A DIDATIZAÇÃO DE UM GÊNERO DO ARGUMENTAR: A CARTA DO LEITOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de França, José Marcos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1214
Resumo: Este artigo tem como objetivo propor o gênero carta do leitor como um gênero textual a ser transposto para a sala de aula, isto é, didatizado, segundo o conceito de transposição didática de Dolz e Schneuwly (2004). A escolha deste gênero se deu por se tratar de um texto em que predominam as sequências argumentativas, por ter uma função social, por circular em suportes midiáticos, jornais e revistas, e por ser um instrumento de exercício da cidadania que pode ser transposto para a sala de aula. Assim, ao analisarmos a seção e uma carta do leitor extraída de uma edição da revista Veja, percebemos que as características contextuais, linguísticas e discursivas do gênero podem se tornar um instrumento de inserção social na vida dos alunos, impulsionando-os para a leitura e a expressão escrita de seus sentimentos, opiniões e posicionamentos ideológicos, diante dos fatos sociais.
id UFS-10_b8d8a4d3c6c40dd5e90c3437c8cdf46b
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1214
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling A DIDATIZAÇÃO DE UM GÊNERO DO ARGUMENTAR: A CARTA DO LEITOREste artigo tem como objetivo propor o gênero carta do leitor como um gênero textual a ser transposto para a sala de aula, isto é, didatizado, segundo o conceito de transposição didática de Dolz e Schneuwly (2004). A escolha deste gênero se deu por se tratar de um texto em que predominam as sequências argumentativas, por ter uma função social, por circular em suportes midiáticos, jornais e revistas, e por ser um instrumento de exercício da cidadania que pode ser transposto para a sala de aula. Assim, ao analisarmos a seção e uma carta do leitor extraída de uma edição da revista Veja, percebemos que as características contextuais, linguísticas e discursivas do gênero podem se tornar um instrumento de inserção social na vida dos alunos, impulsionando-os para a leitura e a expressão escrita de seus sentimentos, opiniões e posicionamentos ideológicos, diante dos fatos sociais.Carlos Magno Santos2013-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1214Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de línguaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de línguaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de língua1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1214/1052de França, José Marcosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-25T11:24:16Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1214Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2013-07-25T11:24:16Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A DIDATIZAÇÃO DE UM GÊNERO DO ARGUMENTAR: A CARTA DO LEITOR
title A DIDATIZAÇÃO DE UM GÊNERO DO ARGUMENTAR: A CARTA DO LEITOR
spellingShingle A DIDATIZAÇÃO DE UM GÊNERO DO ARGUMENTAR: A CARTA DO LEITOR
de França, José Marcos
title_short A DIDATIZAÇÃO DE UM GÊNERO DO ARGUMENTAR: A CARTA DO LEITOR
title_full A DIDATIZAÇÃO DE UM GÊNERO DO ARGUMENTAR: A CARTA DO LEITOR
title_fullStr A DIDATIZAÇÃO DE UM GÊNERO DO ARGUMENTAR: A CARTA DO LEITOR
title_full_unstemmed A DIDATIZAÇÃO DE UM GÊNERO DO ARGUMENTAR: A CARTA DO LEITOR
title_sort A DIDATIZAÇÃO DE UM GÊNERO DO ARGUMENTAR: A CARTA DO LEITOR
author de França, José Marcos
author_facet de França, José Marcos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de França, José Marcos
description Este artigo tem como objetivo propor o gênero carta do leitor como um gênero textual a ser transposto para a sala de aula, isto é, didatizado, segundo o conceito de transposição didática de Dolz e Schneuwly (2004). A escolha deste gênero se deu por se tratar de um texto em que predominam as sequências argumentativas, por ter uma função social, por circular em suportes midiáticos, jornais e revistas, e por ser um instrumento de exercício da cidadania que pode ser transposto para a sala de aula. Assim, ao analisarmos a seção e uma carta do leitor extraída de uma edição da revista Veja, percebemos que as características contextuais, linguísticas e discursivas do gênero podem se tornar um instrumento de inserção social na vida dos alunos, impulsionando-os para a leitura e a expressão escrita de seus sentimentos, opiniões e posicionamentos ideológicos, diante dos fatos sociais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1214
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1214/1052
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de língua
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de língua
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de língua
1980-8879
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052875540529152