Sala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28060 |
Resumo: | Ensinar Física tem sido uma tarefa árdua e pensando nessa dificuldade o presente trabalho busca expor o desenvolvimento de metodologias alternativas para resolver este problema. Trata-se de uma pesquisa aplicada no Ensino de Ondas onde foi aplicada a metodologia da sala de aula invertida, que objetiva trabalhar o ensino na perspectiva colaborativa, tornando assim, o aprendizado mais significativo. A elaboração desse projeto teve como base a teoria de Vigotsky com os níveis de desenvolvimento no processo de ensino e aprendizagem e o método PeerInstructioncom, base na teoria de Eric Mazur. O projeto foi implantado em duas turmas da 2ª Série do Ensino Médio. Na turma A, foi aplicada a metodologia de sala de aula invertida utilizando algumas ferramentas tecnológicas tais como: Videoaulas no Youtube, aplicativo do Plickers, o Google forms e o Google classroom – as mesmas foram utilizadas como forma de subsídio para três sequências didáticas utilizadas no ensino de Ondas. Já na turma B, foi aplicada a metodologia tradicional. Esse processo distinto entre as duas turmas teve como objetivo investigar a eficiência da metodologia da sala de aula invertida. Após as aulas, foi observado através do feedback dos alunos e avaliação escrita que a turma A obteve maior desempenho em relação a turma B. O projeto foi válido uma vez que pôde contribuir com uma nova visão do ensino de Ondas. |
id |
UFRN_18b4691ee681a8c184d5886af6a7c9eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28060 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Medeiros, Leandro Arrilton deOliveira, Paulo Henrique Sousa deSouza, Thatyara Freire deSesion Júnior, Paulo Dantas2019-11-27T23:13:12Z2019-11-27T23:13:12Z2019-06-26MEDEIROS, Leandro Arrilton de. Sala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatória. 2019. 105f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28060Ensinar Física tem sido uma tarefa árdua e pensando nessa dificuldade o presente trabalho busca expor o desenvolvimento de metodologias alternativas para resolver este problema. Trata-se de uma pesquisa aplicada no Ensino de Ondas onde foi aplicada a metodologia da sala de aula invertida, que objetiva trabalhar o ensino na perspectiva colaborativa, tornando assim, o aprendizado mais significativo. A elaboração desse projeto teve como base a teoria de Vigotsky com os níveis de desenvolvimento no processo de ensino e aprendizagem e o método PeerInstructioncom, base na teoria de Eric Mazur. O projeto foi implantado em duas turmas da 2ª Série do Ensino Médio. Na turma A, foi aplicada a metodologia de sala de aula invertida utilizando algumas ferramentas tecnológicas tais como: Videoaulas no Youtube, aplicativo do Plickers, o Google forms e o Google classroom – as mesmas foram utilizadas como forma de subsídio para três sequências didáticas utilizadas no ensino de Ondas. Já na turma B, foi aplicada a metodologia tradicional. Esse processo distinto entre as duas turmas teve como objetivo investigar a eficiência da metodologia da sala de aula invertida. Após as aulas, foi observado através do feedback dos alunos e avaliação escrita que a turma A obteve maior desempenho em relação a turma B. O projeto foi válido uma vez que pôde contribuir com uma nova visão do ensino de Ondas.Teaching physics has been an arduous task and considering this difficulty the present work seeks to expose the development of alternative methodologies to solve this problem. It is a research applied in Wave Teaching where the inverted classroom methodology was applied, which aims to work the teaching in a collaborative perspective, thus making the learning more meaningful. The elaboration of this project was based on Vigotsky's theory with the levels of development in the teaching and learning process and the Peer Instruction method based on Eric Mazur's theory. The project was implemented in second year high school classes. In class A, the inverted classroom methodology was applied using some technological tools such as: Youtube video lessons, Plickers application, Google forms and Google classroom - they were used as a subsidy for three didactic sequences used in the teaching of waves. In class B, the traditional methodology was applied. This distinct process between the two classes aimed to investigate the efficiency of the inverted classroom methodology. After class, it was observed through the students' feedback and written evaluation that class A had better performance compared to class B. The project was valid since it could contribute with a new vision of Wave teaching.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAOndasSala de aula invertidaMétodo PeerInstructionEnsino híbrido e sequência didáticaSala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatóriaInverted classroom: a proposal for teaching sequence in ondulatory educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA - REDE NACIONALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSalaaulainvertida_Medeiros_2019.pdfapplication/pdf3530711https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28060/1/Salaaulainvertida_Medeiros_2019.pdfec7f48160e3f5406e8588b217ca04c79MD51TEXTSalaaulainvertida_Medeiros_2019.pdf.txtSalaaulainvertida_Medeiros_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain154840https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28060/2/Salaaulainvertida_Medeiros_2019.pdf.txtb751547cf4fccfcb71ea1d764f28c355MD52THUMBNAILSalaaulainvertida_Medeiros_2019.pdf.jpgSalaaulainvertida_Medeiros_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1323https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28060/3/Salaaulainvertida_Medeiros_2019.pdf.jpg1303c4d548038ce7163c01fb052592b7MD53123456789/280602019-12-01 02:30:15.844oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28060Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-12-01T05:30:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatória |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Inverted classroom: a proposal for teaching sequence in ondulatory education |
title |
Sala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatória |
spellingShingle |
Sala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatória Medeiros, Leandro Arrilton de CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Ondas Sala de aula invertida Método PeerInstruction Ensino híbrido e sequência didática |
title_short |
Sala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatória |
title_full |
Sala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatória |
title_fullStr |
Sala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatória |
title_full_unstemmed |
Sala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatória |
title_sort |
Sala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatória |
author |
Medeiros, Leandro Arrilton de |
author_facet |
Medeiros, Leandro Arrilton de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Oliveira, Paulo Henrique Sousa de |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Souza, Thatyara Freire de |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Leandro Arrilton de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sesion Júnior, Paulo Dantas |
contributor_str_mv |
Sesion Júnior, Paulo Dantas |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Ondas Sala de aula invertida Método PeerInstruction Ensino híbrido e sequência didática |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ondas Sala de aula invertida Método PeerInstruction Ensino híbrido e sequência didática |
description |
Ensinar Física tem sido uma tarefa árdua e pensando nessa dificuldade o presente trabalho busca expor o desenvolvimento de metodologias alternativas para resolver este problema. Trata-se de uma pesquisa aplicada no Ensino de Ondas onde foi aplicada a metodologia da sala de aula invertida, que objetiva trabalhar o ensino na perspectiva colaborativa, tornando assim, o aprendizado mais significativo. A elaboração desse projeto teve como base a teoria de Vigotsky com os níveis de desenvolvimento no processo de ensino e aprendizagem e o método PeerInstructioncom, base na teoria de Eric Mazur. O projeto foi implantado em duas turmas da 2ª Série do Ensino Médio. Na turma A, foi aplicada a metodologia de sala de aula invertida utilizando algumas ferramentas tecnológicas tais como: Videoaulas no Youtube, aplicativo do Plickers, o Google forms e o Google classroom – as mesmas foram utilizadas como forma de subsídio para três sequências didáticas utilizadas no ensino de Ondas. Já na turma B, foi aplicada a metodologia tradicional. Esse processo distinto entre as duas turmas teve como objetivo investigar a eficiência da metodologia da sala de aula invertida. Após as aulas, foi observado através do feedback dos alunos e avaliação escrita que a turma A obteve maior desempenho em relação a turma B. O projeto foi válido uma vez que pôde contribuir com uma nova visão do ensino de Ondas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-27T23:13:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-27T23:13:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-06-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MEDEIROS, Leandro Arrilton de. Sala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatória. 2019. 105f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28060 |
identifier_str_mv |
MEDEIROS, Leandro Arrilton de. Sala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatória. 2019. 105f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA - REDE NACIONAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28060/1/Salaaulainvertida_Medeiros_2019.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28060/2/Salaaulainvertida_Medeiros_2019.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28060/3/Salaaulainvertida_Medeiros_2019.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ec7f48160e3f5406e8588b217ca04c79 b751547cf4fccfcb71ea1d764f28c355 1303c4d548038ce7163c01fb052592b7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117794829959168 |