Olhar, saber, representar: ensaios sobre a representação em perspectiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Cláudia Regina
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85164
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
id UFSC_3b30cf2b21347b253064c3fa8f0ba3cb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85164
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Olhar, saber, representar: ensaios sobre a representação em perspectivaEducaçãoImagens -InterpretaçãoPerspectivaGeometriaEstudo e ensinoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Raramente questionamos de onde vem nossas verdades, por exemplo, sobre o modo de representar as imagens tridimensionais e, em qual feixe de problemas este modo de representação se debateu e se instituiu como a prática verdadeira para olhar e para representar imagens. Pensar, portanto, sobre a maneira pela qual, no presente, nos relacionamos com os saberes, com as formas de representações e com o modo de olhá-las constitui-se no tema de estudo desta Tese. Assim sendo, concentra-se no campo da história, no cruzamento entre técnica, arte e cultura moderna do olhar, para entender que nosso modo de olhar e de representar é inventado, instruído, fabricado, enfim, é histórico. A investigação dá-se, então, na história da perspectiva para mostrar como os sujeitos, os saberes, os modos de representar e de olhar vão se constituindo dentro de um campo específico de problematizações, para compreender como a técnica da perspectiva central e suas congêneres, se desenvolveram imbricadas às problemáticas da modernidade: infinitude do mundo, conceito de representação, organização racional do espaço, subjetividade e indivíduo, disciplina e controle social, que se constituíram nas questões colocadas pelos contemporâneos junto às emergências políticas, econômicas e sociais do Renascimento. A Tese organiza-se em torno de quatro ensaios de maneira que em cada um deles a técnica da perspectiva é experimentada e realizada sob o foco de uma das questões. O material de análise para se fazer esta imersão encontra-se no campo das artes, da arquitetura e engenharia, e das técnicas, seja nas práticas artísticas do Renascimento quando da instauração da técnica da perspectiva central associada às formas de ver, de pensar e de se relacionar com o mundo físico, social e consigo mesmo, seja nas obras plásticas ligadas à época da Representação quando representar e representar-se necessitava de uma boa configuração da imagem, ou ainda, na iconografia ligada à sociedade disciplinar que gera novos usos do espaço e, então, formas mais controladas e visíveis para representar. Tudo isso para compreendermos que se construiu um modo de olhar que é pautado numa técnica, a técnica da perspectiva, portanto, um modo de olhar que é racional, objetivo, perspectivado e que se faz, enfim, no modo atual de representação iconográfica e no modo de olhar estas representações. Significa, enfim, pensar a questão da visualização, na educação matemática, como trabalhada dentro de um regime específico de visibilidade, de saber, o que pode possibilitar o entendimento das complexidades desta atividade.Florianópolis, SCMoretti, Mericles ThadeuUniversidade Federal de Santa CatarinaFlores, Cláudia Regina2012-10-20T15:57:30Z2012-10-20T15:57:30Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis188 f.| il.application/pdf204119http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85164porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T03:27:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85164Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T03:27:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Olhar, saber, representar: ensaios sobre a representação em perspectiva
title Olhar, saber, representar: ensaios sobre a representação em perspectiva
spellingShingle Olhar, saber, representar: ensaios sobre a representação em perspectiva
Flores, Cláudia Regina
Educação
Imagens -
Interpretação
Perspectiva
Geometria
Estudo e ensino
title_short Olhar, saber, representar: ensaios sobre a representação em perspectiva
title_full Olhar, saber, representar: ensaios sobre a representação em perspectiva
title_fullStr Olhar, saber, representar: ensaios sobre a representação em perspectiva
title_full_unstemmed Olhar, saber, representar: ensaios sobre a representação em perspectiva
title_sort Olhar, saber, representar: ensaios sobre a representação em perspectiva
author Flores, Cláudia Regina
author_facet Flores, Cláudia Regina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moretti, Mericles Thadeu
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Cláudia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Imagens -
Interpretação
Perspectiva
Geometria
Estudo e ensino
topic Educação
Imagens -
Interpretação
Perspectiva
Geometria
Estudo e ensino
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003
2012-10-20T15:57:30Z
2012-10-20T15:57:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 204119
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85164
identifier_str_mv 204119
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 188 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651884179750912