Os jogos digitais: quais suas contribuições para a aprendizagem?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169050 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
id |
UFSC_4a85b1c83b5e2858eb436b4f49ab2d73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169050 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Os jogos digitais: quais suas contribuições para a aprendizagem?Jogos Digitais. Escola. Aprendizagem.TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.Sabemos que o uso das tecnologias está cada dia mais presentes no desenvolvimento do ser humano, no entanto no ambiente escolar, em especial nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, ainda é preciso dar mais espaço ao uso dessas ferramentas para auxiliar aprendizagem de nossas crianças. Como docentes temos um papel muito importante nesse processo. Aproveitar, utilizar e fazer junto com os alunos o bom uso dessas tecnologias. Dentre as ferramentas disponíveis estão os jogos digitais, objeto do nosso estudo. O jogo digital é compreendido neste contexto como um grande aliado para o desenvolvimento cognitivo, pois além de proporcionar momentos de descontração e entretenimento, os jogos digitais contribuem para o desenvolvimento de habilidades e para a apropriação de novas potencialidades. O presente trabalho teve por objetivo contribuir para a compreensão no ambiente escolar de que os jogos digitais podem ser um grande aliado para o desenvolvimento da aprendizagem. Para tanto foram realizados os seguintes procedimentos: levantamento bibliográfico para ampliar o conhecimento sobre a evolução e as contribuições digitais; aplicação de questionários para verificar a percepção do uso dos jogos digitais pelos estudantes, sujeitos da pesquisa, e, seus familiares e uma intervenção com o uso dos jogos digitais para identificar as contribuições observadas ou não no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos na sala de aula. Os resultados do estudo mostraram que os jogos digitais são instrumentos que só vêm a colaborar para o ensino e a aprendizagem, pois contribuem no desenvolvimento do raciocínio, na busca de novas soluções, para a concentração, a percepção, a construção e aceitação de regras, e a socialização das crianças na sala de aula. Concluindo, percebemos durante o andamento do trabalho o quanto é importante a utilização dos jogos digitais na escola, e que é possível aliar o uso das tecnologias às atividades da sala de aula, pois elas já fazem parte do cotidiano da grande maioria das nossas crianças. Precisamos apenas direcionar o uso destas ferramentas ao que desejamos que seja explorado para o enriquecimento do conhecimento.Florianópolis, SCTeres, Leonora LehmkuhlUniversidade Federal de Santa CatarinaPiaia, Adriana Maria Tonial2016-10-10T01:18:20Z2016-10-10T01:18:20Z2016-10-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis49application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169050porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-10T01:18:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169050Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-10T01:18:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os jogos digitais: quais suas contribuições para a aprendizagem? |
title |
Os jogos digitais: quais suas contribuições para a aprendizagem? |
spellingShingle |
Os jogos digitais: quais suas contribuições para a aprendizagem? Piaia, Adriana Maria Tonial Jogos Digitais. Escola. Aprendizagem. |
title_short |
Os jogos digitais: quais suas contribuições para a aprendizagem? |
title_full |
Os jogos digitais: quais suas contribuições para a aprendizagem? |
title_fullStr |
Os jogos digitais: quais suas contribuições para a aprendizagem? |
title_full_unstemmed |
Os jogos digitais: quais suas contribuições para a aprendizagem? |
title_sort |
Os jogos digitais: quais suas contribuições para a aprendizagem? |
author |
Piaia, Adriana Maria Tonial |
author_facet |
Piaia, Adriana Maria Tonial |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teres, Leonora Lehmkuhl Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piaia, Adriana Maria Tonial |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Digitais. Escola. Aprendizagem. |
topic |
Jogos Digitais. Escola. Aprendizagem. |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-10T01:18:20Z 2016-10-10T01:18:20Z 2016-10-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169050 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
49 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652338279219200 |