Research knowledge and meaningful learning: a journey through Teacher education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Aureliano Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lima, Ivoneide Pinheiro de, Silva, Joselma Ferreira Lima e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16278
Resumo: O artigo traz discussões sobre os Saberes da pesquisa na formação continuada de professores(as) de Matemática para Aprendizagens Significativas. É uma revisão de literatura que levantou a seguinte indagação para a construção do Estado da Questão: o que já existe produzido academicamente sobre as contribuições da prática da pesquisa para o desenvolvimento de aprendizagens significativas, considerando a prática pedagógica do(a) professor(a) de Matemática do 6º ano, em sua formação continuada? Objetivou mapear o que existe de produção científica sobre os Saberes da pesquisa na formação continuada de professores de Matemática para Aprendizagens Significativas. Para as buscas nas bases de dados aplicamos o recorte temporal 2000-2021. A discussão teórico-metodológica se sustenta em Ausubel (2003), Moreira (2012), Therrien (2010), dentre outros. Os resultados apontam que existe pouquíssima produção de trabalhos abordando as categorias Saberes da Pesquisa e Aprendizagem Significativa na discussão sobre os saberes do(a) professor(a) de Matemática, o que nos leva a considerar tratar-se de uma categoria ainda não consolidada. É necessário pesquisar, discutir e refletir sobre suas necessidades formativas.
id UFS-3_702220c87a25b5d6084b17e46bd65b2b
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16278
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Research knowledge and meaningful learning: a journey through Teacher educationConocimiento de investigación y aprendizaje significativo: um caminho para la formación de profesoresSaberes da pesquisa e aprendizagem significativa: um percurso pela formação de professoresContinuing educationMathematics TeacherMeaningful learningResearch knowledgeState of the matterAprendizaje significativoConocimiento de investigaciónEstado de la cuestiónFormación continuaProfesor de matemáticasAprendizagens significativasEstado da questãoFormação continuadaProfessor(a) de matemáticaSaberes da pesquisaO artigo traz discussões sobre os Saberes da pesquisa na formação continuada de professores(as) de Matemática para Aprendizagens Significativas. É uma revisão de literatura que levantou a seguinte indagação para a construção do Estado da Questão: o que já existe produzido academicamente sobre as contribuições da prática da pesquisa para o desenvolvimento de aprendizagens significativas, considerando a prática pedagógica do(a) professor(a) de Matemática do 6º ano, em sua formação continuada? Objetivou mapear o que existe de produção científica sobre os Saberes da pesquisa na formação continuada de professores de Matemática para Aprendizagens Significativas. Para as buscas nas bases de dados aplicamos o recorte temporal 2000-2021. A discussão teórico-metodológica se sustenta em Ausubel (2003), Moreira (2012), Therrien (2010), dentre outros. Os resultados apontam que existe pouquíssima produção de trabalhos abordando as categorias Saberes da Pesquisa e Aprendizagem Significativa na discussão sobre os saberes do(a) professor(a) de Matemática, o que nos leva a considerar tratar-se de uma categoria ainda não consolidada. É necessário pesquisar, discutir e refletir sobre suas necessidades formativas.The article brings discussions about the knowledge of research in the continuing education of teachers of Mathematics for Meaningful Learning. This is a literature review that raised the following question for the construction of the State of the Question: what has already been produced academically about the contributions of research practice to the development of meaningful learning, considering the pedagogical practice of the Mathematics teacher at 6th year, in his/her continuing education? This aimed to map what exists of scientific production on Research Knowledge in the continuing education of Mathematics teachers for Meaningful Learning. For searches in the databases we applied the 2000-2021 time frame. The theoretical-methodological discussion is supported by Ausubel (2003), Moreira (2012), Therrien (2010), among others. The results show that there is very little production of papers addressing the Research Knowledge and Meaningful Learning categories in the discussion of the Mathematics teacher's knowledge, which leads us to consider that this is a category that has not yet been consolidated. It is increasingly necessary to research, discuss and reflect on their training needs.El artículo trae discusiones sobre el conocimiento de investigación en la educación continua de los profesores de Matemáticas para el Aprendizaje Significativo. Se trata de una revisión de la literatura que planteó la siguiente pregunta para la construcción del Estado de la Cuestión: ¿Qué ya se ha producido académicamente, sobre las contribuciones de la práctica investigadora al desarrollo de aprendizajes significativos, considerando la práctica pedagógica del docente de 6º grado Matemáticas en su educación continua? El objetivo fue mapear lo que existe de producción científica acerca del conocimiento de investigación en la formación continua de profesores de Matemáticas para el aprendizaje significativo. Para las búsquedas en las bases de datos, se aplicó el período de tiempo 2000-2021. La discusión teórico-metodológica es apoyada por Ausubel (2003), Moreira (2012), Therrien (2010), entre otros. Los resultados apuntan que hay poquísima producción de trabajos que abordan las categorías de conocimiento de investigación y aprendizaje significativo en la discusión del conocimiento del docente de Matemáticas, lo que nos lleva a considerar que esta es una categoría que aún no se ha consolidado. Es necesario investigar, debatir y reflexionar sobre sus necesidades formativas.Revista Tempos e Espaços em Educação2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1627810.20952/revtee.v14i33.16278Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e16278Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e16278Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e16278Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e162782358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16278/12411https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16278/13522Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Aureliano OliveiraLima, Ivoneide Pinheiro de Silva, Joselma Ferreira Lima e2023-01-05T22:36:57Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16278Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-01-05T22:36:57Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Research knowledge and meaningful learning: a journey through Teacher education
Conocimiento de investigación y aprendizaje significativo: um caminho para la formación de profesores
Saberes da pesquisa e aprendizagem significativa: um percurso pela formação de professores
title Research knowledge and meaningful learning: a journey through Teacher education
spellingShingle Research knowledge and meaningful learning: a journey through Teacher education
Alves, Aureliano Oliveira
Continuing education
Mathematics Teacher
Meaningful learning
Research knowledge
State of the matter
Aprendizaje significativo
Conocimiento de investigación
Estado de la cuestión
Formación continua
Profesor de matemáticas
Aprendizagens significativas
Estado da questão
Formação continuada
Professor(a) de matemática
Saberes da pesquisa
title_short Research knowledge and meaningful learning: a journey through Teacher education
title_full Research knowledge and meaningful learning: a journey through Teacher education
title_fullStr Research knowledge and meaningful learning: a journey through Teacher education
title_full_unstemmed Research knowledge and meaningful learning: a journey through Teacher education
title_sort Research knowledge and meaningful learning: a journey through Teacher education
author Alves, Aureliano Oliveira
author_facet Alves, Aureliano Oliveira
Lima, Ivoneide Pinheiro de
Silva, Joselma Ferreira Lima e
author_role author
author2 Lima, Ivoneide Pinheiro de
Silva, Joselma Ferreira Lima e
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Aureliano Oliveira
Lima, Ivoneide Pinheiro de
Silva, Joselma Ferreira Lima e
dc.subject.por.fl_str_mv Continuing education
Mathematics Teacher
Meaningful learning
Research knowledge
State of the matter
Aprendizaje significativo
Conocimiento de investigación
Estado de la cuestión
Formación continua
Profesor de matemáticas
Aprendizagens significativas
Estado da questão
Formação continuada
Professor(a) de matemática
Saberes da pesquisa
topic Continuing education
Mathematics Teacher
Meaningful learning
Research knowledge
State of the matter
Aprendizaje significativo
Conocimiento de investigación
Estado de la cuestión
Formación continua
Profesor de matemáticas
Aprendizagens significativas
Estado da questão
Formação continuada
Professor(a) de matemática
Saberes da pesquisa
description O artigo traz discussões sobre os Saberes da pesquisa na formação continuada de professores(as) de Matemática para Aprendizagens Significativas. É uma revisão de literatura que levantou a seguinte indagação para a construção do Estado da Questão: o que já existe produzido academicamente sobre as contribuições da prática da pesquisa para o desenvolvimento de aprendizagens significativas, considerando a prática pedagógica do(a) professor(a) de Matemática do 6º ano, em sua formação continuada? Objetivou mapear o que existe de produção científica sobre os Saberes da pesquisa na formação continuada de professores de Matemática para Aprendizagens Significativas. Para as buscas nas bases de dados aplicamos o recorte temporal 2000-2021. A discussão teórico-metodológica se sustenta em Ausubel (2003), Moreira (2012), Therrien (2010), dentre outros. Os resultados apontam que existe pouquíssima produção de trabalhos abordando as categorias Saberes da Pesquisa e Aprendizagem Significativa na discussão sobre os saberes do(a) professor(a) de Matemática, o que nos leva a considerar tratar-se de uma categoria ainda não consolidada. É necessário pesquisar, discutir e refletir sobre suas necessidades formativas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16278
10.20952/revtee.v14i33.16278
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16278
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v14i33.16278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16278/12411
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16278/13522
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e16278
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e16278
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e16278
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e16278
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875184047423488