Sala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Leandro Arrilton de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28060
Resumo: Ensinar Física tem sido uma tarefa árdua e pensando nessa dificuldade o presente trabalho busca expor o desenvolvimento de metodologias alternativas para resolver este problema. Trata-se de uma pesquisa aplicada no Ensino de Ondas onde foi aplicada a metodologia da sala de aula invertida, que objetiva trabalhar o ensino na perspectiva colaborativa, tornando assim, o aprendizado mais significativo. A elaboração desse projeto teve como base a teoria de Vigotsky com os níveis de desenvolvimento no processo de ensino e aprendizagem e o método PeerInstructioncom, base na teoria de Eric Mazur. O projeto foi implantado em duas turmas da 2ª Série do Ensino Médio. Na turma A, foi aplicada a metodologia de sala de aula invertida utilizando algumas ferramentas tecnológicas tais como: Videoaulas no Youtube, aplicativo do Plickers, o Google forms e o Google classroom – as mesmas foram utilizadas como forma de subsídio para três sequências didáticas utilizadas no ensino de Ondas. Já na turma B, foi aplicada a metodologia tradicional. Esse processo distinto entre as duas turmas teve como objetivo investigar a eficiência da metodologia da sala de aula invertida. Após as aulas, foi observado através do feedback dos alunos e avaliação escrita que a turma A obteve maior desempenho em relação a turma B. O projeto foi válido uma vez que pôde contribuir com uma nova visão do ensino de Ondas.
id UFRN_18b4691ee681a8c184d5886af6a7c9eb
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28060
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Medeiros, Leandro Arrilton deOliveira, Paulo Henrique Sousa deSouza, Thatyara Freire deSesion Júnior, Paulo Dantas2019-11-27T23:13:12Z2019-11-27T23:13:12Z2019-06-26MEDEIROS, Leandro Arrilton de. Sala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatória. 2019. 105f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28060Ensinar Física tem sido uma tarefa árdua e pensando nessa dificuldade o presente trabalho busca expor o desenvolvimento de metodologias alternativas para resolver este problema. Trata-se de uma pesquisa aplicada no Ensino de Ondas onde foi aplicada a metodologia da sala de aula invertida, que objetiva trabalhar o ensino na perspectiva colaborativa, tornando assim, o aprendizado mais significativo. A elaboração desse projeto teve como base a teoria de Vigotsky com os níveis de desenvolvimento no processo de ensino e aprendizagem e o método PeerInstructioncom, base na teoria de Eric Mazur. O projeto foi implantado em duas turmas da 2ª Série do Ensino Médio. Na turma A, foi aplicada a metodologia de sala de aula invertida utilizando algumas ferramentas tecnológicas tais como: Videoaulas no Youtube, aplicativo do Plickers, o Google forms e o Google classroom – as mesmas foram utilizadas como forma de subsídio para três sequências didáticas utilizadas no ensino de Ondas. Já na turma B, foi aplicada a metodologia tradicional. Esse processo distinto entre as duas turmas teve como objetivo investigar a eficiência da metodologia da sala de aula invertida. Após as aulas, foi observado através do feedback dos alunos e avaliação escrita que a turma A obteve maior desempenho em relação a turma B. O projeto foi válido uma vez que pôde contribuir com uma nova visão do ensino de Ondas.Teaching physics has been an arduous task and considering this difficulty the present work seeks to expose the development of alternative methodologies to solve this problem. It is a research applied in Wave Teaching where the inverted classroom methodology was applied, which aims to work the teaching in a collaborative perspective, thus making the learning more meaningful. The elaboration of this project was based on Vigotsky's theory with the levels of development in the teaching and learning process and the Peer Instruction method based on Eric Mazur's theory. The project was implemented in second year high school classes. In class A, the inverted classroom methodology was applied using some technological tools such as: Youtube video lessons, Plickers application, Google forms and Google classroom - they were used as a subsidy for three didactic sequences used in the teaching of waves. In class B, the traditional methodology was applied. This distinct process between the two classes aimed to investigate the efficiency of the inverted classroom methodology. After class, it was observed through the students' feedback and written evaluation that class A had better performance compared to class B. The project was valid since it could contribute with a new vision of Wave teaching.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAOndasSala de aula invertidaMétodo PeerInstructionEnsino híbrido e sequência didáticaSala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatóriaInverted classroom: a proposal for teaching sequence in ondulatory educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA - REDE NACIONALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSalaaulainvertida_Medeiros_2019.pdfapplication/pdf3530711https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28060/1/Salaaulainvertida_Medeiros_2019.pdfec7f48160e3f5406e8588b217ca04c79MD51TEXTSalaaulainvertida_Medeiros_2019.pdf.txtSalaaulainvertida_Medeiros_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain154840https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28060/2/Salaaulainvertida_Medeiros_2019.pdf.txtb751547cf4fccfcb71ea1d764f28c355MD52THUMBNAILSalaaulainvertida_Medeiros_2019.pdf.jpgSalaaulainvertida_Medeiros_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1323https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28060/3/Salaaulainvertida_Medeiros_2019.pdf.jpg1303c4d548038ce7163c01fb052592b7MD53123456789/280602019-12-01 02:30:15.844oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28060Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-12-01T05:30:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatória
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Inverted classroom: a proposal for teaching sequence in ondulatory education
title Sala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatória
spellingShingle Sala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatória
Medeiros, Leandro Arrilton de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Ondas
Sala de aula invertida
Método PeerInstruction
Ensino híbrido e sequência didática
title_short Sala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatória
title_full Sala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatória
title_fullStr Sala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatória
title_full_unstemmed Sala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatória
title_sort Sala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatória
author Medeiros, Leandro Arrilton de
author_facet Medeiros, Leandro Arrilton de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Oliveira, Paulo Henrique Sousa de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Souza, Thatyara Freire de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Leandro Arrilton de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sesion Júnior, Paulo Dantas
contributor_str_mv Sesion Júnior, Paulo Dantas
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Ondas
Sala de aula invertida
Método PeerInstruction
Ensino híbrido e sequência didática
dc.subject.por.fl_str_mv Ondas
Sala de aula invertida
Método PeerInstruction
Ensino híbrido e sequência didática
description Ensinar Física tem sido uma tarefa árdua e pensando nessa dificuldade o presente trabalho busca expor o desenvolvimento de metodologias alternativas para resolver este problema. Trata-se de uma pesquisa aplicada no Ensino de Ondas onde foi aplicada a metodologia da sala de aula invertida, que objetiva trabalhar o ensino na perspectiva colaborativa, tornando assim, o aprendizado mais significativo. A elaboração desse projeto teve como base a teoria de Vigotsky com os níveis de desenvolvimento no processo de ensino e aprendizagem e o método PeerInstructioncom, base na teoria de Eric Mazur. O projeto foi implantado em duas turmas da 2ª Série do Ensino Médio. Na turma A, foi aplicada a metodologia de sala de aula invertida utilizando algumas ferramentas tecnológicas tais como: Videoaulas no Youtube, aplicativo do Plickers, o Google forms e o Google classroom – as mesmas foram utilizadas como forma de subsídio para três sequências didáticas utilizadas no ensino de Ondas. Já na turma B, foi aplicada a metodologia tradicional. Esse processo distinto entre as duas turmas teve como objetivo investigar a eficiência da metodologia da sala de aula invertida. Após as aulas, foi observado através do feedback dos alunos e avaliação escrita que a turma A obteve maior desempenho em relação a turma B. O projeto foi válido uma vez que pôde contribuir com uma nova visão do ensino de Ondas.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-27T23:13:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-27T23:13:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MEDEIROS, Leandro Arrilton de. Sala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatória. 2019. 105f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28060
identifier_str_mv MEDEIROS, Leandro Arrilton de. Sala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatória. 2019. 105f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28060/1/Salaaulainvertida_Medeiros_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28060/2/Salaaulainvertida_Medeiros_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28060/3/Salaaulainvertida_Medeiros_2019.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ec7f48160e3f5406e8588b217ca04c79
b751547cf4fccfcb71ea1d764f28c355
1303c4d548038ce7163c01fb052592b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117794829959168