Teacher training and praxis in professional and technological education (EPT): challenges for a human and critical training of technical course students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17992 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo analisar os desafios enfrentados por docentes do Centro Territorial do Piemonte da Diamantina II (CETEP), situado na cidade de Jacobina-BA, ao implementarem ações pedagógicas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com vistas à formação de sujeitos críticos e autônomos. As reflexões foram produzidas em diálogos colaborativos com cinco professores, através de entrevistas e grupos de discussão, realizados por meio da plataforma virtual Google Meet, dado ao contexto pandêmico mundial. As vozes teóricas convocadas para sustentar os argumentos versam sobre os eixos Educação Profissional e Tecnológica Integrada ao Ensino Médio e Formação Docente. Os resultados apresentam a necessidade de uma práxis que aponte para ações pedagógicas mais sistematizadas, interdisciplinares, pautadas na diversidade das culturas locais e globais bem como na diversidade de linguagens, com ênfase na formação humana e profissional dos estudantes, protagonistas da sociedade contemporânea. |
id |
UFS-3_55ff3ebf1a2c16ea6492c5520f71c0a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17992 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Teacher training and praxis in professional and technological education (EPT): challenges for a human and critical training of technical course studentsFormación y praxis docente en la educación profesional y tecnológica (EPT): desafíos para una formación humana y crítica de los estudiantes de carreras técnicasFormação docente e práxis na educação profissional e tecnológica (EPT): desafios para uma formação humana e crítica de estudantes de cursos técnicosProfessional and Technological EducationReader's trainingTeacher training. Pedagogical reading actionsPraxisEducación Professional y TecnológicaFormación de lectoresFormación de professoresPraxisEducação Profissional e TecnológicaFormação docenteAções pedagógicasPráxisEste estudo tem por objetivo analisar os desafios enfrentados por docentes do Centro Territorial do Piemonte da Diamantina II (CETEP), situado na cidade de Jacobina-BA, ao implementarem ações pedagógicas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com vistas à formação de sujeitos críticos e autônomos. As reflexões foram produzidas em diálogos colaborativos com cinco professores, através de entrevistas e grupos de discussão, realizados por meio da plataforma virtual Google Meet, dado ao contexto pandêmico mundial. As vozes teóricas convocadas para sustentar os argumentos versam sobre os eixos Educação Profissional e Tecnológica Integrada ao Ensino Médio e Formação Docente. Os resultados apresentam a necessidade de uma práxis que aponte para ações pedagógicas mais sistematizadas, interdisciplinares, pautadas na diversidade das culturas locais e globais bem como na diversidade de linguagens, com ênfase na formação humana e profissional dos estudantes, protagonistas da sociedade contemporânea.This study aims to analyze the challenges faced by teachers at Centro Territorial do Piemonte da Diamantina II (CETEP), located in the city of Jacobina-BA, when implementing pedagogical actions in Vocational and Technological Education (EPT), with a view to the formation of critical and autonomous subjects. The reflections were produced in dialogue with five collaborating professors, through interviews and discussion groups, carried out through the virtual platform Google Meet, given the need for social distancing, caused by Covid-19. The theoretical voices summoned to support the arguments deal with the axes Professional and Technological Education Integrated to High School and Teacher Training. The results point to the need for a praxis that points to more systematic, interdisciplinary pedagogical actions, based on the diversity of local and global cultures as well as on the diversity of languages, with an emphasis on the human and professional training of students, protagonists of contemporary society.Este estudio objetiva analizar los desafíos que enfrentan los docentes del Centro Territorial do Piemonte da Diamantina II (CETEP), en la ciudad de Jacobina-BA, al implementar acciones pedagógicas en Educación Profesional y Tecnológica (EPT), visando a la formación de sujetos críticos y autónomos. Las reflexiones se produjeron en diálogo con cinco profesores colaboradores, através de entrevistas y grupos de discusión, realizadas através de la plataforma virtual Google Meet, ante la necesidad de distanciamiento social, provocada por el Covid-19. Las voces teóricas convocadas para sustentar los argumentos versan sobre los ejes Educación Profesional y Tecnológica Integrada a Enseñanza Media y Formación Docente. Los resultados apuntan a la necesidad de una praxis que apunte a acciones pedagógicas más sistemáticas, interdisciplinarias, basadas en la diversidad de culturas locales y globales, así como en la diversidad de lenguas, con énfasis en la formación humana y profesional de los estudiantes, protagonistas de la sociedad contemporánea.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1799210.20952/revtee.v15i34.17992Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17992Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17992Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17992Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e179922358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17992/13327https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17992/14023Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Maria Cristina Rodrigues Vilas Boas, Fabíola Silva de Oliveira2023-06-08T20:27:25Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17992Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-06-08T20:27:25Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teacher training and praxis in professional and technological education (EPT): challenges for a human and critical training of technical course students Formación y praxis docente en la educación profesional y tecnológica (EPT): desafíos para una formación humana y crítica de los estudiantes de carreras técnicas Formação docente e práxis na educação profissional e tecnológica (EPT): desafios para uma formação humana e crítica de estudantes de cursos técnicos |
title |
Teacher training and praxis in professional and technological education (EPT): challenges for a human and critical training of technical course students |
spellingShingle |
Teacher training and praxis in professional and technological education (EPT): challenges for a human and critical training of technical course students Oliveira, Maria Cristina Rodrigues Professional and Technological Education Reader's training Teacher training. Pedagogical reading actions Praxis Educación Professional y Tecnológica Formación de lectores Formación de professores Praxis Educação Profissional e Tecnológica Formação docente Ações pedagógicas Práxis |
title_short |
Teacher training and praxis in professional and technological education (EPT): challenges for a human and critical training of technical course students |
title_full |
Teacher training and praxis in professional and technological education (EPT): challenges for a human and critical training of technical course students |
title_fullStr |
Teacher training and praxis in professional and technological education (EPT): challenges for a human and critical training of technical course students |
title_full_unstemmed |
Teacher training and praxis in professional and technological education (EPT): challenges for a human and critical training of technical course students |
title_sort |
Teacher training and praxis in professional and technological education (EPT): challenges for a human and critical training of technical course students |
author |
Oliveira, Maria Cristina Rodrigues |
author_facet |
Oliveira, Maria Cristina Rodrigues Vilas Boas, Fabíola Silva de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Vilas Boas, Fabíola Silva de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Cristina Rodrigues Vilas Boas, Fabíola Silva de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professional and Technological Education Reader's training Teacher training. Pedagogical reading actions Praxis Educación Professional y Tecnológica Formación de lectores Formación de professores Praxis Educação Profissional e Tecnológica Formação docente Ações pedagógicas Práxis |
topic |
Professional and Technological Education Reader's training Teacher training. Pedagogical reading actions Praxis Educación Professional y Tecnológica Formación de lectores Formación de professores Praxis Educação Profissional e Tecnológica Formação docente Ações pedagógicas Práxis |
description |
Este estudo tem por objetivo analisar os desafios enfrentados por docentes do Centro Territorial do Piemonte da Diamantina II (CETEP), situado na cidade de Jacobina-BA, ao implementarem ações pedagógicas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com vistas à formação de sujeitos críticos e autônomos. As reflexões foram produzidas em diálogos colaborativos com cinco professores, através de entrevistas e grupos de discussão, realizados por meio da plataforma virtual Google Meet, dado ao contexto pandêmico mundial. As vozes teóricas convocadas para sustentar os argumentos versam sobre os eixos Educação Profissional e Tecnológica Integrada ao Ensino Médio e Formação Docente. Os resultados apresentam a necessidade de uma práxis que aponte para ações pedagógicas mais sistematizadas, interdisciplinares, pautadas na diversidade das culturas locais e globais bem como na diversidade de linguagens, com ênfase na formação humana e profissional dos estudantes, protagonistas da sociedade contemporânea. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17992 10.20952/revtee.v15i34.17992 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17992 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v15i34.17992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17992/13327 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17992/14023 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17992 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17992 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17992 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e17992 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875185254334464 |