Casas Bahia, Baianinho e a humanização das marcas no contexto digital.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48734 |
Resumo: | O presente trabalho tem como principal objetivo dar enfoque às circunstâncias que motivam o surgimento e utilização de assistentes virtuais humanizados na nova comunicação das marcas, tendo como principal objeto de estudo o mascote das Casas Bahia, o Baianinho, e a sua transformação em CB, assistente virtual da marca, além das implicações e impressões motivadas pelo seu redesign. Para isso, levamos em consideração as transformações ocorridas na comunicação entre as marcas e o público ao longo das décadas e a reconstrução do CB como ferramenta de inserção das Casas Bahia no ambiente digital e suas particularidades, dando voz a marca e sendo porta-voz de suas motivações e ideais. Como base desse estudo, trazemos os conceitos de Branding e estratégias de marketing para o fortalecimento das marcas (KOTLER, 2017) e aspectos mercadológicos, comunicacionais e publicitários através de uma pesquisa de caráter qualitativo, buscando compreender as motivações que resultaram na atualização da marca. Além disso, também fora desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, buscando como base científica materiais já estudados na área. |
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Carvalho, Gabriel Fernando Silva deNobre, Luiz Fernando Dal PianBadiali, Michelle FerretCarratore, Luís Roberto Rossi Del2022-07-26T17:16:27Z2022-07-26T17:16:27Z2022-07-12CARVALHO, Gabriel Fernando Silva de. Casas Bahia, Baianinho e a humanização das marcas no contexto digital. Orientador: Luís Roberto Rossi Del Carratore. 2022. 63 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48734O presente trabalho tem como principal objetivo dar enfoque às circunstâncias que motivam o surgimento e utilização de assistentes virtuais humanizados na nova comunicação das marcas, tendo como principal objeto de estudo o mascote das Casas Bahia, o Baianinho, e a sua transformação em CB, assistente virtual da marca, além das implicações e impressões motivadas pelo seu redesign. Para isso, levamos em consideração as transformações ocorridas na comunicação entre as marcas e o público ao longo das décadas e a reconstrução do CB como ferramenta de inserção das Casas Bahia no ambiente digital e suas particularidades, dando voz a marca e sendo porta-voz de suas motivações e ideais. Como base desse estudo, trazemos os conceitos de Branding e estratégias de marketing para o fortalecimento das marcas (KOTLER, 2017) e aspectos mercadológicos, comunicacionais e publicitários através de uma pesquisa de caráter qualitativo, buscando compreender as motivações que resultaram na atualização da marca. Além disso, também fora desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, buscando como base científica materiais já estudados na área.The main objective of this work is to focus on the circumstances that motivate the emergence and use of humanized virtual assistants in the new communication of brands, having as main object of study the mascot of Casas Bahia, Baianinho, and its transformation into CB, assistant of the brand, in addition to the implications and impressions motivated by its redesign. For this, we analyze the transformations that have taken place in the communication between brands and public over the decades and the reconstruction of the CB as a tool for the insertion of Casas Bahia in the digital environment and its particularities, giving voice to the brand and being the herald of its motivations and ideals. As a basis for this study, we bring the concepts of branding and marketing strategies to strengthen brands (KOTLER, 2017) and marketing, communication and advertising aspects through a qualitative research, seeking to understand the motivations that resulted in the updating of the brand. In addition, a bibliographic research was also developed, seeking as a scientific basis materials already studied in the area.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMarketingBrandingAssistente virtualBrand PersonaHumanização de marcaCasas Bahia, Baianinho e a humanização das marcas no contexto digital.Casas Bahia, Baianinho and the humanization of brands in the digital context.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCasasBahiaBaianinho_Carvalho_2022.pdfCasasBahiaBaianinho_Carvalho_2022.pdfapplication/pdf21779549https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48734/1/CasasBahiaBaianinho_Carvalho_2022.pdfc929bef9477d97acabf4e19efeeb56ffMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48734/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48734/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/487342023-01-12 16:42:48.027oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-12T19:42:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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