Práticas de formação de pesquisadores da educação.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160515 |
Resumo: | Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=2587&dd99=view&dd98=pb |
id |
UFSC_8342128200fce1363084145dc2ae4565 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160515 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Práticas de formação de pesquisadores da educação.Pesquisa educacionalFormação do pesquisadorLeitura epistemológica das práticas investigativas.Revista Diálogo EducaçãoDisponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=2587&dd99=view&dd98=pbO artigo discute a formação do pesquisador da educação e relata a experiência desenvolvida na disciplina Seminário de Tese II ministrada à primeira turma de Doutorado do Programa de Pós- Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Inicialmente, analisa núcleos problemáticos das pesquisas em educação no Brasil, apontados pela literatura educacional, em seguida, descreve o processo pedagógico desenvolvido pela referida disciplina, cuja intencionalidade era propiciar um espaço de discussão coletiva voltado à formação de pesquisadores. O relato dos procedimentos adotados na disciplina sublinha a relevância de um exercício de percepção e reflexão crítica direcionado à compreensão dos elos existentes entre as abordagens de pesquisa e seus pressupostos epistemológicos, gnosiológicos e ontológicos. As análises das práticas investigativas de diferentes modalidades de pesquisa, realizadas a partir do “esquema paradigmático” proposto por Gamboa (2007), configuraram-se como elemento dinamizador das práticas investigativas dos participantes.Revista Diálogo Educacional (PUCPR)2016-04-13T21:53:00Z2016-04-13T21:53:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINTO, N. B. ; MARTINS, Pura Lucia Oliver. Práticas de Formação de Pesquisadores da Educação. Revista Diálogo Educacional (PUCPR), v. 9, p. 103-118, 2009.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160515Pinto, Neuza BertoniMartins, Pura Lúcia Oliverporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-13T21:53:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160515Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-13T21:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de formação de pesquisadores da educação. |
title |
Práticas de formação de pesquisadores da educação. |
spellingShingle |
Práticas de formação de pesquisadores da educação. Pinto, Neuza Bertoni Pesquisa educacional Formação do pesquisador Leitura epistemológica das práticas investigativas. Revista Diálogo Educação |
title_short |
Práticas de formação de pesquisadores da educação. |
title_full |
Práticas de formação de pesquisadores da educação. |
title_fullStr |
Práticas de formação de pesquisadores da educação. |
title_full_unstemmed |
Práticas de formação de pesquisadores da educação. |
title_sort |
Práticas de formação de pesquisadores da educação. |
author |
Pinto, Neuza Bertoni |
author_facet |
Pinto, Neuza Bertoni Martins, Pura Lúcia Oliver |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Pura Lúcia Oliver |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Neuza Bertoni Martins, Pura Lúcia Oliver |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa educacional Formação do pesquisador Leitura epistemológica das práticas investigativas. Revista Diálogo Educação |
topic |
Pesquisa educacional Formação do pesquisador Leitura epistemológica das práticas investigativas. Revista Diálogo Educação |
description |
Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=2587&dd99=view&dd98=pb |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2016-04-13T21:53:00Z 2016-04-13T21:53:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PINTO, N. B. ; MARTINS, Pura Lucia Oliver. Práticas de Formação de Pesquisadores da Educação. Revista Diálogo Educacional (PUCPR), v. 9, p. 103-118, 2009. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160515 |
identifier_str_mv |
PINTO, N. B. ; MARTINS, Pura Lucia Oliver. Práticas de Formação de Pesquisadores da Educação. Revista Diálogo Educacional (PUCPR), v. 9, p. 103-118, 2009. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160515 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Diálogo Educacional (PUCPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Diálogo Educacional (PUCPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652250918158336 |