Educação financeira nos anos iniciais: uma proposta de sequência didática na perspectiva da educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Soraia Shellyda Lins Tarquino
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52616
Resumo: Propor práticas pedagógicas em Educação Matemática coerentes com a Educação Inclusiva é cada vez mais imprescindível no âmbito escolar. Assim, esta pesquisa tem como propósito discutir as possibilidades pedagógicas de uma Sequência Didática que contemple a Educação Financeira, na perspectiva inclusiva, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, o presente estudo se insere na abordagem qualitativa da pesquisa educacional, configurando-se como uma pesquisa colaborativa. O referencial teórico pensado baseia-se em estudos sobre a Educação Inclusiva, o Desenho Universal Pedagógico, a Resolução de Problemas e a Educação Financeira. A proposta sustenta-se também em estudos alusivos ao conceito de mediação presentes na Teoria Histórico-Cultural. Por se tratar de um Mestrado Profissional há a exigência da elaboração de um Produto Educacional, no caso da pesquisa em evidência resultará em uma sequência didática. Como conteúdos centrais abordados no material didático, teremos a Educação Financeira, com base no Desenho Universal Pedagógico. A metodologia escolhida baseou-se na pesquisa colaborativa e contou com três professores. Para coleta de dados, utilizamos entrevistas, registros fotográficos, análises de documentos e questionários que foram aplicados com os professores participantes da pesquisa, focando em sua formação e suas experiências profissionais. Em seguida, foram realizados encontros formativos que versaram sobre a prática docente, estratégias de ensino, a sequência didática e sua construção. Nosso Produto Educacional foi aplicado numa turma de 4° ano de uma escola da rede municipal de ensino, na cidade de Natal/RN, localizada na Zona Leste, no bairro Cidade Alta. Compreendemos que a proposição cumpriu seu papel de promover o ensino da Educação Financeira, com elementos da Educação Inclusiva, focando na interação social por meio da comunicação, e na construção de um conhecimento matemático de forma coletiva e colaborativa. Ademais, todo o curso da pesquisa, buscou também repensar o significado dos materiais utilizados durante as aulas e a mediação pedagógica no contexto escolar.
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Assim, esta pesquisa tem como propósito discutir as possibilidades pedagógicas de uma Sequência Didática que contemple a Educação Financeira, na perspectiva inclusiva, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, o presente estudo se insere na abordagem qualitativa da pesquisa educacional, configurando-se como uma pesquisa colaborativa. O referencial teórico pensado baseia-se em estudos sobre a Educação Inclusiva, o Desenho Universal Pedagógico, a Resolução de Problemas e a Educação Financeira. A proposta sustenta-se também em estudos alusivos ao conceito de mediação presentes na Teoria Histórico-Cultural. Por se tratar de um Mestrado Profissional há a exigência da elaboração de um Produto Educacional, no caso da pesquisa em evidência resultará em uma sequência didática. Como conteúdos centrais abordados no material didático, teremos a Educação Financeira, com base no Desenho Universal Pedagógico. A metodologia escolhida baseou-se na pesquisa colaborativa e contou com três professores. Para coleta de dados, utilizamos entrevistas, registros fotográficos, análises de documentos e questionários que foram aplicados com os professores participantes da pesquisa, focando em sua formação e suas experiências profissionais. Em seguida, foram realizados encontros formativos que versaram sobre a prática docente, estratégias de ensino, a sequência didática e sua construção. Nosso Produto Educacional foi aplicado numa turma de 4° ano de uma escola da rede municipal de ensino, na cidade de Natal/RN, localizada na Zona Leste, no bairro Cidade Alta. Compreendemos que a proposição cumpriu seu papel de promover o ensino da Educação Financeira, com elementos da Educação Inclusiva, focando na interação social por meio da comunicação, e na construção de um conhecimento matemático de forma coletiva e colaborativa. Ademais, todo o curso da pesquisa, buscou também repensar o significado dos materiais utilizados durante as aulas e a mediação pedagógica no contexto escolar.Providing pedagogical practices in Mathematical Education consistent with Inclusive Education is increasingly essential in the school environment. Likewise, this research has the purpose of discussing the pedagogical possibilities of a Didactic Sequence that contemplates Educação Financeira, from an inclusive perspective, in the early years of Ensino Fundamental. Therefore, the present study is inserted in the qualitative approach of educational research, configuring itself as a collaborative research. The theoretical referential thought to be based on studies on Inclusive Education, or Universal Pedagogical Design, Problem Solving and Financial Education. The proposal is also supported by studies alluding to the concept of mediation present in the Historical-Cultural Theory. Because it is a Professional Master, there is a requirement for the elaboration of an Educational Product, in case of research in evidence it will result in a didactic sequence. As central contents addressed in didactic material, we will have Educação Financeira, based on the Universal Pedagogical Design. The methodology chosen in Baseou was a collaborative research involving three professors. For data collection, we used interviews, photographic records, document analysis and questionnaires that were applied by the professors participating in the research, focusing on their training and their professional experiences. Then, they were held formative meetings that will deal with teaching practice, teaching strategies, didactic sequence and its construction. Our Educational Product was applied to a 4th year class of a municipal education network school, in the city of Natal/RN, located in the Eastern Zone, in the Upper City neighborhood. We understand that it purposefully fulfills its role of promoting or teaching Financial Education, with elements of Inclusive Education, focusing on social interaction through communication, and on the construction of a collective and collaborative mathematical knowledge. In addition, throughout the course of the research, I also sought to rethink the meaning of two materials used during the classroom and the pedagogical mediation in the school context.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEducação matemáticaEducação inclusivaEducação financeiraEducação financeira nos anos iniciais: uma proposta de sequência didática na perspectiva da educação inclusivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEducacaofinanceiraanos_Soares_2023.pdfapplication/pdf7534732https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52616/1/Educacaofinanceiraanos_Soares_2023.pdfa97239adeb240bce9c7cc892594ab035MD51123456789/526162023-06-05 21:32:33.995oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52616Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-06T00:32:33Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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