Vídeo-pesquisa e formação na cibercultura: atos de currículo e de pesquisa em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Joelma Fabiane Ferreira
Data de Publicação: 1969
Outros Autores: Martins, Vivian, Santos, Edmea Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim GEPEM (Online)
Texto Completo: https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/207
Resumo: Os vídeos ganharam uma grande projeção na cibercultura, em especial com as possibilidades de gravação,  edição e compartilhamento incluídos nos dispositivos móveis. A educação e a pesquisa não poderiam caminhar em sentido contrário aos usos culturais e hoje encontram-se inseridas nas oportunidades que a produção audiovisual apresenta. Desta forma, o presente artigo aborda a utilização do vídeo-pesquisa como ato de currículo e dispositivo de pesquisa em educação. O objetivo aqui é compreender como o vídeo-pesquisa pode se constituir como ato de currículo e dispositivo de pesquisa-formação na cibercultura. O estudo que nos ajuda nesta busca ocorre ao longo do doutorado em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e o campo de pesquisa ocorre em 2016, no contexto de greve e ocupação do Colégio Pedro II. O método para o desenvolvimento do estudo é a pesquisa-formação na cibercultura, onde os processos de pesquisa e formação caminham lado a lado na emergência da cultura contemporânea mediada pelo digital em rede. Como achados do estudo, encontramos a compreensão da noção de vídeo-pesquisa e as reflexões a respeito da sua constituição como ato de currículo e dispositivo de pesquisa-formação na cibercultura. Para além da ideia de instrumento de produção de dados, o vídeo-pesquisa se constitui num processo de encontro com as criações e narrativas dos praticantes, bem como uma forma de registrar e refletir os caminhos da pesquisa.
id UFRRJ-5_83759276c1f0813a85f135cc90e1e93b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/207
network_acronym_str UFRRJ-5
network_name_str Boletim GEPEM (Online)
repository_id_str
spelling Vídeo-pesquisa e formação na cibercultura: atos de currículo e de pesquisa em educaçãoOs vídeos ganharam uma grande projeção na cibercultura, em especial com as possibilidades de gravação,  edição e compartilhamento incluídos nos dispositivos móveis. A educação e a pesquisa não poderiam caminhar em sentido contrário aos usos culturais e hoje encontram-se inseridas nas oportunidades que a produção audiovisual apresenta. Desta forma, o presente artigo aborda a utilização do vídeo-pesquisa como ato de currículo e dispositivo de pesquisa em educação. O objetivo aqui é compreender como o vídeo-pesquisa pode se constituir como ato de currículo e dispositivo de pesquisa-formação na cibercultura. O estudo que nos ajuda nesta busca ocorre ao longo do doutorado em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e o campo de pesquisa ocorre em 2016, no contexto de greve e ocupação do Colégio Pedro II. O método para o desenvolvimento do estudo é a pesquisa-formação na cibercultura, onde os processos de pesquisa e formação caminham lado a lado na emergência da cultura contemporânea mediada pelo digital em rede. Como achados do estudo, encontramos a compreensão da noção de vídeo-pesquisa e as reflexões a respeito da sua constituição como ato de currículo e dispositivo de pesquisa-formação na cibercultura. Para além da ideia de instrumento de produção de dados, o vídeo-pesquisa se constitui num processo de encontro com as criações e narrativas dos praticantes, bem como uma forma de registrar e refletir os caminhos da pesquisa.Gepem/EDUR1969-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/207Boletim GEPEM; n. 75 (2019): Boletim Gepem 75 - Educação Matemática e Científica na Cibercultura; 140 - 1532176-29880104-9739reponame:Boletim GEPEM (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/207/806Copyright (c) 2019 Boletim Gepeminfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Joelma Fabiane FerreiraMartins, VivianSantos, Edmea Oliveira2020-08-02T01:04:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/207Revistahttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/PUBhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/oaimbairral@ufrrj.com2176-29880104-9739opendoar:2020-08-02T01:04:02Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Vídeo-pesquisa e formação na cibercultura: atos de currículo e de pesquisa em educação
title Vídeo-pesquisa e formação na cibercultura: atos de currículo e de pesquisa em educação
spellingShingle Vídeo-pesquisa e formação na cibercultura: atos de currículo e de pesquisa em educação
Almeida, Joelma Fabiane Ferreira
title_short Vídeo-pesquisa e formação na cibercultura: atos de currículo e de pesquisa em educação
title_full Vídeo-pesquisa e formação na cibercultura: atos de currículo e de pesquisa em educação
title_fullStr Vídeo-pesquisa e formação na cibercultura: atos de currículo e de pesquisa em educação
title_full_unstemmed Vídeo-pesquisa e formação na cibercultura: atos de currículo e de pesquisa em educação
title_sort Vídeo-pesquisa e formação na cibercultura: atos de currículo e de pesquisa em educação
author Almeida, Joelma Fabiane Ferreira
author_facet Almeida, Joelma Fabiane Ferreira
Martins, Vivian
Santos, Edmea Oliveira
author_role author
author2 Martins, Vivian
Santos, Edmea Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Joelma Fabiane Ferreira
Martins, Vivian
Santos, Edmea Oliveira
description Os vídeos ganharam uma grande projeção na cibercultura, em especial com as possibilidades de gravação,  edição e compartilhamento incluídos nos dispositivos móveis. A educação e a pesquisa não poderiam caminhar em sentido contrário aos usos culturais e hoje encontram-se inseridas nas oportunidades que a produção audiovisual apresenta. Desta forma, o presente artigo aborda a utilização do vídeo-pesquisa como ato de currículo e dispositivo de pesquisa em educação. O objetivo aqui é compreender como o vídeo-pesquisa pode se constituir como ato de currículo e dispositivo de pesquisa-formação na cibercultura. O estudo que nos ajuda nesta busca ocorre ao longo do doutorado em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e o campo de pesquisa ocorre em 2016, no contexto de greve e ocupação do Colégio Pedro II. O método para o desenvolvimento do estudo é a pesquisa-formação na cibercultura, onde os processos de pesquisa e formação caminham lado a lado na emergência da cultura contemporânea mediada pelo digital em rede. Como achados do estudo, encontramos a compreensão da noção de vídeo-pesquisa e as reflexões a respeito da sua constituição como ato de currículo e dispositivo de pesquisa-formação na cibercultura. Para além da ideia de instrumento de produção de dados, o vídeo-pesquisa se constitui num processo de encontro com as criações e narrativas dos praticantes, bem como uma forma de registrar e refletir os caminhos da pesquisa.
publishDate 1969
dc.date.none.fl_str_mv 1969-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/207
url https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/207/806
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Boletim Gepem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Boletim Gepem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
dc.source.none.fl_str_mv Boletim GEPEM; n. 75 (2019): Boletim Gepem 75 - Educação Matemática e Científica na Cibercultura; 140 - 153
2176-2988
0104-9739
reponame:Boletim GEPEM (Online)
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Boletim GEPEM (Online)
collection Boletim GEPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv mbairral@ufrrj.com
_version_ 1803387600098033664