OFICINA: JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS E RACIOCÍNIO LÓGICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, Denis Rogerio Sanches
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: GOMES, Maria Clara Dari, GIL, Angela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199389
Resumo: Os conceitos da matemática, em geral, são ensinados de forma abstrata, promovendo ao aprendiz barreiras epistemológicas que podem ser levadas ao longo de toda vida acadêmica. Devido a isso, a maioria dos alunos possuem uma grande aversão a matemática. Pensando nisso, foi desenvolvido o projeto de extensão “Jogos Matemáticos e Educação Não Fomal”, o qual tem o objetivo de amenizar as dificuldades encontradas. O projeto é constituído por sete jogos, são eles: Calculando seu Lugar, Zoológico, Soma Zero, Matix, Jogo da velha das operações, Jogo da velha 3D e Corrida de obstáculos. Todos com sua aplicação a partir no 7º ano do ensino fundamental em especial, mas podendo ser aplicado até o 9º ano como exemplo o calculando seu lugar e corrida de obstáculos. Nesse sentido, a oficina tem a proposta de ensinar graduandos de Licenciatura, em especial, da Matemática a confeccionar e aplicar os jogos. Os jogos propostos são: “Calculando seu Lugar” e “Zoológico”. O jogo Calculando seu Lugar, se trata de um jogo de tabuleiro que trabalha as quatro operações básicas. Por sua vez, o jogo Zoológico, é utilizado para ensinar o aluno a fazer operações com números negativos e promove a educação financeira, desenvolvendo o raciocínio lógico. Ambos os jogos, tem seus conceitos aplicados no cotidiano.
id UFSC_80fda26ea1844a292912e1424145d04c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199389
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling OFICINA: JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS E RACIOCÍNIO LÓGICOJogos MatemáticosEnsino FundamentalOperações BásicasOs conceitos da matemática, em geral, são ensinados de forma abstrata, promovendo ao aprendiz barreiras epistemológicas que podem ser levadas ao longo de toda vida acadêmica. Devido a isso, a maioria dos alunos possuem uma grande aversão a matemática. Pensando nisso, foi desenvolvido o projeto de extensão “Jogos Matemáticos e Educação Não Fomal”, o qual tem o objetivo de amenizar as dificuldades encontradas. O projeto é constituído por sete jogos, são eles: Calculando seu Lugar, Zoológico, Soma Zero, Matix, Jogo da velha das operações, Jogo da velha 3D e Corrida de obstáculos. Todos com sua aplicação a partir no 7º ano do ensino fundamental em especial, mas podendo ser aplicado até o 9º ano como exemplo o calculando seu lugar e corrida de obstáculos. Nesse sentido, a oficina tem a proposta de ensinar graduandos de Licenciatura, em especial, da Matemática a confeccionar e aplicar os jogos. Os jogos propostos são: “Calculando seu Lugar” e “Zoológico”. O jogo Calculando seu Lugar, se trata de um jogo de tabuleiro que trabalha as quatro operações básicas. Por sua vez, o jogo Zoológico, é utilizado para ensinar o aluno a fazer operações com números negativos e promove a educação financeira, desenvolvendo o raciocínio lógico. Ambos os jogos, tem seus conceitos aplicados no cotidiano.2019-07-28T15:24:25Z2019-07-28T15:24:25Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1983-6554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199389ALVES, Denis Rogerio SanchesGOMES, Maria Clara DariGIL, Angelaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-28T15:24:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199389Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-28T15:24:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv OFICINA: JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS E RACIOCÍNIO LÓGICO
title OFICINA: JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS E RACIOCÍNIO LÓGICO
spellingShingle OFICINA: JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS E RACIOCÍNIO LÓGICO
ALVES, Denis Rogerio Sanches
Jogos Matemáticos
Ensino Fundamental
Operações Básicas
title_short OFICINA: JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS E RACIOCÍNIO LÓGICO
title_full OFICINA: JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS E RACIOCÍNIO LÓGICO
title_fullStr OFICINA: JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS E RACIOCÍNIO LÓGICO
title_full_unstemmed OFICINA: JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS E RACIOCÍNIO LÓGICO
title_sort OFICINA: JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS E RACIOCÍNIO LÓGICO
author ALVES, Denis Rogerio Sanches
author_facet ALVES, Denis Rogerio Sanches
GOMES, Maria Clara Dari
GIL, Angela
author_role author
author2 GOMES, Maria Clara Dari
GIL, Angela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES, Denis Rogerio Sanches
GOMES, Maria Clara Dari
GIL, Angela
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos Matemáticos
Ensino Fundamental
Operações Básicas
topic Jogos Matemáticos
Ensino Fundamental
Operações Básicas
description Os conceitos da matemática, em geral, são ensinados de forma abstrata, promovendo ao aprendiz barreiras epistemológicas que podem ser levadas ao longo de toda vida acadêmica. Devido a isso, a maioria dos alunos possuem uma grande aversão a matemática. Pensando nisso, foi desenvolvido o projeto de extensão “Jogos Matemáticos e Educação Não Fomal”, o qual tem o objetivo de amenizar as dificuldades encontradas. O projeto é constituído por sete jogos, são eles: Calculando seu Lugar, Zoológico, Soma Zero, Matix, Jogo da velha das operações, Jogo da velha 3D e Corrida de obstáculos. Todos com sua aplicação a partir no 7º ano do ensino fundamental em especial, mas podendo ser aplicado até o 9º ano como exemplo o calculando seu lugar e corrida de obstáculos. Nesse sentido, a oficina tem a proposta de ensinar graduandos de Licenciatura, em especial, da Matemática a confeccionar e aplicar os jogos. Os jogos propostos são: “Calculando seu Lugar” e “Zoológico”. O jogo Calculando seu Lugar, se trata de um jogo de tabuleiro que trabalha as quatro operações básicas. Por sua vez, o jogo Zoológico, é utilizado para ensinar o aluno a fazer operações com números negativos e promove a educação financeira, desenvolvendo o raciocínio lógico. Ambos os jogos, tem seus conceitos aplicados no cotidiano.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-28T15:24:25Z
2019-07-28T15:24:25Z
2019-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1983-6554
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199389
identifier_str_mv 1983-6554
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652406212263936