Uso do Sistema RD Station CRM como estratégia de marketing digital e vendas na modalidade de franquias: o caso da foco turismo e receptivo (Natal/RN)
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55842 |
Resumo: | Com o avanço da tecnologia no setor do turismo advindo, principalmente, pela pandemia da COVID-19, as Agências Virtuais (OTAs - Online Travel Agencies) ganharam destaque, pois tornaram-se uma escolha recorrente para os turistas na compra de produtos e serviços turísticos. Isso intensifica a concorrência, especialmente online. Dito isso, a pesquisa tem como objetivo analisar de que forma o uso do sistema RD Station CRM atrela-se às estratégias de marketing digital e vendas na modalidade de franquias da agência Foco Turismo e Receptivo. A metodologia adotada é de caráter exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa, cujo universo é limitado a 8 (oito) participantes que residem em diferentes localidades do Brasil e atuam como consultoras franqueadas da Foco Turismo, utilizando o RD Station CRM rotineiramente em suas tarefas como agentes de viagens e atendimento ao cliente final. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de questionário, com uma entrevista semiestruturada que inclui 1 (uma) pergunta sobre o perfil da entrevistada e 9 (nove) perguntas específicas relacionadas aos temas da pesquisa. O RD Station CRM desempenha um papel crucial nas estratégias da Foco Turismo, alinhando-se às expectativas dos clientes e atuando como guia para campanhas de marketing. Essa abordagem inovadora otimizou os processos na empresa e resultou no sucesso das franquias. O estudo destaca a versatilidade do CRM em diversos setores, especialmente em franquias de agência de viagens, melhorando a experiência do cliente e as vendas. Em termos práticos, o estudo de caso apresenta o CRM como uma ferramenta essencial para agências de viagens, proporcionando organização nos processos, evitando perda de clientes, fortalecendo o vínculo e promovendo a fidelização do cliente. |
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Isso intensifica a concorrência, especialmente online. Dito isso, a pesquisa tem como objetivo analisar de que forma o uso do sistema RD Station CRM atrela-se às estratégias de marketing digital e vendas na modalidade de franquias da agência Foco Turismo e Receptivo. A metodologia adotada é de caráter exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa, cujo universo é limitado a 8 (oito) participantes que residem em diferentes localidades do Brasil e atuam como consultoras franqueadas da Foco Turismo, utilizando o RD Station CRM rotineiramente em suas tarefas como agentes de viagens e atendimento ao cliente final. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de questionário, com uma entrevista semiestruturada que inclui 1 (uma) pergunta sobre o perfil da entrevistada e 9 (nove) perguntas específicas relacionadas aos temas da pesquisa. O RD Station CRM desempenha um papel crucial nas estratégias da Foco Turismo, alinhando-se às expectativas dos clientes e atuando como guia para campanhas de marketing. Essa abordagem inovadora otimizou os processos na empresa e resultou no sucesso das franquias. O estudo destaca a versatilidade do CRM em diversos setores, especialmente em franquias de agência de viagens, melhorando a experiência do cliente e as vendas. Em termos práticos, o estudo de caso apresenta o CRM como uma ferramenta essencial para agências de viagens, proporcionando organização nos processos, evitando perda de clientes, fortalecendo o vínculo e promovendo a fidelização do cliente.With the advancement of technology in the tourism sector resulting mainly from the COVID-19 pandemic, Virtual Agencies (OTAs) have gained prominence, as they have become a recurring choice for tourists when purchasing tourist products and services. This intensifies competition, especially online. That said, the research aims to analyze how the use of the RD Station CRM system is linked to digital marketing and sales strategies in the franchise modality of the Foco Turismo e Receptivo agency. The methodology adopted is exploratory-descriptive in nature, with a qualitative approach, whose universe is limited to 8 (eight) participants who reside in different locations in Brazil and work as franchised consultants of Foco Turismo, using RD Station CRM routinely in their tasks as travel agents and end customer service. Data collection occurred through the application of a questionnaire, with a semi-structured interview that includes 1 (one) question about the interviewee's profile and 9 (nine) specific questions related to the research themes. RD Station CRM plays a crucial role in Foco Turismo's strategies, aligning with customer expectations and acting as a guide for marketing campaigns. This innovative approach optimized processes in the company and resulted in the success of the franchises. The study highlights the versatility of CRM in various sectors, especially in travel agency franchises, improving customer experience and sales. In practical terms, the case study presents CRM as an essential tool for travel agencies, providing organization in process, avoiding customer loss, strengthening bonds and promoting customer loyalty.Universidade Federal do Rio Grande do NorteTurismoUFRNBrasilDepartamento de TurismoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASturismoturismomarketingmarketingCRMCRMagência de viagensagência de viagensfranquiafranquiaUso do Sistema RD Station CRM como estratégia de marketing digital e vendas na modalidade de franquias: o caso da foco turismo e receptivo (Natal/RN)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55842/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALTCC - MARTHINARA.pdfTCC - MARTHINARA.pdfapplication/pdf1583916https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55842/1/TCC%20-%20MARTHINARA.pdfe99a0b411b0325d1dc0c6fab0517ca71MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55842/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/558422023-12-13 09:01:14.359oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-13T12:01:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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