Proposal for a real-time testing platform applied to tactile e-commerce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Pedro Victor Andrade
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54688
Resumo: Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma de teste em tempo real para sistemas de internet tátil. A plataforma é composta por um dispositivo mestre (luva tátil), um canal de comunicação com conexão bidirecional de latência variável e um dispositivo escravo (manipulador robótico Phantom Omni virtual). Através de feedback vibratório, a plataforma possibilita a interação com elementos virtuais ou remotos, gerando sensações táteis como rugosidade grossa, rugosidade fina, lisura, gotejamento e suavidade. Os resultados obtidos são satisfatórios e permitem a realização de testes em algoritmos e métodos relacionados à internet tátil. Portanto, o sistema desenvolvido tem a capacidade de servir como base para uma ampla variedade de casos de uso relacionados à internet tátil. Nesse sentido, a plataforma proposta serve como base para um caso de uso focado na exploração tátil das texturas de produtos em um site de e-commerce, permitindo a interação com roupas virtuais por meio de compras online capazes de fornecer estímulos táteis. No cenário desse caso de uso, o dispositivo escravo é um cursor que funciona como um elemento controlado pelo dispositivo mestre e um mouse, o que permite a interação com diferentes texturas de roupas, gerando sensações táteis específicas na luva tátil. Para aprimorar a plataforma, são introduzidas virtual network functions (VNFs), processos virtualizados implementados e executados em serviços de cloud, que melhoram a escalabilidade, agilidade e eficiência dos recursos de infraestrutura. Nas redes 5G, onde as conexões de internet tátil estão associadas aos serviços de comunicação ultraconfiável de baixa latência (URLLC), o uso de VNFs permite ajustar os parâmetros de conexão para atender aos rigorosos requisitos de latência, perda de pacotes e disponibilidade da rede, buscando manter um nível aceitável de qualidade de experiência (QoE) nas interações táteis.
id UFRN_21f5fe786a4e0de9e04c7eb77f17d7e4
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54688
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Alves, Pedro Victor Andradehttp://lattes.cnpq.br/8130865883752226https://orcid.org/0000-0001-7536-2506http://lattes.cnpq.br/3475337353676349Silva, Lucileide Medeiros Dantas daMartins, Allan de Medeiroshttps://orcid.org/0000-0002-9486-4509http://lattes.cnpq.br/4402694969508077Sousa Júnior, Vicente Ângelo dePlentz, Patricia Della MéaFernandes, Marcelo Augusto Costa2023-09-04T23:43:12Z2023-09-04T23:43:12Z2023-07-31ALVES, Pedro Victor Andrade. Proposal for a real-time testing platform applied to tactile e-commerce. Orientador: Marcelo Augusto Costa Fernandes. 2023. 74f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54688Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma de teste em tempo real para sistemas de internet tátil. A plataforma é composta por um dispositivo mestre (luva tátil), um canal de comunicação com conexão bidirecional de latência variável e um dispositivo escravo (manipulador robótico Phantom Omni virtual). Através de feedback vibratório, a plataforma possibilita a interação com elementos virtuais ou remotos, gerando sensações táteis como rugosidade grossa, rugosidade fina, lisura, gotejamento e suavidade. Os resultados obtidos são satisfatórios e permitem a realização de testes em algoritmos e métodos relacionados à internet tátil. Portanto, o sistema desenvolvido tem a capacidade de servir como base para uma ampla variedade de casos de uso relacionados à internet tátil. Nesse sentido, a plataforma proposta serve como base para um caso de uso focado na exploração tátil das texturas de produtos em um site de e-commerce, permitindo a interação com roupas virtuais por meio de compras online capazes de fornecer estímulos táteis. No cenário desse caso de uso, o dispositivo escravo é um cursor que funciona como um elemento controlado pelo dispositivo mestre e um mouse, o que permite a interação com diferentes texturas de roupas, gerando sensações táteis específicas na luva tátil. Para aprimorar a plataforma, são introduzidas virtual network functions (VNFs), processos virtualizados implementados e executados em serviços de cloud, que melhoram a escalabilidade, agilidade e eficiência dos recursos de infraestrutura. Nas redes 5G, onde as conexões de internet tátil estão associadas aos serviços de comunicação ultraconfiável de baixa latência (URLLC), o uso de VNFs permite ajustar os parâmetros de conexão para atender aos rigorosos requisitos de latência, perda de pacotes e disponibilidade da rede, buscando manter um nível aceitável de qualidade de experiência (QoE) nas interações táteis.This work aims to develop a real-time testing platform for tactile internet systems. The platform consists of a master device (tactile glove), a communication channel with bidirectional variable latency connection, and a slave device (virtual Phantom Omni manipulator). Through vibratory feedback, the platform enables interaction with virtual or remote elements, generating tactile sensations such as coarse roughness, fine roughness, smoothness, dripping, and softness. The obtained results are satisfactory and allow testing algorithms and methods related to tactile internet. Therefore, the developed system has the potential to serve as a foundation for a wide range of use cases in the tactile internet domain. In this regard, the proposed platform serves as the basis for a use case focused on tactile exploration of product textures on an e-commerce website, enabling interaction with virtual clothing through online shopping capable of providing tactile stimuli. In this use case scenario, the slave device acts as a cursor controlled by the master device and a mouse, allowing interaction with different clothing textures and generating specific tactile sensations in the tactile glove. To enhance the platform, virtual network functions (VNFs) are introduced. These virtualized processes implemented and executed in cloud services improve scalability, agility, and efficiency of infrastructure resources. In 5G networks, where tactile internet connections are associated with ultra-reliable low-latency communication (URLLC) services, the use of VNFs allows adjusting connection parameters to meet strict requirements for latency, packet loss, and network availability, aiming to maintain an acceptable level of quality of experience (QoE) in tactile interactions.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA E DE COMPUTAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICATactile gloveTactile sensationsTactile internetReal-timeE-commerceProposal for a real-time testing platform applied to tactile e-commerceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALProposalforrealtime_Alves_2023.pdfapplication/pdf32848295https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54688/1/Proposalforrealtime_Alves_2023.pdf7ce65eb3e9443c274fbb079c6bc17b4bMD51123456789/546882023-09-04 20:43:40.529oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54688Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-09-04T23:43:40Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposal for a real-time testing platform applied to tactile e-commerce
title Proposal for a real-time testing platform applied to tactile e-commerce
spellingShingle Proposal for a real-time testing platform applied to tactile e-commerce
Alves, Pedro Victor Andrade
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Tactile glove
Tactile sensations
Tactile internet
Real-time
E-commerce
title_short Proposal for a real-time testing platform applied to tactile e-commerce
title_full Proposal for a real-time testing platform applied to tactile e-commerce
title_fullStr Proposal for a real-time testing platform applied to tactile e-commerce
title_full_unstemmed Proposal for a real-time testing platform applied to tactile e-commerce
title_sort Proposal for a real-time testing platform applied to tactile e-commerce
author Alves, Pedro Victor Andrade
author_facet Alves, Pedro Victor Andrade
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8130865883752226
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-7536-2506
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3475337353676349
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Martins, Allan de Medeiros
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-9486-4509
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4402694969508077
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Sousa Júnior, Vicente Ângelo de
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Plentz, Patricia Della Méa
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Pedro Victor Andrade
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Silva, Lucileide Medeiros Dantas da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernandes, Marcelo Augusto Costa
contributor_str_mv Silva, Lucileide Medeiros Dantas da
Fernandes, Marcelo Augusto Costa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Tactile glove
Tactile sensations
Tactile internet
Real-time
E-commerce
dc.subject.por.fl_str_mv Tactile glove
Tactile sensations
Tactile internet
Real-time
E-commerce
description Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma de teste em tempo real para sistemas de internet tátil. A plataforma é composta por um dispositivo mestre (luva tátil), um canal de comunicação com conexão bidirecional de latência variável e um dispositivo escravo (manipulador robótico Phantom Omni virtual). Através de feedback vibratório, a plataforma possibilita a interação com elementos virtuais ou remotos, gerando sensações táteis como rugosidade grossa, rugosidade fina, lisura, gotejamento e suavidade. Os resultados obtidos são satisfatórios e permitem a realização de testes em algoritmos e métodos relacionados à internet tátil. Portanto, o sistema desenvolvido tem a capacidade de servir como base para uma ampla variedade de casos de uso relacionados à internet tátil. Nesse sentido, a plataforma proposta serve como base para um caso de uso focado na exploração tátil das texturas de produtos em um site de e-commerce, permitindo a interação com roupas virtuais por meio de compras online capazes de fornecer estímulos táteis. No cenário desse caso de uso, o dispositivo escravo é um cursor que funciona como um elemento controlado pelo dispositivo mestre e um mouse, o que permite a interação com diferentes texturas de roupas, gerando sensações táteis específicas na luva tátil. Para aprimorar a plataforma, são introduzidas virtual network functions (VNFs), processos virtualizados implementados e executados em serviços de cloud, que melhoram a escalabilidade, agilidade e eficiência dos recursos de infraestrutura. Nas redes 5G, onde as conexões de internet tátil estão associadas aos serviços de comunicação ultraconfiável de baixa latência (URLLC), o uso de VNFs permite ajustar os parâmetros de conexão para atender aos rigorosos requisitos de latência, perda de pacotes e disponibilidade da rede, buscando manter um nível aceitável de qualidade de experiência (QoE) nas interações táteis.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-04T23:43:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-04T23:43:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALVES, Pedro Victor Andrade. Proposal for a real-time testing platform applied to tactile e-commerce. Orientador: Marcelo Augusto Costa Fernandes. 2023. 74f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54688
identifier_str_mv ALVES, Pedro Victor Andrade. Proposal for a real-time testing platform applied to tactile e-commerce. Orientador: Marcelo Augusto Costa Fernandes. 2023. 74f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA E DE COMPUTAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54688/1/Proposalforrealtime_Alves_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7ce65eb3e9443c274fbb079c6bc17b4b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117769241559040