Velhos paradigmas e novos parâmetros: experiências pedagógicas não convencionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130416 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
id |
UFSC_58c147a30e50509a8303b592299d3f25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130416 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Velhos paradigmas e novos parâmetros: experiências pedagógicas não convencionaissociologiaeducaçãopedagogiaaprendizagem significativamétodos didáticosTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.Este trabalho procura analisar abordagens críticas e propositivas em relação à educação escolar, observando as contribuições de diversos autores para a elaboração de novos horizontes educativos, alternativos ou complementares à educação tradicional. Através da identificação de fraquezas e assincronias da escolarização convencional, cria-se a possibilidade de dilatação dos paradigmas tradicionais e de proposta de novos métodos. A diversificação didática pode ser apontada como uma atualização que possibilite aos alunos um processo de aprendizagem significativa, valorizando seus diversos perfis e tornando-os participantes ativos da atribuição de sentido ao conteúdo, em um processo com vistas à substituição do rigor disciplinar pela orientação emancipatória. Os processos de aprendizado voltam-se, então, menos à aquisição de conhecimentos que ao exercício da reflexão a seu respeito, propiciando às aulas de Sociologia, em particular, meios de provocar nos alunos a consciência crítica e histórica típicas dos objetivos dessa disciplina. Esse conjunto de propostas é incorporado num plano de aula, que foi aplicado no Estágio Curricular em 2013 e do qual se realiza uma análise retrospectiva com vistas à dissolução, nele, dos mesmos pilares convencionais que se criticaram em relação à escola.Mick, JacquesUniversidade Federal de Santa CatarinaNoa, Cykman2015-03-10T19:24:32Z2015-03-10T19:24:32Z2015-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis91 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130416porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-06T13:46:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130416Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-06T13:46:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Velhos paradigmas e novos parâmetros: experiências pedagógicas não convencionais |
title |
Velhos paradigmas e novos parâmetros: experiências pedagógicas não convencionais |
spellingShingle |
Velhos paradigmas e novos parâmetros: experiências pedagógicas não convencionais Noa, Cykman sociologia educação pedagogia aprendizagem significativa métodos didáticos |
title_short |
Velhos paradigmas e novos parâmetros: experiências pedagógicas não convencionais |
title_full |
Velhos paradigmas e novos parâmetros: experiências pedagógicas não convencionais |
title_fullStr |
Velhos paradigmas e novos parâmetros: experiências pedagógicas não convencionais |
title_full_unstemmed |
Velhos paradigmas e novos parâmetros: experiências pedagógicas não convencionais |
title_sort |
Velhos paradigmas e novos parâmetros: experiências pedagógicas não convencionais |
author |
Noa, Cykman |
author_facet |
Noa, Cykman |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mick, Jacques Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Noa, Cykman |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sociologia educação pedagogia aprendizagem significativa métodos didáticos |
topic |
sociologia educação pedagogia aprendizagem significativa métodos didáticos |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-10T19:24:32Z 2015-03-10T19:24:32Z 2015-03-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130416 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130416 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
91 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652271259484160 |