Geozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Antonio Marcos Gomes da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26180
Resumo: Esta dissertação tem como temática a linguagem no ensino de Geografia. Surge da seguinte problemática: quais as concepções teórico-metodológicas relacionadas à região que estão presentes no ensino de Geografia? Como o Geozine pode se constituir um artefato de combinações de linguagens diversas para o ensino de região, articulando diferentes escalas espaciais? As questões apresentadas nos conduzem a compreender o ensino do conteúdo de região, no âmbito do 7º ano, considerando o uso de diferentes linguagens em escolas públicas da cidade de Juazeiro do Norte. Metodologicamente realizou-se pesquisa exploratória em documentos como Projetos Políticos Pedagógicos-PPP, Regimentos Escolares-RE e o livro didático de Geografia utilizado nas escolas; fizemos observações e registros das aulas dos professores que ministram a disciplina de Geografia no 7º ano sobre o conteúdo regional com o propósito de identificar como se dá o uso das linguagens no ensino de região. A partir dessa exploração pudemos verificar lacunas quanto ao uso de linguagens diversas e situar o Geozine como uma linguagem que combina esteticamente diferentes elementos artísticos, textos em prosa e versos, imagens, colagens, que amplia as condições metodológicas para o ensino de Geografia. O Geozine é uma metodologia de ensino a partir da combinação que usa a arte e as linguagens criadas pelos alunos, onde o professor é o mediador que se refaz enquanto educador no recorte na sala de aula na medida em que potencializa a constituição do conteúdo no seu fazer pedagógico. Para dar consistência teórica ao trabalho foram importantes as contribuições de Deleuze e Guatarri (2001) e Vygotsky(1998) sobre conceito e sua formação na mente humana; Cavalcanti (1998) no entendimento dos conceitos na escola, e Couto (2006) como se forma o conceito, Magalhães (2013) sobre os fanzines; Mikhail Bakhtin (1981), Chauí (2001) na discussão sobre linguagem; e Costa (1971 e 1972) e os seus estudos sobre a linguagem didática, e Pontuschka, Paganelli e Cacete (2007) na perspectiva do uso das linguagens na Geografia escolar; Oliveira Junior (2017) e Ferraz (2017) no entendimento de Geografia a partir das linguagens como possibilidade de refletir o espaço geográfico.
id UFRN_cfbe6366489754a0ad1aa83b9b5e4dae
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26180
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Antonio Marcos Gomes daDozena, AlessandroRibeiro, EmersonDantas, Eugenia Maria2018-11-26T19:11:40Z2018-11-26T19:11:40Z2018-08-22SILVA, Antonio Marcos Gomes da. Geozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolar. 2018. 121f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26180Esta dissertação tem como temática a linguagem no ensino de Geografia. Surge da seguinte problemática: quais as concepções teórico-metodológicas relacionadas à região que estão presentes no ensino de Geografia? Como o Geozine pode se constituir um artefato de combinações de linguagens diversas para o ensino de região, articulando diferentes escalas espaciais? As questões apresentadas nos conduzem a compreender o ensino do conteúdo de região, no âmbito do 7º ano, considerando o uso de diferentes linguagens em escolas públicas da cidade de Juazeiro do Norte. Metodologicamente realizou-se pesquisa exploratória em documentos como Projetos Políticos Pedagógicos-PPP, Regimentos Escolares-RE e o livro didático de Geografia utilizado nas escolas; fizemos observações e registros das aulas dos professores que ministram a disciplina de Geografia no 7º ano sobre o conteúdo regional com o propósito de identificar como se dá o uso das linguagens no ensino de região. A partir dessa exploração pudemos verificar lacunas quanto ao uso de linguagens diversas e situar o Geozine como uma linguagem que combina esteticamente diferentes elementos artísticos, textos em prosa e versos, imagens, colagens, que amplia as condições metodológicas para o ensino de Geografia. O Geozine é uma metodologia de ensino a partir da combinação que usa a arte e as linguagens criadas pelos alunos, onde o professor é o mediador que se refaz enquanto educador no recorte na sala de aula na medida em que potencializa a constituição do conteúdo no seu fazer pedagógico. Para dar consistência teórica ao trabalho foram importantes as contribuições de Deleuze e Guatarri (2001) e Vygotsky(1998) sobre conceito e sua formação na mente humana; Cavalcanti (1998) no entendimento dos conceitos na escola, e Couto (2006) como se forma o conceito, Magalhães (2013) sobre os fanzines; Mikhail Bakhtin (1981), Chauí (2001) na discussão sobre linguagem; e Costa (1971 e 1972) e os seus estudos sobre a linguagem didática, e Pontuschka, Paganelli e Cacete (2007) na perspectiva do uso das linguagens na Geografia escolar; Oliveira Junior (2017) e Ferraz (2017) no entendimento de Geografia a partir das linguagens como possibilidade de refletir o espaço geográfico.This thesis provides as thematic the language in the Teaching of Geography. It arises from the following issue: what conceptions theoretical and methodological related to the region they are present in the Teaching of Geography? How Geozine canbe as various linguistic artifacts for the teaching of region, articulating different spatial scales? The issues raised lead us to understand the teaching about region, in the 7th grade, considering the use of different languages in public schools of the city of Juazeiro do Norte. Methodologically, an exploratory research was conducted in documents such as Pedagogic Political Project-PPP, School’s Regiment and Geography textbook used in schools; The classes of seventh grades geography teachers, about region were observed and recorded for the purposes of identify how the use of the language in region teaching happens. From this exploration we observed some gaps as the use of several languages and we present Geozine such as language integrates with different artistic elements, texts in prose and verse, pictures, collages, that improve didactic- methodical conditions in the Teaching of Geographyin perfect harmony in terms of aesthetics. Geozine is a teaching methodology stemming from the mixture of art and a language crieted by the students, whose teacher is the mediator as the educator that organises the classroom, as long as potencializes the constituition of contente pedagogical. Giving theoretical consistency in this work the important contributions of Deleuze and Guatarri (2001) and Vygotsky (1998) about concept formation in the human mind; the question of the concept of region in geographic science and the relationship with teaching in the School, by Cavalcanti (1998) and Couto (2006), Magalhães (2013) about fanzines; Mikhail Bakhtin (1981), Chauí (2001) in discussions about language; and Costa (1971 and 1972) and his studies about didactic, and Pontuschka, Paganelli and Cacete (2007) in the stand point of the use of languages in School geography; Oliveira Junior (2017) and Ferraz (2017) in the view of the Geography from the languages.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIARegiãoGeozineLinguagemMetodologiaGeografia escolarGeozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA MESTRADO PROFISSIONALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTGeozinelinguagemensino_Silva_2018.pdf.txtGeozinelinguagemensino_Silva_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain235633https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26180/2/Geozinelinguagemensino_Silva_2018.pdf.txt86e0e092b2b1d9a00e0c9468152a68ddMD52THUMBNAILGeozinelinguagemensino_Silva_2018.pdf.jpgGeozinelinguagemensino_Silva_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5103https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26180/3/Geozinelinguagemensino_Silva_2018.pdf.jpgb722be7cde0046255962fdeae5355ba2MD53TEXTGeozinelinguagemensino_Silva_2018.pdf.txtGeozinelinguagemensino_Silva_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain235633https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26180/2/Geozinelinguagemensino_Silva_2018.pdf.txt86e0e092b2b1d9a00e0c9468152a68ddMD52THUMBNAILGeozinelinguagemensino_Silva_2018.pdf.jpgGeozinelinguagemensino_Silva_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5103https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26180/3/Geozinelinguagemensino_Silva_2018.pdf.jpgb722be7cde0046255962fdeae5355ba2MD53ORIGINALGeozinelinguagemensino_Silva_2018.pdfapplication/pdf4283965https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26180/1/Geozinelinguagemensino_Silva_2018.pdf8fdabced2b2a32e4fd819fede845459dMD51123456789/261802019-01-30 14:40:08.341oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26180Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T17:40:08Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Geozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolar
title Geozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolar
spellingShingle Geozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolar
Silva, Antonio Marcos Gomes da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Região
Geozine
Linguagem
Metodologia
Geografia escolar
title_short Geozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolar
title_full Geozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolar
title_fullStr Geozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolar
title_full_unstemmed Geozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolar
title_sort Geozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolar
author Silva, Antonio Marcos Gomes da
author_facet Silva, Antonio Marcos Gomes da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Dozena, Alessandro
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Ribeiro, Emerson
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Antonio Marcos Gomes da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dantas, Eugenia Maria
contributor_str_mv Dantas, Eugenia Maria
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Região
Geozine
Linguagem
Metodologia
Geografia escolar
dc.subject.por.fl_str_mv Região
Geozine
Linguagem
Metodologia
Geografia escolar
description Esta dissertação tem como temática a linguagem no ensino de Geografia. Surge da seguinte problemática: quais as concepções teórico-metodológicas relacionadas à região que estão presentes no ensino de Geografia? Como o Geozine pode se constituir um artefato de combinações de linguagens diversas para o ensino de região, articulando diferentes escalas espaciais? As questões apresentadas nos conduzem a compreender o ensino do conteúdo de região, no âmbito do 7º ano, considerando o uso de diferentes linguagens em escolas públicas da cidade de Juazeiro do Norte. Metodologicamente realizou-se pesquisa exploratória em documentos como Projetos Políticos Pedagógicos-PPP, Regimentos Escolares-RE e o livro didático de Geografia utilizado nas escolas; fizemos observações e registros das aulas dos professores que ministram a disciplina de Geografia no 7º ano sobre o conteúdo regional com o propósito de identificar como se dá o uso das linguagens no ensino de região. A partir dessa exploração pudemos verificar lacunas quanto ao uso de linguagens diversas e situar o Geozine como uma linguagem que combina esteticamente diferentes elementos artísticos, textos em prosa e versos, imagens, colagens, que amplia as condições metodológicas para o ensino de Geografia. O Geozine é uma metodologia de ensino a partir da combinação que usa a arte e as linguagens criadas pelos alunos, onde o professor é o mediador que se refaz enquanto educador no recorte na sala de aula na medida em que potencializa a constituição do conteúdo no seu fazer pedagógico. Para dar consistência teórica ao trabalho foram importantes as contribuições de Deleuze e Guatarri (2001) e Vygotsky(1998) sobre conceito e sua formação na mente humana; Cavalcanti (1998) no entendimento dos conceitos na escola, e Couto (2006) como se forma o conceito, Magalhães (2013) sobre os fanzines; Mikhail Bakhtin (1981), Chauí (2001) na discussão sobre linguagem; e Costa (1971 e 1972) e os seus estudos sobre a linguagem didática, e Pontuschka, Paganelli e Cacete (2007) na perspectiva do uso das linguagens na Geografia escolar; Oliveira Junior (2017) e Ferraz (2017) no entendimento de Geografia a partir das linguagens como possibilidade de refletir o espaço geográfico.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-26T19:11:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-11-26T19:11:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Antonio Marcos Gomes da. Geozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolar. 2018. 121f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26180
identifier_str_mv SILVA, Antonio Marcos Gomes da. Geozine: linguagem para o ensino do conteúdo de região na geografia escolar. 2018. 121f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA MESTRADO PROFISSIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26180/2/Geozinelinguagemensino_Silva_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26180/3/Geozinelinguagemensino_Silva_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26180/2/Geozinelinguagemensino_Silva_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26180/3/Geozinelinguagemensino_Silva_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26180/1/Geozinelinguagemensino_Silva_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 86e0e092b2b1d9a00e0c9468152a68dd
b722be7cde0046255962fdeae5355ba2
86e0e092b2b1d9a00e0c9468152a68dd
b722be7cde0046255962fdeae5355ba2
8fdabced2b2a32e4fd819fede845459d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832997764956160