Teacher training and praxis in professional and technological education (EPT): challenges for a human and critical training of technical course students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Cristina Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vilas Boas, Fabíola Silva de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17992
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar os desafios enfrentados por docentes do Centro Territorial do Piemonte da Diamantina II (CETEP), situado na cidade de Jacobina-BA, ao implementarem ações pedagógicas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com vistas à formação de sujeitos críticos e autônomos. As reflexões foram produzidas em diálogos colaborativos com cinco professores, através de entrevistas e grupos de discussão, realizados por meio da plataforma virtual Google Meet, dado ao contexto pandêmico mundial. As vozes teóricas convocadas para sustentar os argumentos versam sobre os eixos Educação Profissional e Tecnológica Integrada ao Ensino Médio e Formação Docente. Os resultados apresentam a necessidade de uma práxis que aponte para ações pedagógicas mais sistematizadas, interdisciplinares, pautadas na diversidade das culturas locais e globais bem como na diversidade de linguagens, com ênfase na formação humana e profissional dos estudantes, protagonistas da sociedade contemporânea.
id UFS-3_55ff3ebf1a2c16ea6492c5520f71c0a5
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17992
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Teacher training and praxis in professional and technological education (EPT): challenges for a human and critical training of technical course studentsFormación y praxis docente en la educación profesional y tecnológica (EPT): desafíos para una formación humana y crítica de los estudiantes de carreras técnicasFormação docente e práxis na educação profissional e tecnológica (EPT): desafios para uma formação humana e crítica de estudantes de cursos técnicosProfessional and Technological EducationReader's trainingTeacher training. Pedagogical reading actionsPraxisEducación Professional y TecnológicaFormación de lectoresFormación de professoresPraxisEducação Profissional e TecnológicaFormação docenteAções pedagógicasPráxisEste estudo tem por objetivo analisar os desafios enfrentados por docentes do Centro Territorial do Piemonte da Diamantina II (CETEP), situado na cidade de Jacobina-BA, ao implementarem ações pedagógicas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com vistas à formação de sujeitos críticos e autônomos. As reflexões foram produzidas em diálogos colaborativos com cinco professores, através de entrevistas e grupos de discussão, realizados por meio da plataforma virtual Google Meet, dado ao contexto pandêmico mundial. As vozes teóricas convocadas para sustentar os argumentos versam sobre os eixos Educação Profissional e Tecnológica Integrada ao Ensino Médio e Formação Docente. Os resultados apresentam a necessidade de uma práxis que aponte para ações pedagógicas mais sistematizadas, interdisciplinares, pautadas na diversidade das culturas locais e globais bem como na diversidade de linguagens, com ênfase na formação humana e profissional dos estudantes, protagonistas da sociedade contemporânea.This study aims to analyze the challenges faced by teachers at Centro Territorial do Piemonte da Diamantina II (CETEP), located in the city of Jacobina-BA, when implementing pedagogical actions in Vocational and Technological Education (EPT), with a view to the formation of critical and autonomous subjects. The reflections were produced in dialogue with five collaborating professors, through interviews and discussion groups, carried out through the virtual platform Google Meet, given the need for social distancing, caused by Covid-19. The theoretical voices summoned to support the arguments deal with the axes Professional and Technological Education Integrated to High School and Teacher Training. The results point to the need for a praxis that points to more systematic, interdisciplinary pedagogical actions, based on the diversity of local and global cultures as well as on the diversity of languages, with an emphasis on the human and professional training of students, protagonists of contemporary society.Este estudio objetiva analizar los desafíos que enfrentan los docentes del Centro Territorial do Piemonte da Diamantina II (CETEP), en la ciudad de Jacobina-BA, al implementar acciones pedagógicas en Educación Profesional y Tecnológica (EPT), visando a la formación de sujetos críticos y autónomos. Las reflexiones se produjeron en diálogo con cinco profesores colaboradores, através de entrevistas y grupos de discusión, realizadas através de la plataforma virtual Google Meet, ante la necesidad de distanciamiento social, provocada por el Covid-19. Las voces teóricas convocadas para sustentar los argumentos versan sobre los ejes Educación Profesional y Tecnológica Integrada a Enseñanza Media y Formación Docente. Los resultados apuntan a la necesidad de una praxis que apunte a acciones pedagógicas más sistemáticas, interdisciplinarias, basadas en la diversidad de culturas locales y globales, así como en la diversidad de lenguas, con énfasis en la formación humana y profesional de los estudiantes, protagonistas de la sociedad contemporánea.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1799210.20952/revtee.v15i34.17992Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17992Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17992Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17992Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e179922358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17992/13327https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17992/14023Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Maria Cristina Rodrigues Vilas Boas, Fabíola Silva de Oliveira2023-06-08T20:27:25Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17992Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-06-08T20:27:25Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Teacher training and praxis in professional and technological education (EPT): challenges for a human and critical training of technical course students
Formación y praxis docente en la educación profesional y tecnológica (EPT): desafíos para una formación humana y crítica de los estudiantes de carreras técnicas
Formação docente e práxis na educação profissional e tecnológica (EPT): desafios para uma formação humana e crítica de estudantes de cursos técnicos
title Teacher training and praxis in professional and technological education (EPT): challenges for a human and critical training of technical course students
spellingShingle Teacher training and praxis in professional and technological education (EPT): challenges for a human and critical training of technical course students
Oliveira, Maria Cristina Rodrigues
Professional and Technological Education
Reader's training
Teacher training. Pedagogical reading actions
Praxis
Educación Professional y Tecnológica
Formación de lectores
Formación de professores
Praxis
Educação Profissional e Tecnológica
Formação docente
Ações pedagógicas
Práxis
title_short Teacher training and praxis in professional and technological education (EPT): challenges for a human and critical training of technical course students
title_full Teacher training and praxis in professional and technological education (EPT): challenges for a human and critical training of technical course students
title_fullStr Teacher training and praxis in professional and technological education (EPT): challenges for a human and critical training of technical course students
title_full_unstemmed Teacher training and praxis in professional and technological education (EPT): challenges for a human and critical training of technical course students
title_sort Teacher training and praxis in professional and technological education (EPT): challenges for a human and critical training of technical course students
author Oliveira, Maria Cristina Rodrigues
author_facet Oliveira, Maria Cristina Rodrigues
Vilas Boas, Fabíola Silva de Oliveira
author_role author
author2 Vilas Boas, Fabíola Silva de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Cristina Rodrigues
Vilas Boas, Fabíola Silva de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Professional and Technological Education
Reader's training
Teacher training. Pedagogical reading actions
Praxis
Educación Professional y Tecnológica
Formación de lectores
Formación de professores
Praxis
Educação Profissional e Tecnológica
Formação docente
Ações pedagógicas
Práxis
topic Professional and Technological Education
Reader's training
Teacher training. Pedagogical reading actions
Praxis
Educación Professional y Tecnológica
Formación de lectores
Formación de professores
Praxis
Educação Profissional e Tecnológica
Formação docente
Ações pedagógicas
Práxis
description Este estudo tem por objetivo analisar os desafios enfrentados por docentes do Centro Territorial do Piemonte da Diamantina II (CETEP), situado na cidade de Jacobina-BA, ao implementarem ações pedagógicas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com vistas à formação de sujeitos críticos e autônomos. As reflexões foram produzidas em diálogos colaborativos com cinco professores, através de entrevistas e grupos de discussão, realizados por meio da plataforma virtual Google Meet, dado ao contexto pandêmico mundial. As vozes teóricas convocadas para sustentar os argumentos versam sobre os eixos Educação Profissional e Tecnológica Integrada ao Ensino Médio e Formação Docente. Os resultados apresentam a necessidade de uma práxis que aponte para ações pedagógicas mais sistematizadas, interdisciplinares, pautadas na diversidade das culturas locais e globais bem como na diversidade de linguagens, com ênfase na formação humana e profissional dos estudantes, protagonistas da sociedade contemporânea.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17992
10.20952/revtee.v15i34.17992
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17992
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v15i34.17992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17992/13327
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17992/14023
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17992
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17992
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17992
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e17992
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875185254334464