MENTAL CALCULATION IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: A VIEW AT BRAZILIAN NATIONAL CURRICULAR DOCUMENTS
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14128 |
Resumo: | Nosso objetivo no texto é compreender as características e possibilidades do Cálculo Mental, evidenciando como esse tipo de cálculo é proposto nos documentos curriculares nacionais: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma parte da investigação da pesquisa de mestrado, desenvolvida pela autora, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática no XXX, campus XXX. A pesquisa que subsidia este texto é qualitativa na abordagem fenomenológica. Para este artigo trazemos os autores lidos que nos permitem destacar características do Cálculo Mental e suas possibilidades de trabalho na sala de aula dos anos inicias. A leitura dos documentos curriculares nacionais propõe um trabalho nos primeiros anos do Ensino Fundamental com Cálculo Mental que valorize a compreensão dos conteúdos matemáticos e as relações que podem ser estabelecidas entre eles, de modo que os alunos desenvolvam e discutam com o professor e colegas suas estratégias pessoais para resolução de problemas. |
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MENTAL CALCULATION IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: A VIEW AT BRAZILIAN NATIONAL CURRICULAR DOCUMENTSCÁLCULO MENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR PARA OS DOCUMENTOS CURRICULARES NACIONAIS BRASILEIROSNosso objetivo no texto é compreender as características e possibilidades do Cálculo Mental, evidenciando como esse tipo de cálculo é proposto nos documentos curriculares nacionais: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma parte da investigação da pesquisa de mestrado, desenvolvida pela autora, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática no XXX, campus XXX. A pesquisa que subsidia este texto é qualitativa na abordagem fenomenológica. Para este artigo trazemos os autores lidos que nos permitem destacar características do Cálculo Mental e suas possibilidades de trabalho na sala de aula dos anos inicias. A leitura dos documentos curriculares nacionais propõe um trabalho nos primeiros anos do Ensino Fundamental com Cálculo Mental que valorize a compreensão dos conteúdos matemáticos e as relações que podem ser estabelecidas entre eles, de modo que os alunos desenvolvam e discutam com o professor e colegas suas estratégias pessoais para resolução de problemas.Our aim in the text is to understand the characteristics and possibilities of Mental Calculation, showing how this type of calculation is proposed in national curricular documents: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) and Base Nacional Comum Curricular ( BNCC), for the initial years of Elementary School. This is part of the research for master's research, developed by the author, with the Graduate Program in Mathematics Education at the XXX, campus XXX. The research that supports this text is qualitative in the phenomenological approach. For this article we bring the read authors that allow us to highlight characteristics of Mental Calculus and its possibilities of working in the classroom of the early years. Reading the national curriculum documents proposes a work in the early years of Elementary Education with Mental Calculation that values the understanding of mathematical content and the relationships that can be established between them, so that students develop and discuss their strategies with the teacher and colleagues. for problem solving..Universidade Federal de Sergipe2021-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1412810.34179/revisem.v6i3.14128Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 6 n. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1-20Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 No. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1-20Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 Núm. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1-20Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 6 No. 3 (2021): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 1-202525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14128/11939Copyright (c) 2021 Vanessa de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Vanessa2021-07-21T16:58:26Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/14128Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2021-07-21T16:58:26Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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