Fatores de influência no processo de decisão de compra de joias na Bellatrix

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Ana Beatriz Pinheiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35514
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender o processo de decisão de compra de joias e seus fatores influenciadores. Para tanto, traçou o perfil socioeconômico dos consumidores do segmento, buscando caracterizar seu comportamento de consumo e identificar os fatores que mais influenciam na decisão de compra. Para a realização desta pesquisa, apresentou-se uma breve contextualizacão do mercado de luxo e de joias no Brasil, fundamentado teoricamente em conceitos sobre o comportamento do consumidor, o processo de decisão de compra dos produtos de luxo e os seus fatores influenciadores. Adotou-se uma metodologia descritiva-exploratória e utilizou-se como estratégia de pesquisa um estudo de caso na loja Bellatrix, onde foram aplicados questionários com os clientes. Verificou-se que o perfil dos consumidores da Bellatrix é formado, marjoritariamente, por mulheres que estão inseridas na classe alta, que investem, em média, mais de mil reais em cada compra e que são consumidoras assíduas da loja. Os principais fatores que influenciam o processo de decisão de compra estão relacionados à questão de segurança da loja, credibilidade da empresa, qualidade e durabilidade dos produtos ofertados, sendo os menos importantes, dos que foram investigados, a tendência de moda e a opinião de amigos. Concluiu-se que o processo de decisão de escolha do local de compra de joias se dá devido a esses fatores inter-relacionados.
id UFRN_a75438ba8a953a38cdffe67a077d1fdc
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35514
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Borges, Ana Beatriz PinheiroPignataro, ThelmaSilva, Francisco de Assis Medeiros daSilva Filho, Alexandre Magno daPignataro, Thelma2018-05-08T13:12:52Z2021-09-20T15:19:37Z2018-05-08T13:12:52Z2021-09-20T15:19:37Z20172013034860BORGES, Ana Beatriz Pinheiro. Fatores de influência no processo de decisão de compra de joias na Bellatrix. 2017. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35514Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoProcesso de decisão de compraComportamento do consumidorMercado de luxoFatores influenciadoresFatores de influência no processo de decisão de compra de joias na Bellatrixinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEste trabalho tem como objetivo compreender o processo de decisão de compra de joias e seus fatores influenciadores. Para tanto, traçou o perfil socioeconômico dos consumidores do segmento, buscando caracterizar seu comportamento de consumo e identificar os fatores que mais influenciam na decisão de compra. Para a realização desta pesquisa, apresentou-se uma breve contextualizacão do mercado de luxo e de joias no Brasil, fundamentado teoricamente em conceitos sobre o comportamento do consumidor, o processo de decisão de compra dos produtos de luxo e os seus fatores influenciadores. Adotou-se uma metodologia descritiva-exploratória e utilizou-se como estratégia de pesquisa um estudo de caso na loja Bellatrix, onde foram aplicados questionários com os clientes. Verificou-se que o perfil dos consumidores da Bellatrix é formado, marjoritariamente, por mulheres que estão inseridas na classe alta, que investem, em média, mais de mil reais em cada compra e que são consumidoras assíduas da loja. Os principais fatores que influenciam o processo de decisão de compra estão relacionados à questão de segurança da loja, credibilidade da empresa, qualidade e durabilidade dos produtos ofertados, sendo os menos importantes, dos que foram investigados, a tendência de moda e a opinião de amigos. Concluiu-se que o processo de decisão de escolha do local de compra de joias se dá devido a esses fatores inter-relacionados.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTANABPB_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain123295https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35514/1/ANABPB_Monografia.pdf.txt9715d26a60285f52d1cd3bf6ce6c9c6eMD51LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35514/2/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD52ORIGINALANABPB_Monografia.pdfMonografiaapplication/pdf1576602https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35514/3/ANABPB_Monografia.pdf8b52f2c6eaa0056877ded43d03edf162MD53123456789/355142021-09-20 12:19:37.467oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:19:37Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv Fatores de influência no processo de decisão de compra de joias na Bellatrix
title Fatores de influência no processo de decisão de compra de joias na Bellatrix
spellingShingle Fatores de influência no processo de decisão de compra de joias na Bellatrix
Borges, Ana Beatriz Pinheiro
Processo de decisão de compra
Comportamento do consumidor
Mercado de luxo
Fatores influenciadores
title_short Fatores de influência no processo de decisão de compra de joias na Bellatrix
title_full Fatores de influência no processo de decisão de compra de joias na Bellatrix
title_fullStr Fatores de influência no processo de decisão de compra de joias na Bellatrix
title_full_unstemmed Fatores de influência no processo de decisão de compra de joias na Bellatrix
title_sort Fatores de influência no processo de decisão de compra de joias na Bellatrix
author Borges, Ana Beatriz Pinheiro
author_facet Borges, Ana Beatriz Pinheiro
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Pignataro, Thelma
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva, Francisco de Assis Medeiros da
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Silva Filho, Alexandre Magno da
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Ana Beatriz Pinheiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pignataro, Thelma
contributor_str_mv Pignataro, Thelma
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Processo de decisão de compra
Comportamento do consumidor
Mercado de luxo
Fatores influenciadores
topic Processo de decisão de compra
Comportamento do consumidor
Mercado de luxo
Fatores influenciadores
description Este trabalho tem como objetivo compreender o processo de decisão de compra de joias e seus fatores influenciadores. Para tanto, traçou o perfil socioeconômico dos consumidores do segmento, buscando caracterizar seu comportamento de consumo e identificar os fatores que mais influenciam na decisão de compra. Para a realização desta pesquisa, apresentou-se uma breve contextualizacão do mercado de luxo e de joias no Brasil, fundamentado teoricamente em conceitos sobre o comportamento do consumidor, o processo de decisão de compra dos produtos de luxo e os seus fatores influenciadores. Adotou-se uma metodologia descritiva-exploratória e utilizou-se como estratégia de pesquisa um estudo de caso na loja Bellatrix, onde foram aplicados questionários com os clientes. Verificou-se que o perfil dos consumidores da Bellatrix é formado, marjoritariamente, por mulheres que estão inseridas na classe alta, que investem, em média, mais de mil reais em cada compra e que são consumidoras assíduas da loja. Os principais fatores que influenciam o processo de decisão de compra estão relacionados à questão de segurança da loja, credibilidade da empresa, qualidade e durabilidade dos produtos ofertados, sendo os menos importantes, dos que foram investigados, a tendência de moda e a opinião de amigos. Concluiu-se que o processo de decisão de escolha do local de compra de joias se dá devido a esses fatores inter-relacionados.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-08T13:12:52Z
2021-09-20T15:19:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-08T13:12:52Z
2021-09-20T15:19:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 2013034860
dc.identifier.citation.fl_str_mv BORGES, Ana Beatriz Pinheiro. Fatores de influência no processo de decisão de compra de joias na Bellatrix. 2017. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35514
identifier_str_mv 2013034860
BORGES, Ana Beatriz Pinheiro. Fatores de influência no processo de decisão de compra de joias na Bellatrix. 2017. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35514/1/ANABPB_Monografia.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35514/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35514/3/ANABPB_Monografia.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9715d26a60285f52d1cd3bf6ce6c9c6e
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
8b52f2c6eaa0056877ded43d03edf162
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832849687150592