Desenvolvimento de cenários digitais interoperáveis para aprendizagem baseada em problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Ronnie Fagundes de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89723
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Ptograma de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
id UFSC_1d4d379783a7ec953408166999a377eb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89723
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Desenvolvimento de cenários digitais interoperáveis para aprendizagem baseada em problemasEngenharia e gestão do conhecimentoEnsino a distanciaAprendizagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Ptograma de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do ConhecimentoAs possibilidades para a criação de cenários para a educação a distância são influenciadas por novas demandas decorrentes do uso das TICs. Estas novas demandas são contempladas por arranjos organizacionais e administrativos, novos meios de comunicação e técnicas diferenciadas para o projeto de cursos. A investigação de técnicas para desenvolvimento de cursos que visam aperfeiçoar o uso de recursos investidos na elaboração de materiais para a educação on-line é o foco principal desta pesquisa. Especificamente são apresentados recursos para promoção da interoperabilidade de cenários de aprendizagem entre sistemas, sendo analisados o modelo de referência SCORM e a especificação IMS Learning Design, ambos aplicados em cenários com Aprendizagem Baseada em Problemas. A aplicação do modelo de referência ocorre sobre conteúdos previamente elaborados, que padronizados possibilitaram a migração dos conteúdos entre plataformas. Já a especificação IMS Learning Design atua como complemento ao SCORM, permitindo a modelagem de atividades colaborativas nos cenários desenvolvidos. Em complemento à aplicação do SCORM também é desenvolvdo um aplicativo de edição on-line de hipermídia com apoio à exportação de conteúdos na forma de objetos de aprendizagem SCORM. É apresentada a modelagem de um cenário de aprendizagem utilizando os recursos trazidos pela especificação IMS LD. São identificadas diretrizes para a criação dos objetos de aprendizagem utilizando-se os conteúdos do curso on-line Cor no Design Gráfico e finalmente efetua-se uma análise crítica dos recursos utilizados de modo a orientar para a aplicação destes novos elementos em cenários digitais interoperáveis para aprendizagem baseada em problemas.Florianópolis, SCPereira, Alice Theresinha CybisUniversidade Federal de Santa CatarinaBrito, Ronnie Fagundes de2012-10-23T02:02:45Z2012-10-23T02:02:45Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v| il.application/pdf245799http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89723porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T06:30:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89723Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T06:30:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de cenários digitais interoperáveis para aprendizagem baseada em problemas
title Desenvolvimento de cenários digitais interoperáveis para aprendizagem baseada em problemas
spellingShingle Desenvolvimento de cenários digitais interoperáveis para aprendizagem baseada em problemas
Brito, Ronnie Fagundes de
Engenharia e gestão do conhecimento
Ensino a distancia
Aprendizagem
title_short Desenvolvimento de cenários digitais interoperáveis para aprendizagem baseada em problemas
title_full Desenvolvimento de cenários digitais interoperáveis para aprendizagem baseada em problemas
title_fullStr Desenvolvimento de cenários digitais interoperáveis para aprendizagem baseada em problemas
title_full_unstemmed Desenvolvimento de cenários digitais interoperáveis para aprendizagem baseada em problemas
title_sort Desenvolvimento de cenários digitais interoperáveis para aprendizagem baseada em problemas
author Brito, Ronnie Fagundes de
author_facet Brito, Ronnie Fagundes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Alice Theresinha Cybis
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Ronnie Fagundes de
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Ensino a distancia
Aprendizagem
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Ensino a distancia
Aprendizagem
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Ptograma de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2012-10-23T02:02:45Z
2012-10-23T02:02:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 245799
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89723
identifier_str_mv 245799
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652275329007616