruz_2019.pdf.txt9bf70898bf912ff979a5d6bdc282b843MD52THUMBNAILElaboracaoseriedidatica_Cruz_2019.pdf.jpgElaboracaoseriedidatica_Cruz_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1433https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28976/3/Elaboracaoseriedidatica_Cruz_2019.pdf.jpg11d31f5aa858c961fe36fe9f64cdbffcMD53ORIGINALElaboracaoseriedidatica_Cruz_2019.pdfapplication/pdf8929726https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28976/1/Elaboracaoseriedidatica_Cruz_2019.pdf0ed5eaa29bbb139fc26e2b193e4435f8MD51123456789/289762020-05-17 05:00:23.959oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28976Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-05-17T08:00:23Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Elaboração de uma série didática - MOOCs no eixo tecnológico de produção cultural e design
title Elaboração de uma série didática - MOOCs no eixo tecnológico de produção cultural e design
spellingShingle Elaboração de uma série didática - MOOCs no eixo tecnológico de produção cultural e design
Cruz, Paulo Guilherme Muniz Cavalcanti da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
MOOC
Educação aberta
Educação a distância
Tecnologias educacionais
Inovação
Materiais didáticos digitais
title_short Elaboração de uma série didática - MOOCs no eixo tecnológico de produção cultural e design
title_full Elaboração de uma série didática - MOOCs no eixo tecnológico de produção cultural e design
title_fullStr Elaboração de uma série didática - MOOCs no eixo tecnológico de produção cultural e design
title_full_unstemmed Elaboração de uma série didática - MOOCs no eixo tecnológico de produção cultural e design
title_sort Elaboração de uma série didática - MOOCs no eixo tecnológico de produção cultural e design
author Cruz, Paulo Guilherme Muniz Cavalcanti da
author_facet Cruz, Paulo Guilherme Muniz Cavalcanti da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Gomes, Apuena Vieira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Paiva, Maria Cristina Leandro de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Bidarra, José Manuel Emiliano
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Paulo Guilherme Muniz Cavalcanti da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Célia Maria de
contributor_str_mv Araújo, Célia Maria de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
MOOC
Educação aberta
Educação a distância
Tecnologias educacionais
Inovação
Materiais didáticos digitais
dc.subject.por.fl_str_mv MOOC
Educação aberta
Educação a distância
Tecnologias educacionais
Inovação
Materiais didáticos digitais
description Esta pesquisa aborda a temática referente aos MOOCs (Massive Open Online Courses ou Cursos Abertos e Massivos Online), uma ferramenta aberta de ensino, disponibilizada em ambientes educacionais virtuais. Nessa perspectiva, o trabalho tem como objetivo a produção de uma série didática em formato de MOOCs, enfatizando os benefícios proporcionados pela utilização deste tipo de recurso para a disponibilização de conteúdos educacionais, sob o formato de cursos e minicursos, em uma instituição de ensino. Algumas perguntas foram norteadoras da proposta: Como fazer com que os conceitos e conteúdos apresentados em sala de aula possam ser disponibilizados abertamente em um ambiente virtual? Que tipo de tecnologia poderia ser usada para propor uma metodologia inovadora a ser implementada no reforço dos conceitos apresentados? De que forma é possível aprimorar o processo de aprendizagem visando o reforço de conceitos mais complexos apresentados em sala? A pesquisa tem como aporte teórico BATES (2017), FILATRO e CAIRO (2015) e TAROUCO (2014). A partir da concepção de Tony Bates são apresentadas as características comuns que definem um MOOC e os diferentes estilos de produção, relacionados ao modo como o conteúdo educacional será disponibilizado ao estudante. Andrea Filatro traz uma contribuição em relação ao processo de produção dos conteúdos educacionais e Liane Tarouco faz uma abordagem teórica e prática sobre objetos de aprendizagem, assuntos essenciais para o desenvolvimento desta pesquisa. O lócus de desenvolvimento da pesquisa é uma instituição pública de ensino médio, técnico e superior, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal - Cidade Alta. Os eixos tecnológicos de atuação do referido campus são: “Produção Cultural e Design” e “Hospitalidade, Turismo e Lazer”. A produção de MOOCs relacionados aos conteúdos e conceitos apresentados nas disciplinas técnicas dos cursos ofertados pelo IFRN possibilita aos alunos a oportunidade de revisar e se aprofundar mais sobre os assuntos abordados durante as disciplinas pertencentes a esse eixo tecnológico. Como resultados, a pesquisa produziu uma série didática de seis cursos, disponibilizada no ambiente virtual Google Courses e detalhou o processo de produção, ancorado na perspectiva multidimensional defendido pelas autoras Filatro e Cairo. Dessa forma, foi possível enxergar as nuances e a importância de todos os elementos que foram abordados em cada etapa do trabalho, desde a análise do contexto, até a avaliação final.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-10-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-13T23:45:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-13T23:45:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CRUZ, Paulo Guilherme Muniz Cavalcanti da. Elaboração de uma série didática - MOOCs no eixo tecnológico de produção cultural e design. 2019. 146f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28976
identifier_str_mv CRUZ, Paulo Guilherme Muniz Cavalcanti da. Elaboração de uma série didática - MOOCs no eixo tecnológico de produção cultural e design. 2019. 146f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28976/2/Elaboracaoseriedidatica_Cruz_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28976/3/Elaboracaoseriedidatica_Cruz_2019.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28976/1/Elaboracaoseriedidatica_Cruz_2019.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9bf70898bf912ff979a5d6bdc282b843
11d31f5aa858c961fe36fe9f64cdbffc
0ed5eaa29bbb139fc26e2b193e4435f8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117571126755328