FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LEITURANDO AS FÁBULAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/11486 |
Resumo: | O presente artigo objetiva apresentar aos leitores uma discussão e consequentemente uma proposta sobre o ensino da leitura literária na Educação Infantil. Organizamos metodologicamente a discussão em duas sessões, a saber: a primeira discute, com base no psicodrama, o valor da espontaneidade das crianças na condução dos trabalhos. E na segunda sessão apresentamos uma proposta de leitura com fábulas, tendo como esteio didático os dispositivos leitores intercambiáveis. Assim, como reforço à discussão, o artigo salienta a profissionalização do docente leitor na produção de atividades leitoras para classes da Educação Infantil. Palavras-chave: Leitura. Infância. Profissionalização. |
id |
UFS-10_8b0a0de319d87db69bb0db494e97c3ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11486 |
network_acronym_str |
UFS-10 |
network_name_str |
Interdisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LEITURANDO AS FÁBULASLITERARY READER TRAINING IN CHILD EDUCATION: READING FABLESO presente artigo objetiva apresentar aos leitores uma discussão e consequentemente uma proposta sobre o ensino da leitura literária na Educação Infantil. Organizamos metodologicamente a discussão em duas sessões, a saber: a primeira discute, com base no psicodrama, o valor da espontaneidade das crianças na condução dos trabalhos. E na segunda sessão apresentamos uma proposta de leitura com fábulas, tendo como esteio didático os dispositivos leitores intercambiáveis. Assim, como reforço à discussão, o artigo salienta a profissionalização do docente leitor na produção de atividades leitoras para classes da Educação Infantil. Palavras-chave: Leitura. Infância. Profissionalização.This article aims to present to the readers a discussion and consequently a proposal on the teaching of literary reading in early childhood education. We methodologically organize the discussion in two sessions, namely: The first discusses, based on psychodrama, the value of the spontaneity of children in the conduction of the work. And in the second session we present a proposal of reading with fables, having as didactic the devices interchangeable readers. Thus, as reinforcement to the discussion, the article emphasizes the professionalization of the reader lecturer in the production of reading activities for classes of early childhood education. Keywords: Reading. Childhood. Professionalization.Carlos Magno Santos2019-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1148610.47250/intrell.v31i1.11486Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 31: Ano XIV - jan-jun de 2019 | Dossiês temáticos 1 e 2; 43-57Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 31: Ano XIV - jan-jun de 2019 | Dossiês temáticos 1 e 2; 43-57Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 31: Ano XIV - jan-jun de 2019 | Dossiês temáticos 1 e 2; 43-571980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/11486/8738Copyright (c) 2019 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Cruz, Maria de Fátima Berenice2023-08-04T15:03:26Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11486Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2023-08-04T15:03:26Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LEITURANDO AS FÁBULAS LITERARY READER TRAINING IN CHILD EDUCATION: READING FABLES |
title |
FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LEITURANDO AS FÁBULAS |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LEITURANDO AS FÁBULAS da Cruz, Maria de Fátima Berenice |
title_short |
FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LEITURANDO AS FÁBULAS |
title_full |
FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LEITURANDO AS FÁBULAS |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LEITURANDO AS FÁBULAS |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LEITURANDO AS FÁBULAS |
title_sort |
FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LEITURANDO AS FÁBULAS |
author |
da Cruz, Maria de Fátima Berenice |
author_facet |
da Cruz, Maria de Fátima Berenice |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Cruz, Maria de Fátima Berenice |
description |
O presente artigo objetiva apresentar aos leitores uma discussão e consequentemente uma proposta sobre o ensino da leitura literária na Educação Infantil. Organizamos metodologicamente a discussão em duas sessões, a saber: a primeira discute, com base no psicodrama, o valor da espontaneidade das crianças na condução dos trabalhos. E na segunda sessão apresentamos uma proposta de leitura com fábulas, tendo como esteio didático os dispositivos leitores intercambiáveis. Assim, como reforço à discussão, o artigo salienta a profissionalização do docente leitor na produção de atividades leitoras para classes da Educação Infantil. Palavras-chave: Leitura. Infância. Profissionalização. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/11486 10.47250/intrell.v31i1.11486 |
url |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/11486 |
identifier_str_mv |
10.47250/intrell.v31i1.11486 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/11486/8738 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 31: Ano XIV - jan-jun de 2019 | Dossiês temáticos 1 e 2; 43-57 Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 31: Ano XIV - jan-jun de 2019 | Dossiês temáticos 1 e 2; 43-57 Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 31: Ano XIV - jan-jun de 2019 | Dossiês temáticos 1 e 2; 43-57 1980-8879 reponame:Interdisciplinar instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Interdisciplinar |
collection |
Interdisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
calmag@bol.com.br |
_version_ |
1797052876866977792 |