A geometria da escola primária paranaense: da legislação aos livros didáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174553 |
Resumo: | https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/87 |
id |
UFSC_38df994853b0a68da83c081c9a4a8033 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/174553 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A geometria da escola primária paranaense: da legislação aos livros didáticosHistória da educação matemáticaEnsino de geometriaEscola primária paranaenseLivro didáticohttps://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/87O presente estudo é fundamentado na história das disciplinas escolares (CHERVEL, 1990; JULIA, 2002), no sentido de conceber a escola como um espaço de criação de saberes que dão forma e viabilidade às finalidades educativas de um determinado momento histórico. Buscamos realizar um estudo histórico sobre a constituição da disciplina de Geometria da escola primária do estado do Paraná, na década de 1930, momento de importantes mudanças políticas no estado, decorrentes da troca de interventor federal e que tiveram fortes implicações no currículo. Partindo da análise do contexto educacional da referida década, o estudo analisa documentos legais, dentre outros, Relatórios e Mensagens do Governo Manoel Ribas, Regimento Interno dos Grupos Escolares do Estado, Decretos e livros didáticos veiculados na época. Ao realizarmos a análise comparativa das fontes históricas constituídas para o estudo, observamos algumas divergências que possivelmente geraram discussões e determinadas escolhas dos professores quanto aos processos de ensino e aprendizagem referentes aos saberes geométricos.Caminhos da Educação Matemática em Revista2017-04-06T18:15:20Z2017-04-06T18:15:20Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCAMARA, Alexsandra; PINTO, Neuza Bertoni. A geometria da escola primária paranaense: da legislação aos livros didáticos. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v.5, n.1, p.36-53, 2016.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174553Camara, AlexsandraPinto, Neuza Bertoniporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-30T02:42:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/174553Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-04-30T02:42:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A geometria da escola primária paranaense: da legislação aos livros didáticos |
title |
A geometria da escola primária paranaense: da legislação aos livros didáticos |
spellingShingle |
A geometria da escola primária paranaense: da legislação aos livros didáticos Camara, Alexsandra História da educação matemática Ensino de geometria Escola primária paranaense Livro didático |
title_short |
A geometria da escola primária paranaense: da legislação aos livros didáticos |
title_full |
A geometria da escola primária paranaense: da legislação aos livros didáticos |
title_fullStr |
A geometria da escola primária paranaense: da legislação aos livros didáticos |
title_full_unstemmed |
A geometria da escola primária paranaense: da legislação aos livros didáticos |
title_sort |
A geometria da escola primária paranaense: da legislação aos livros didáticos |
author |
Camara, Alexsandra |
author_facet |
Camara, Alexsandra Pinto, Neuza Bertoni |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Neuza Bertoni |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camara, Alexsandra Pinto, Neuza Bertoni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da educação matemática Ensino de geometria Escola primária paranaense Livro didático |
topic |
História da educação matemática Ensino de geometria Escola primária paranaense Livro didático |
description |
https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/87 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-04-06T18:15:20Z 2017-04-06T18:15:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CAMARA, Alexsandra; PINTO, Neuza Bertoni. A geometria da escola primária paranaense: da legislação aos livros didáticos. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v.5, n.1, p.36-53, 2016. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174553 |
identifier_str_mv |
CAMARA, Alexsandra; PINTO, Neuza Bertoni. A geometria da escola primária paranaense: da legislação aos livros didáticos. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v.5, n.1, p.36-53, 2016. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Caminhos da Educação Matemática em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Caminhos da Educação Matemática em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652394492329984 |