Research knowledge and meaningful learning: a journey through Teacher education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16278 |
Resumo: | O artigo traz discussões sobre os Saberes da pesquisa na formação continuada de professores(as) de Matemática para Aprendizagens Significativas. É uma revisão de literatura que levantou a seguinte indagação para a construção do Estado da Questão: o que já existe produzido academicamente sobre as contribuições da prática da pesquisa para o desenvolvimento de aprendizagens significativas, considerando a prática pedagógica do(a) professor(a) de Matemática do 6º ano, em sua formação continuada? Objetivou mapear o que existe de produção científica sobre os Saberes da pesquisa na formação continuada de professores de Matemática para Aprendizagens Significativas. Para as buscas nas bases de dados aplicamos o recorte temporal 2000-2021. A discussão teórico-metodológica se sustenta em Ausubel (2003), Moreira (2012), Therrien (2010), dentre outros. Os resultados apontam que existe pouquíssima produção de trabalhos abordando as categorias Saberes da Pesquisa e Aprendizagem Significativa na discussão sobre os saberes do(a) professor(a) de Matemática, o que nos leva a considerar tratar-se de uma categoria ainda não consolidada. É necessário pesquisar, discutir e refletir sobre suas necessidades formativas. |
id |
UFS-3_702220c87a25b5d6084b17e46bd65b2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16278 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Research knowledge and meaningful learning: a journey through Teacher educationConocimiento de investigación y aprendizaje significativo: um caminho para la formación de profesoresSaberes da pesquisa e aprendizagem significativa: um percurso pela formação de professoresContinuing educationMathematics TeacherMeaningful learningResearch knowledgeState of the matterAprendizaje significativoConocimiento de investigaciónEstado de la cuestiónFormación continuaProfesor de matemáticasAprendizagens significativasEstado da questãoFormação continuadaProfessor(a) de matemáticaSaberes da pesquisaO artigo traz discussões sobre os Saberes da pesquisa na formação continuada de professores(as) de Matemática para Aprendizagens Significativas. É uma revisão de literatura que levantou a seguinte indagação para a construção do Estado da Questão: o que já existe produzido academicamente sobre as contribuições da prática da pesquisa para o desenvolvimento de aprendizagens significativas, considerando a prática pedagógica do(a) professor(a) de Matemática do 6º ano, em sua formação continuada? Objetivou mapear o que existe de produção científica sobre os Saberes da pesquisa na formação continuada de professores de Matemática para Aprendizagens Significativas. Para as buscas nas bases de dados aplicamos o recorte temporal 2000-2021. A discussão teórico-metodológica se sustenta em Ausubel (2003), Moreira (2012), Therrien (2010), dentre outros. Os resultados apontam que existe pouquíssima produção de trabalhos abordando as categorias Saberes da Pesquisa e Aprendizagem Significativa na discussão sobre os saberes do(a) professor(a) de Matemática, o que nos leva a considerar tratar-se de uma categoria ainda não consolidada. É necessário pesquisar, discutir e refletir sobre suas necessidades formativas.The article brings discussions about the knowledge of research in the continuing education of teachers of Mathematics for Meaningful Learning. This is a literature review that raised the following question for the construction of the State of the Question: what has already been produced academically about the contributions of research practice to the development of meaningful learning, considering the pedagogical practice of the Mathematics teacher at 6th year, in his/her continuing education? This aimed to map what exists of scientific production on Research Knowledge in the continuing education of Mathematics teachers for Meaningful Learning. For searches in the databases we applied the 2000-2021 time frame. The theoretical-methodological discussion is supported by Ausubel (2003), Moreira (2012), Therrien (2010), among others. The results show that there is very little production of papers addressing the Research Knowledge and Meaningful Learning categories in the discussion of the Mathematics teacher's knowledge, which leads us to consider that this is a category that has not yet been consolidated. It is increasingly necessary to research, discuss and reflect on their training needs.El artículo trae discusiones sobre el conocimiento de investigación en la educación continua de los profesores de Matemáticas para el Aprendizaje Significativo. Se trata de una revisión de la literatura que planteó la siguiente pregunta para la construcción del Estado de la Cuestión: ¿Qué ya se ha producido académicamente, sobre las contribuciones de la práctica investigadora al desarrollo de aprendizajes significativos, considerando la práctica pedagógica del docente de 6º grado Matemáticas en su educación continua? El objetivo fue mapear lo que existe de producción científica acerca del conocimiento de investigación en la formación continua de profesores de Matemáticas para el aprendizaje significativo. Para las búsquedas en las bases de datos, se aplicó el período de tiempo 2000-2021. La discusión teórico-metodológica es apoyada por Ausubel (2003), Moreira (2012), Therrien (2010), entre otros. Los resultados apuntan que hay poquísima producción de trabajos que abordan las categorías de conocimiento de investigación y aprendizaje significativo en la discusión del conocimiento del docente de Matemáticas, lo que nos lleva a considerar que esta es una categoría que aún no se ha consolidado. Es necesario investigar, debatir y reflexionar sobre sus necesidades formativas.Revista Tempos e Espaços em Educação2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1627810.20952/revtee.v14i33.16278Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e16278Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e16278Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e16278Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e162782358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16278/12411https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16278/13522Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Aureliano OliveiraLima, Ivoneide Pinheiro de Silva, Joselma Ferreira Lima e2023-01-05T22:36:57Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16278Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-01-05T22:36:57Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Research knowledge and meaningful learning: a journey through Teacher education Conocimiento de investigación y aprendizaje significativo: um caminho para la formación de profesores Saberes da pesquisa e aprendizagem significativa: um percurso pela formação de professores |
title |
Research knowledge and meaningful learning: a journey through Teacher education |
spellingShingle |
Research knowledge and meaningful learning: a journey through Teacher education Alves, Aureliano Oliveira Continuing education Mathematics Teacher Meaningful learning Research knowledge State of the matter Aprendizaje significativo Conocimiento de investigación Estado de la cuestión Formación continua Profesor de matemáticas Aprendizagens significativas Estado da questão Formação continuada Professor(a) de matemática Saberes da pesquisa |
title_short |
Research knowledge and meaningful learning: a journey through Teacher education |
title_full |
Research knowledge and meaningful learning: a journey through Teacher education |
title_fullStr |
Research knowledge and meaningful learning: a journey through Teacher education |
title_full_unstemmed |
Research knowledge and meaningful learning: a journey through Teacher education |
title_sort |
Research knowledge and meaningful learning: a journey through Teacher education |
author |
Alves, Aureliano Oliveira |
author_facet |
Alves, Aureliano Oliveira Lima, Ivoneide Pinheiro de Silva, Joselma Ferreira Lima e |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Ivoneide Pinheiro de Silva, Joselma Ferreira Lima e |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Aureliano Oliveira Lima, Ivoneide Pinheiro de Silva, Joselma Ferreira Lima e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Continuing education Mathematics Teacher Meaningful learning Research knowledge State of the matter Aprendizaje significativo Conocimiento de investigación Estado de la cuestión Formación continua Profesor de matemáticas Aprendizagens significativas Estado da questão Formação continuada Professor(a) de matemática Saberes da pesquisa |
topic |
Continuing education Mathematics Teacher Meaningful learning Research knowledge State of the matter Aprendizaje significativo Conocimiento de investigación Estado de la cuestión Formación continua Profesor de matemáticas Aprendizagens significativas Estado da questão Formação continuada Professor(a) de matemática Saberes da pesquisa |
description |
O artigo traz discussões sobre os Saberes da pesquisa na formação continuada de professores(as) de Matemática para Aprendizagens Significativas. É uma revisão de literatura que levantou a seguinte indagação para a construção do Estado da Questão: o que já existe produzido academicamente sobre as contribuições da prática da pesquisa para o desenvolvimento de aprendizagens significativas, considerando a prática pedagógica do(a) professor(a) de Matemática do 6º ano, em sua formação continuada? Objetivou mapear o que existe de produção científica sobre os Saberes da pesquisa na formação continuada de professores de Matemática para Aprendizagens Significativas. Para as buscas nas bases de dados aplicamos o recorte temporal 2000-2021. A discussão teórico-metodológica se sustenta em Ausubel (2003), Moreira (2012), Therrien (2010), dentre outros. Os resultados apontam que existe pouquíssima produção de trabalhos abordando as categorias Saberes da Pesquisa e Aprendizagem Significativa na discussão sobre os saberes do(a) professor(a) de Matemática, o que nos leva a considerar tratar-se de uma categoria ainda não consolidada. É necessário pesquisar, discutir e refletir sobre suas necessidades formativas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16278 10.20952/revtee.v14i33.16278 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16278 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v14i33.16278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16278/12411 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16278/13522 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e16278 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e16278 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e16278 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e16278 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875184047423488 |