Meaningful learning in mathematics education: a look through theses and dissertations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Huf, Samuel Francisco
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel, Burak, Dionísio, Miquelin, Awdry Feisser
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/67132
Resumo: Apresenta-se um levantamento da aprendizagem significativa e do ensino e aprendizagem da Matemática em teses e dissertações. As questões investigadas são: Os autores apresentam os principais conceitos da teoria da aprendizagem significativa nos referenciais teóricos? Como são operacionalizados, nas análises e discussões, os principais conceitos da teoria da aprendizagem significativa na Educação Matemática, na Educação Básica? Objetiva-se investigar as relações estabelecidas entre a Educação Matemática e a teoria da aprendizagem significativa de David Paul Ausubel, realizando-se uma pesquisa bibliográfica na Biblioteca Nacional Brasileira de Teses e Dissertação, seguindo-se uma abordagem qualitativa interpretativa. Nos materiais analisados, com relação ao referencial teórico, poucos autores têm a preocupação de transitar pelos elementos centrais da Teoria da Aprendizagem Significativa. A ampliação das análises para as descrições das atividades, mostra a inexistência de operacionalização dos conceitos centrais da teoria da aprendizagem significativa, predominando o resgate de conhecimentos subsunçores.
id UFSC-23_774c00a1b0f41a06b5140ab15f9e1d03
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/67132
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Meaningful learning in mathematics education: a look through theses and dissertationsAprendizagem significativa na educação matemática: um olhar por meio de teses e dissertaçõesApresenta-se um levantamento da aprendizagem significativa e do ensino e aprendizagem da Matemática em teses e dissertações. As questões investigadas são: Os autores apresentam os principais conceitos da teoria da aprendizagem significativa nos referenciais teóricos? Como são operacionalizados, nas análises e discussões, os principais conceitos da teoria da aprendizagem significativa na Educação Matemática, na Educação Básica? Objetiva-se investigar as relações estabelecidas entre a Educação Matemática e a teoria da aprendizagem significativa de David Paul Ausubel, realizando-se uma pesquisa bibliográfica na Biblioteca Nacional Brasileira de Teses e Dissertação, seguindo-se uma abordagem qualitativa interpretativa. Nos materiais analisados, com relação ao referencial teórico, poucos autores têm a preocupação de transitar pelos elementos centrais da Teoria da Aprendizagem Significativa. A ampliação das análises para as descrições das atividades, mostra a inexistência de operacionalização dos conceitos centrais da teoria da aprendizagem significativa, predominando o resgate de conhecimentos subsunçores.Universidade Federal de Santa Catarina2020-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/6713210.5007/1982-5153.2020v13n2p257Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 13 n. 2 (2020); 257-2721982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/67132/44741Copyright (c) 2020 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHuf, Samuel FranciscoPinheiro, Nilcéia Aparecida MacielBurak, DionísioMiquelin, Awdry Feisser2020-11-25T21:27:18Zoai:periodicos.ufsc.br:article/67132Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2020-11-25T21:27:18Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Meaningful learning in mathematics education: a look through theses and dissertations
Aprendizagem significativa na educação matemática: um olhar por meio de teses e dissertações
title Meaningful learning in mathematics education: a look through theses and dissertations
spellingShingle Meaningful learning in mathematics education: a look through theses and dissertations
Huf, Samuel Francisco
title_short Meaningful learning in mathematics education: a look through theses and dissertations
title_full Meaningful learning in mathematics education: a look through theses and dissertations
title_fullStr Meaningful learning in mathematics education: a look through theses and dissertations
title_full_unstemmed Meaningful learning in mathematics education: a look through theses and dissertations
title_sort Meaningful learning in mathematics education: a look through theses and dissertations
author Huf, Samuel Francisco
author_facet Huf, Samuel Francisco
Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
Burak, Dionísio
Miquelin, Awdry Feisser
author_role author
author2 Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
Burak, Dionísio
Miquelin, Awdry Feisser
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Huf, Samuel Francisco
Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
Burak, Dionísio
Miquelin, Awdry Feisser
description Apresenta-se um levantamento da aprendizagem significativa e do ensino e aprendizagem da Matemática em teses e dissertações. As questões investigadas são: Os autores apresentam os principais conceitos da teoria da aprendizagem significativa nos referenciais teóricos? Como são operacionalizados, nas análises e discussões, os principais conceitos da teoria da aprendizagem significativa na Educação Matemática, na Educação Básica? Objetiva-se investigar as relações estabelecidas entre a Educação Matemática e a teoria da aprendizagem significativa de David Paul Ausubel, realizando-se uma pesquisa bibliográfica na Biblioteca Nacional Brasileira de Teses e Dissertação, seguindo-se uma abordagem qualitativa interpretativa. Nos materiais analisados, com relação ao referencial teórico, poucos autores têm a preocupação de transitar pelos elementos centrais da Teoria da Aprendizagem Significativa. A ampliação das análises para as descrições das atividades, mostra a inexistência de operacionalização dos conceitos centrais da teoria da aprendizagem significativa, predominando o resgate de conhecimentos subsunçores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/67132
10.5007/1982-5153.2020v13n2p257
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/67132
identifier_str_mv 10.5007/1982-5153.2020v13n2p257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/67132/44741
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 13 n. 2 (2020); 257-272
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843265481375744