Processo de mudança da avaliação no ensino de física de nível médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91872 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica |
id |
UFSC_8c1ad65c4dc520608e51199f730ed65a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91872 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Processo de mudança da avaliação no ensino de física de nível médioEducaçãoEducação científica e tecnológicaFísicaEstudo e ensino (Segundo grau)AvaliaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaEsse trabalho é um estudo do processo de mudanças na avaliação escolar no ensino de Física de nível médio, realizado em Florianópolis, nas escolas da rede estadual de Santa Catarina. Toma como ponto de partida as propostas apresentadas nos documentos oficiais e se estende às concepções e práticas dos professores. Inicialmente, estabelece um sentido para a mudança, fundamentada em uma concepção de avaliação assentada sobre o vínculo indivíduo-sociedade, uma concepção progressista de educação e uma concepção de ensino de Física que contempla o desenvolvimento de competências que possibilitam uma compreensão mais crítica da realidade. Nesse sentido, caracteriza o problema da avaliação tendo em vista aspectos político e ideológicos, sociológicos, didáticos e da prática dos professores. Analisa os documentos oficiais nacionais e do estado de Santa Catarina e identifica neles propostas mudanças que se aproximam daquelas valorizadas nessa pesquisa. Caracteriza a avaliação no ensino de Física que ocorre nas escolas a partir das práticas e concepções docentes inferidas de observações e entrevistas, por meio das categorias conteúdo, forma e intencionalidade, no intuito de situá-las no processo de mudança da avaliação no ensino de Física. Analisa as concepções e práticas docentes recorrendo aos instrumentos de análise da Didática das Ciências de origem francesa em três vertentes: (1) por meio da Transposição Didática, considerando as características do saber a ensinar e ensinado; (2) por meio do Contrato Didático, considerando as regras e renegociações que mantém a relação didática e (3) por meio de contribuições da psicologia cognitiva, tratando questões relativas à aprendizagem. A análise mostra a importância de se considerar as especificidades didáticas no processo de mudança da avaliação no ensino de Física e apresenta a Didática das Ciências de origem francesa como possibilidade de atender essa demanda. Finalmente, é apontada a necessidade de problematizar a avaliação, articulando-a com a didática específica da disciplina, na formação inicial e continuada do professor.Florianópolis, SCAlves Filho, Jose de PinhoUniversidade Federal de Santa CatarinaBarros, João Henrique Ávila de2012-10-24T03:24:42Z2012-10-24T03:24:42Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf254662http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91872porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T20:52:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91872Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T20:52:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo de mudança da avaliação no ensino de física de nível médio |
title |
Processo de mudança da avaliação no ensino de física de nível médio |
spellingShingle |
Processo de mudança da avaliação no ensino de física de nível médio Barros, João Henrique Ávila de Educação Educação científica e tecnológica Física Estudo e ensino (Segundo grau) Avaliação |
title_short |
Processo de mudança da avaliação no ensino de física de nível médio |
title_full |
Processo de mudança da avaliação no ensino de física de nível médio |
title_fullStr |
Processo de mudança da avaliação no ensino de física de nível médio |
title_full_unstemmed |
Processo de mudança da avaliação no ensino de física de nível médio |
title_sort |
Processo de mudança da avaliação no ensino de física de nível médio |
author |
Barros, João Henrique Ávila de |
author_facet |
Barros, João Henrique Ávila de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves Filho, Jose de Pinho Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, João Henrique Ávila de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação científica e tecnológica Física Estudo e ensino (Segundo grau) Avaliação |
topic |
Educação Educação científica e tecnológica Física Estudo e ensino (Segundo grau) Avaliação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008 2012-10-24T03:24:42Z 2012-10-24T03:24:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
254662 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91872 |
identifier_str_mv |
254662 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91872 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652259526967296 |