Orality in academic context: the configurations of the genre expertise interview in teaching education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes Magalhães, Tânia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva Vieira , Daniela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fórum Linguístico
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/78832
Resumo: This work presents a didactic model of the genre expertise interview in academic context. It was created within a course designed to initial training and continuing education for teaching professionals. Based on the perspective of didactics of languages we listed the configurations of the genre by using the analyzing framework of Sociodiscoursive Interacionism and we analyze a set of expertise interviews from education and Applied Linguistics area considering its social function of sharing scientific knowledge. That didactic model supported two actions: a) the study of the genre which allowed a production of interviews by the students; and b) the production of didactic material for learning orality in classroom. It was seen that the didactic model becomes a powerful tool to enhance practices which not only brings reflections on the usage and application of oral genres to elementary school, but it also lets the teacher be active on the process of creation and circulation of the language as well.
id UFSC-24_ca9f15e940f734ba6a23137ccd8cf65a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/78832
network_acronym_str UFSC-24
network_name_str Fórum Linguístico
repository_id_str
spelling Orality in academic context: the configurations of the genre expertise interview in teaching educationEste trabalho apresenta um modelo didático do gênero oral entrevista de especialista de contexto acadêmico, construído em um curso de formação inicial e continuada docente. Com base na perspectiva da didática das línguas, procedemos a um levantamento das configurações deste gênero utilizando os pressupostos de análise do Interacionismo Sociodiscursivo, a partir de um corpus de entrevistas com especialistas do campo da Educação e da Linguística Aplicada, levando em consideração a situação de difusão de conhecimento científico. O modelo didático subsidiou duas ações: a) o estudo do gênero para a produção de entrevistas de especialista pelos cursistas; e b) a elaboração de materiais didáticos para o trabalho com a oralidade na escola. Percebe-se a potencialidade do modelo didático na formação, na criação de práticas que não apenas traga reflexões sobre a transposição de gêneros orais para o ensino básico, mas que propicie ao docente uma postura ativa de produção e circulação de linguagemOralidade em contexto acadêmico: as configurações do gênero entrevista de especialista na formação docenteThis work presents a didactic model of the genre expertise interview in academic context. It was created within a course designed to initial training and continuing education for teaching professionals. Based on the perspective of didactics of languages we listed the configurations of the genre by using the analyzing framework of Sociodiscoursive Interacionism and we analyze a set of expertise interviews from education and Applied Linguistics area considering its social function of sharing scientific knowledge. That didactic model supported two actions: a) the study of the genre which allowed a production of interviews by the students; and b) the production of didactic material for learning orality in classroom. It was seen that the didactic model becomes a powerful tool to enhance practices which not only brings reflections on the usage and application of oral genres to elementary school, but it also lets the teacher be active on the process of creation and circulation of the language as well.Este trabajo presenta un modelo didáctico de la entrevista oral al especialista en género de un contexto académico, construido a partir de un curso de formación inicial y continuada docente. Desde la perspectiva de la didáctica de los lenguajes, procedemos a un levantamiento de las configuraciones de este género utilizando los supuestos de análisis del Interaccionismo Sociodiscursivo, a partir de un corpus de entrevistas a especialistas en el campo de la Educación y la Lingüística Aplicada, teniendo en cuenta la situación de difusión del conocimiento científico. El modelo didáctico apoyó dos acciones: a) el estudio de género para la producción de entrevistas por parte de los participantes del curso; y b) la elaboración de materiales didácticos para trabajar con la oralidad en la escuela. Se percibe el potencial del modelo didáctico en la formación, en la creación de prácticas que no solo aportan reflexiones sobre la transposición de los géneros orales a la educación básica, sino que permiten al docente una postura activa de producción y circulación del lenguaje.Este trabalho apresenta um modelo didático do gênero oral entrevista de especialista de contexto acadêmico, construído em um curso de formação inicial e continuada docente. Com base na perspectiva da didática das línguas, procedemos a um levantamento das configurações deste gênero utilizando os pressupostos de análise do Interacionismo Sociodiscursivo, a partir de um corpus de entrevistas com especialistas do campo da Educação e da Linguística Aplicada, levando em consideração a situação de difusão de conhecimento científico. O modelo didático subsidiou duas ações: a) o estudo do gênero para a produção de entrevistas de especialista pelos cursistas; e b) a elaboração de materiais didáticos para o trabalho com a oralidade na escola. Percebe-se a potencialidade do modelo didático na formação, na criação de práticas que não apenas traga reflexões sobre a transposição de gêneros orais para o ensino básico, mas que propicie ao docente uma postura ativa de produção e circulação de linguagem.   Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFSC2021-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/7883210.5007/1984-8412.2021.e78832Fórum Linguístico; Vol. 18 No. 2 (2021); 6247-6264Fórum Linguístico; Vol. 18 Núm. 2 (2021); 6247-6264Fórum Linguístico; v. 18 n. 2 (2021); 6247-62641984-84121415-8698reponame:Fórum Linguísticoinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/78832/47297http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuedes Magalhães, TâniaSilva Vieira , Daniela 2021-09-10T12:59:24Zoai:periodicos.ufsc.br:article/78832Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/indexPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/oaiportaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br || atilio.butturi@ufsc.br1984-84121984-8412opendoar:2023-01-12T16:40:43.595056Fórum Linguístico - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Orality in academic context: the configurations of the genre expertise interview in teaching education
Este trabalho apresenta um modelo didático do gênero oral entrevista de especialista de contexto acadêmico, construído em um curso de formação inicial e continuada docente. Com base na perspectiva da didática das línguas, procedemos a um levantamento das configurações deste gênero utilizando os pressupostos de análise do Interacionismo Sociodiscursivo, a partir de um corpus de entrevistas com especialistas do campo da Educação e da Linguística Aplicada, levando em consideração a situação de difusão de conhecimento científico. O modelo didático subsidiou duas ações: a) o estudo do gênero para a produção de entrevistas de especialista pelos cursistas; e b) a elaboração de materiais didáticos para o trabalho com a oralidade na escola. Percebe-se a potencialidade do modelo didático na formação, na criação de práticas que não apenas traga reflexões sobre a transposição de gêneros orais para o ensino básico, mas que propicie ao docente uma postura ativa de produção e circulação de linguagem
Oralidade em contexto acadêmico: as configurações do gênero entrevista de especialista na formação docente
title Orality in academic context: the configurations of the genre expertise interview in teaching education
spellingShingle Orality in academic context: the configurations of the genre expertise interview in teaching education
Guedes Magalhães, Tânia
title_short Orality in academic context: the configurations of the genre expertise interview in teaching education
title_full Orality in academic context: the configurations of the genre expertise interview in teaching education
title_fullStr Orality in academic context: the configurations of the genre expertise interview in teaching education
title_full_unstemmed Orality in academic context: the configurations of the genre expertise interview in teaching education
title_sort Orality in academic context: the configurations of the genre expertise interview in teaching education
author Guedes Magalhães, Tânia
author_facet Guedes Magalhães, Tânia
Silva Vieira , Daniela
author_role author
author2 Silva Vieira , Daniela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes Magalhães, Tânia
Silva Vieira , Daniela
description This work presents a didactic model of the genre expertise interview in academic context. It was created within a course designed to initial training and continuing education for teaching professionals. Based on the perspective of didactics of languages we listed the configurations of the genre by using the analyzing framework of Sociodiscoursive Interacionism and we analyze a set of expertise interviews from education and Applied Linguistics area considering its social function of sharing scientific knowledge. That didactic model supported two actions: a) the study of the genre which allowed a production of interviews by the students; and b) the production of didactic material for learning orality in classroom. It was seen that the didactic model becomes a powerful tool to enhance practices which not only brings reflections on the usage and application of oral genres to elementary school, but it also lets the teacher be active on the process of creation and circulation of the language as well.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/78832
10.5007/1984-8412.2021.e78832
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/78832
identifier_str_mv 10.5007/1984-8412.2021.e78832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/78832/47297
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFSC
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Fórum Linguístico; Vol. 18 No. 2 (2021); 6247-6264
Fórum Linguístico; Vol. 18 Núm. 2 (2021); 6247-6264
Fórum Linguístico; v. 18 n. 2 (2021); 6247-6264
1984-8412
1415-8698
reponame:Fórum Linguístico
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Fórum Linguístico
collection Fórum Linguístico
repository.name.fl_str_mv Fórum Linguístico - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br || atilio.butturi@ufsc.br
_version_ 1797051421031399424