Vídeo-pesquisa e formação na cibercultura: atos de currículo e de pesquisa em educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1969 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim GEPEM (Online) |
Texto Completo: | https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/207 |
Resumo: | Os vídeos ganharam uma grande projeção na cibercultura, em especial com as possibilidades de gravação, edição e compartilhamento incluídos nos dispositivos móveis. A educação e a pesquisa não poderiam caminhar em sentido contrário aos usos culturais e hoje encontram-se inseridas nas oportunidades que a produção audiovisual apresenta. Desta forma, o presente artigo aborda a utilização do vídeo-pesquisa como ato de currículo e dispositivo de pesquisa em educação. O objetivo aqui é compreender como o vídeo-pesquisa pode se constituir como ato de currículo e dispositivo de pesquisa-formação na cibercultura. O estudo que nos ajuda nesta busca ocorre ao longo do doutorado em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e o campo de pesquisa ocorre em 2016, no contexto de greve e ocupação do Colégio Pedro II. O método para o desenvolvimento do estudo é a pesquisa-formação na cibercultura, onde os processos de pesquisa e formação caminham lado a lado na emergência da cultura contemporânea mediada pelo digital em rede. Como achados do estudo, encontramos a compreensão da noção de vídeo-pesquisa e as reflexões a respeito da sua constituição como ato de currículo e dispositivo de pesquisa-formação na cibercultura. Para além da ideia de instrumento de produção de dados, o vídeo-pesquisa se constitui num processo de encontro com as criações e narrativas dos praticantes, bem como uma forma de registrar e refletir os caminhos da pesquisa. |
id |
UFRRJ-5_83759276c1f0813a85f135cc90e1e93b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/207 |
network_acronym_str |
UFRRJ-5 |
network_name_str |
Boletim GEPEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Vídeo-pesquisa e formação na cibercultura: atos de currículo e de pesquisa em educaçãoOs vídeos ganharam uma grande projeção na cibercultura, em especial com as possibilidades de gravação, edição e compartilhamento incluídos nos dispositivos móveis. A educação e a pesquisa não poderiam caminhar em sentido contrário aos usos culturais e hoje encontram-se inseridas nas oportunidades que a produção audiovisual apresenta. Desta forma, o presente artigo aborda a utilização do vídeo-pesquisa como ato de currículo e dispositivo de pesquisa em educação. O objetivo aqui é compreender como o vídeo-pesquisa pode se constituir como ato de currículo e dispositivo de pesquisa-formação na cibercultura. O estudo que nos ajuda nesta busca ocorre ao longo do doutorado em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e o campo de pesquisa ocorre em 2016, no contexto de greve e ocupação do Colégio Pedro II. O método para o desenvolvimento do estudo é a pesquisa-formação na cibercultura, onde os processos de pesquisa e formação caminham lado a lado na emergência da cultura contemporânea mediada pelo digital em rede. Como achados do estudo, encontramos a compreensão da noção de vídeo-pesquisa e as reflexões a respeito da sua constituição como ato de currículo e dispositivo de pesquisa-formação na cibercultura. Para além da ideia de instrumento de produção de dados, o vídeo-pesquisa se constitui num processo de encontro com as criações e narrativas dos praticantes, bem como uma forma de registrar e refletir os caminhos da pesquisa.Gepem/EDUR1969-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/207Boletim GEPEM; n. 75 (2019): Boletim Gepem 75 - Educação Matemática e Científica na Cibercultura; 140 - 1532176-29880104-9739reponame:Boletim GEPEM (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/207/806Copyright (c) 2019 Boletim Gepeminfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Joelma Fabiane FerreiraMartins, VivianSantos, Edmea Oliveira2020-08-02T01:04:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/207Revistahttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/PUBhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/oaimbairral@ufrrj.com2176-29880104-9739opendoar:2020-08-02T01:04:02Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vídeo-pesquisa e formação na cibercultura: atos de currículo e de pesquisa em educação |
title |
Vídeo-pesquisa e formação na cibercultura: atos de currículo e de pesquisa em educação |
spellingShingle |
Vídeo-pesquisa e formação na cibercultura: atos de currículo e de pesquisa em educação Almeida, Joelma Fabiane Ferreira |
title_short |
Vídeo-pesquisa e formação na cibercultura: atos de currículo e de pesquisa em educação |
title_full |
Vídeo-pesquisa e formação na cibercultura: atos de currículo e de pesquisa em educação |
title_fullStr |
Vídeo-pesquisa e formação na cibercultura: atos de currículo e de pesquisa em educação |
title_full_unstemmed |
Vídeo-pesquisa e formação na cibercultura: atos de currículo e de pesquisa em educação |
title_sort |
Vídeo-pesquisa e formação na cibercultura: atos de currículo e de pesquisa em educação |
author |
Almeida, Joelma Fabiane Ferreira |
author_facet |
Almeida, Joelma Fabiane Ferreira Martins, Vivian Santos, Edmea Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Vivian Santos, Edmea Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Joelma Fabiane Ferreira Martins, Vivian Santos, Edmea Oliveira |
description |
Os vídeos ganharam uma grande projeção na cibercultura, em especial com as possibilidades de gravação, edição e compartilhamento incluídos nos dispositivos móveis. A educação e a pesquisa não poderiam caminhar em sentido contrário aos usos culturais e hoje encontram-se inseridas nas oportunidades que a produção audiovisual apresenta. Desta forma, o presente artigo aborda a utilização do vídeo-pesquisa como ato de currículo e dispositivo de pesquisa em educação. O objetivo aqui é compreender como o vídeo-pesquisa pode se constituir como ato de currículo e dispositivo de pesquisa-formação na cibercultura. O estudo que nos ajuda nesta busca ocorre ao longo do doutorado em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e o campo de pesquisa ocorre em 2016, no contexto de greve e ocupação do Colégio Pedro II. O método para o desenvolvimento do estudo é a pesquisa-formação na cibercultura, onde os processos de pesquisa e formação caminham lado a lado na emergência da cultura contemporânea mediada pelo digital em rede. Como achados do estudo, encontramos a compreensão da noção de vídeo-pesquisa e as reflexões a respeito da sua constituição como ato de currículo e dispositivo de pesquisa-formação na cibercultura. Para além da ideia de instrumento de produção de dados, o vídeo-pesquisa se constitui num processo de encontro com as criações e narrativas dos praticantes, bem como uma forma de registrar e refletir os caminhos da pesquisa. |
publishDate |
1969 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1969-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/207 |
url |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/207/806 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Boletim Gepem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Boletim Gepem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Gepem/EDUR |
publisher.none.fl_str_mv |
Gepem/EDUR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim GEPEM; n. 75 (2019): Boletim Gepem 75 - Educação Matemática e Científica na Cibercultura; 140 - 153 2176-2988 0104-9739 reponame:Boletim GEPEM (Online) instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instacron:UFRRJ |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
instacron_str |
UFRRJ |
institution |
UFRRJ |
reponame_str |
Boletim GEPEM (Online) |
collection |
Boletim GEPEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
mbairral@ufrrj.com |
_version_ |
1803387600098033664 |