Uso do Sistema RD Station CRM como estratégia de marketing digital e vendas na modalidade de franquias: o caso da foco turismo e receptivo (Natal/RN)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Odeiza Marthinara Bezerril da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55842
Resumo: Com o avanço da tecnologia no setor do turismo advindo, principalmente, pela pandemia da COVID-19, as Agências Virtuais (OTAs - Online Travel Agencies) ganharam destaque, pois tornaram-se uma escolha recorrente para os turistas na compra de produtos e serviços turísticos. Isso intensifica a concorrência, especialmente online. Dito isso, a pesquisa tem como objetivo analisar de que forma o uso do sistema RD Station CRM atrela-se às estratégias de marketing digital e vendas na modalidade de franquias da agência Foco Turismo e Receptivo. A metodologia adotada é de caráter exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa, cujo universo é limitado a 8 (oito) participantes que residem em diferentes localidades do Brasil e atuam como consultoras franqueadas da Foco Turismo, utilizando o RD Station CRM rotineiramente em suas tarefas como agentes de viagens e atendimento ao cliente final. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de questionário, com uma entrevista semiestruturada que inclui 1 (uma) pergunta sobre o perfil da entrevistada e 9 (nove) perguntas específicas relacionadas aos temas da pesquisa. O RD Station CRM desempenha um papel crucial nas estratégias da Foco Turismo, alinhando-se às expectativas dos clientes e atuando como guia para campanhas de marketing. Essa abordagem inovadora otimizou os processos na empresa e resultou no sucesso das franquias. O estudo destaca a versatilidade do CRM em diversos setores, especialmente em franquias de agência de viagens, melhorando a experiência do cliente e as vendas. Em termos práticos, o estudo de caso apresenta o CRM como uma ferramenta essencial para agências de viagens, proporcionando organização nos processos, evitando perda de clientes, fortalecendo o vínculo e promovendo a fidelização do cliente.
id UFRN_30f3f73f14745ea1b3ba39324dc328d9
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55842
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Odeiza Marthinara Bezerril dahttp://lattes.cnpq.br/7785924812425468Araujo, Regina Ferreira dehttp://lattes.cnpq.br/6130957993197755Mafra, Kennedy Kaufummam Costahttp://lattes.cnpq.br/1690961627313321Mendes Filho, Luiz Augusto Machado2023-12-13T12:01:14Z2023-12-13T12:01:14Z2023-12-06SILVA, Odeiza Marthinara Bezerril da. Uso do sistema RD Station CRM como estratégia de marketing digital e vendas na modalidade de franquias: o caso da Foco Turismo e Receptivo (Natal/RN). Orientador: Luiz Augusto Machado Mendes Filho. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) – Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55842Com o avanço da tecnologia no setor do turismo advindo, principalmente, pela pandemia da COVID-19, as Agências Virtuais (OTAs - Online Travel Agencies) ganharam destaque, pois tornaram-se uma escolha recorrente para os turistas na compra de produtos e serviços turísticos. Isso intensifica a concorrência, especialmente online. Dito isso, a pesquisa tem como objetivo analisar de que forma o uso do sistema RD Station CRM atrela-se às estratégias de marketing digital e vendas na modalidade de franquias da agência Foco Turismo e Receptivo. A metodologia adotada é de caráter exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa, cujo universo é limitado a 8 (oito) participantes que residem em diferentes localidades do Brasil e atuam como consultoras franqueadas da Foco Turismo, utilizando o RD Station CRM rotineiramente em suas tarefas como agentes de viagens e atendimento ao cliente final. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de questionário, com uma entrevista semiestruturada que inclui 1 (uma) pergunta sobre o perfil da entrevistada e 9 (nove) perguntas específicas relacionadas aos temas da pesquisa. O RD Station CRM desempenha um papel crucial nas estratégias da Foco Turismo, alinhando-se às expectativas dos clientes e atuando como guia para campanhas de marketing. Essa abordagem inovadora otimizou os processos na empresa e resultou no sucesso das franquias. O estudo destaca a versatilidade do CRM em diversos setores, especialmente em franquias de agência de viagens, melhorando a experiência do cliente e as vendas. Em termos práticos, o estudo de caso apresenta o CRM como uma ferramenta essencial para agências de viagens, proporcionando organização nos processos, evitando perda de clientes, fortalecendo o vínculo e promovendo a fidelização do cliente.With the advancement of technology in the tourism sector resulting mainly from the COVID-19 pandemic, Virtual Agencies (OTAs) have gained prominence, as they have become a recurring choice for tourists when purchasing tourist products and services. This intensifies competition, especially online. That said, the research aims to analyze how the use of the RD Station CRM system is linked to digital marketing and sales strategies in the franchise modality of the Foco Turismo e Receptivo agency. The methodology adopted is exploratory-descriptive in nature, with a qualitative approach, whose universe is limited to 8 (eight) participants who reside in different locations in Brazil and work as franchised consultants of Foco Turismo, using RD Station CRM routinely in their tasks as travel agents and end customer service. Data collection occurred through the application of a questionnaire, with a semi-structured interview that includes 1 (one) question about the interviewee's profile and 9 (nine) specific questions related to the research themes. RD Station CRM plays a crucial role in Foco Turismo's strategies, aligning with customer expectations and acting as a guide for marketing campaigns. This innovative approach optimized processes in the company and resulted in the success of the franchises. The study highlights the versatility of CRM in various sectors, especially in travel agency franchises, improving customer experience and sales. In practical terms, the case study presents CRM as an essential tool for travel agencies, providing organization in process, avoiding customer loss, strengthening bonds and promoting customer loyalty.Universidade Federal do Rio Grande do NorteTurismoUFRNBrasilDepartamento de TurismoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASturismoturismomarketingmarketingCRMCRMagência de viagensagência de viagensfranquiafranquiaUso do Sistema RD Station CRM como estratégia de marketing digital e vendas na modalidade de franquias: o caso da foco turismo e receptivo (Natal/RN)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55842/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALTCC - MARTHINARA.pdfTCC - MARTHINARA.pdfapplication/pdf1583916https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55842/1/TCC%20-%20MARTHINARA.pdfe99a0b411b0325d1dc0c6fab0517ca71MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55842/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/558422023-12-13 09:01:14.359oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-13T12:01:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uso do Sistema RD Station CRM como estratégia de marketing digital e vendas na modalidade de franquias: o caso da foco turismo e receptivo (Natal/RN)
title Uso do Sistema RD Station CRM como estratégia de marketing digital e vendas na modalidade de franquias: o caso da foco turismo e receptivo (Natal/RN)
spellingShingle Uso do Sistema RD Station CRM como estratégia de marketing digital e vendas na modalidade de franquias: o caso da foco turismo e receptivo (Natal/RN)
Silva, Odeiza Marthinara Bezerril da
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
turismo
turismo
marketing
marketing
CRM
CRM
agência de viagens
agência de viagens
franquia
franquia
title_short Uso do Sistema RD Station CRM como estratégia de marketing digital e vendas na modalidade de franquias: o caso da foco turismo e receptivo (Natal/RN)
title_full Uso do Sistema RD Station CRM como estratégia de marketing digital e vendas na modalidade de franquias: o caso da foco turismo e receptivo (Natal/RN)
title_fullStr Uso do Sistema RD Station CRM como estratégia de marketing digital e vendas na modalidade de franquias: o caso da foco turismo e receptivo (Natal/RN)
title_full_unstemmed Uso do Sistema RD Station CRM como estratégia de marketing digital e vendas na modalidade de franquias: o caso da foco turismo e receptivo (Natal/RN)
title_sort Uso do Sistema RD Station CRM como estratégia de marketing digital e vendas na modalidade de franquias: o caso da foco turismo e receptivo (Natal/RN)
author Silva, Odeiza Marthinara Bezerril da
author_facet Silva, Odeiza Marthinara Bezerril da
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7785924812425468
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Araujo, Regina Ferreira de
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6130957993197755
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Mafra, Kennedy Kaufummam Costa
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1690961627313321
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Odeiza Marthinara Bezerril da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendes Filho, Luiz Augusto Machado
contributor_str_mv Mendes Filho, Luiz Augusto Machado
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
turismo
turismo
marketing
marketing
CRM
CRM
agência de viagens
agência de viagens
franquia
franquia
dc.subject.por.fl_str_mv turismo
turismo
marketing
marketing
CRM
CRM
agência de viagens
agência de viagens
franquia
franquia
description Com o avanço da tecnologia no setor do turismo advindo, principalmente, pela pandemia da COVID-19, as Agências Virtuais (OTAs - Online Travel Agencies) ganharam destaque, pois tornaram-se uma escolha recorrente para os turistas na compra de produtos e serviços turísticos. Isso intensifica a concorrência, especialmente online. Dito isso, a pesquisa tem como objetivo analisar de que forma o uso do sistema RD Station CRM atrela-se às estratégias de marketing digital e vendas na modalidade de franquias da agência Foco Turismo e Receptivo. A metodologia adotada é de caráter exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa, cujo universo é limitado a 8 (oito) participantes que residem em diferentes localidades do Brasil e atuam como consultoras franqueadas da Foco Turismo, utilizando o RD Station CRM rotineiramente em suas tarefas como agentes de viagens e atendimento ao cliente final. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de questionário, com uma entrevista semiestruturada que inclui 1 (uma) pergunta sobre o perfil da entrevistada e 9 (nove) perguntas específicas relacionadas aos temas da pesquisa. O RD Station CRM desempenha um papel crucial nas estratégias da Foco Turismo, alinhando-se às expectativas dos clientes e atuando como guia para campanhas de marketing. Essa abordagem inovadora otimizou os processos na empresa e resultou no sucesso das franquias. O estudo destaca a versatilidade do CRM em diversos setores, especialmente em franquias de agência de viagens, melhorando a experiência do cliente e as vendas. Em termos práticos, o estudo de caso apresenta o CRM como uma ferramenta essencial para agências de viagens, proporcionando organização nos processos, evitando perda de clientes, fortalecendo o vínculo e promovendo a fidelização do cliente.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-13T12:01:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-13T12:01:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Odeiza Marthinara Bezerril da. Uso do sistema RD Station CRM como estratégia de marketing digital e vendas na modalidade de franquias: o caso da Foco Turismo e Receptivo (Natal/RN). Orientador: Luiz Augusto Machado Mendes Filho. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) – Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55842
identifier_str_mv SILVA, Odeiza Marthinara Bezerril da. Uso do sistema RD Station CRM como estratégia de marketing digital e vendas na modalidade de franquias: o caso da Foco Turismo e Receptivo (Natal/RN). Orientador: Luiz Augusto Machado Mendes Filho. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) – Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Turismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Turismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55842/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55842/1/TCC%20-%20MARTHINARA.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55842/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e99a0b411b0325d1dc0c6fab0517ca71
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117709167591424