Letramento digital e escola: Desafios e Possibilidades no 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Professor Pedro Henrique Berkenbrock, na Ótica de Alunos, Pais, Professores e Gestores.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169055 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
id |
UFSC_c82cc8aafbc9a20e2fa23ce7cd488efc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169055 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Letramento digital e escola: Desafios e Possibilidades no 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Professor Pedro Henrique Berkenbrock, na Ótica de Alunos, Pais, Professores e Gestores.TDIC. Letramento Digital. Ensino Fundamental (Anos Iniciais). Práticas Pedagógicas.TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.Este trabalho discute a importância do uso das TDIC como ferramenta de ensino e aprendizagem. Aborda-se o conceito de letramento digital como prática social e educativa, pois as TDIC estão presentes nas mais diversas situações da vida cotidiana e a Escola inserese nesta sociedade digital. Ressalta-se neste estudo que a Escola não pode ficar à margem desta realidade. Foi realizado um estudo de caso com a Escola Municipal de Educação Básica Professor Pedro Henrique Berkenbrock, com a finalidade de levantar as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores do 5º Ano do Ensino Fundamental, sob a perspectiva do letramento digital. Portanto trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza quantiqualitativa, no qual buscou-se contemplar os vários sujeitos do processo ensinoaprendizagem. A saber: alunos, pais, professores e gestores da escola em questão. Para cada grupo de sujeitos construiu-se quatro instrumentos de pesquisa: um questionário para os alunos, outro para os pais, e mais um para os professores. Os questionários continham questões semelhantes fechadas e abertas. Em se tratando dos gestores da escola realizou-se uma entrevista semi-estruturada com a gestora da escola e com a secretária educacional. Portanto na análise dos dados serão demonstrados os dados separadamente entre esses quatro grupos. Os três primeiros grupos (alunos, pais e docentes) por meio de tabelas, e, no caso das entrevistas, a descrição geral das falas da gestora e secretária. A amostra foi composta por quarenta e quatro alunos, quarenta e dois pais, cinco professores, uma gestora e uma secretária educacional. Os resultados emergentes deste estudo revelam que os alunos como autênticos representantes da geração Z, que nasceram sob a influência da tecnologia e possuem uma aptidão natural para lidar com objetos eletrônicos diversos, apresentam uma visão favorável sobre a relevância do uso das TDIC como apoio à construção de conhecimento. Além disso, constatou-se que os pais concordam e consideram de suma importância a incorporação das TDIC como ferramentas de aprendizagem. Ainda observou-se que os professores utilizam recursos digitais variados vinculados às práticas pedagógicas, na busca da construção de conhecimentos significativos, enfocando o letramento digital no processo de ensinoaprendizagem. Já a equipe gestora enfatizou que existe um trabalho coletivo, no qual as TDIC são contempladas, destacando a importância do diário online, uso dos tablets, utilização da Sala Informatizada, formação continuada dos professores, salientando a importância do trabalho em parceria com a monitora do laboratório de informática, que contribui decisivamente com o andamento dos trabalhos relacionados às TDIC. Enfim, a presente pesquisa forneceu dados que possibilitaram a constatação de que a EMEB Prof. Pedro Henrique Berkenbrock apresenta resultados significativos relacionados à articulação entre tecnologias digitais da informaçãoFlorianópolis, SCMassagli, Silvia Carla ConceiçãoUniversidade Federal de Santa CatarinaPicolli, Sérgio Ivan2016-10-10T01:54:05Z2016-10-10T01:54:05Z2016-10-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis92application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169055porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-10T01:54:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169055Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-10T01:54:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento digital e escola: Desafios e Possibilidades no 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Professor Pedro Henrique Berkenbrock, na Ótica de Alunos, Pais, Professores e Gestores. |
title |
Letramento digital e escola: Desafios e Possibilidades no 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Professor Pedro Henrique Berkenbrock, na Ótica de Alunos, Pais, Professores e Gestores. |
spellingShingle |
Letramento digital e escola: Desafios e Possibilidades no 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Professor Pedro Henrique Berkenbrock, na Ótica de Alunos, Pais, Professores e Gestores. Picolli, Sérgio Ivan TDIC. Letramento Digital. Ensino Fundamental (Anos Iniciais). Práticas Pedagógicas. |
title_short |
Letramento digital e escola: Desafios e Possibilidades no 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Professor Pedro Henrique Berkenbrock, na Ótica de Alunos, Pais, Professores e Gestores. |
title_full |
Letramento digital e escola: Desafios e Possibilidades no 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Professor Pedro Henrique Berkenbrock, na Ótica de Alunos, Pais, Professores e Gestores. |
title_fullStr |
Letramento digital e escola: Desafios e Possibilidades no 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Professor Pedro Henrique Berkenbrock, na Ótica de Alunos, Pais, Professores e Gestores. |
title_full_unstemmed |
Letramento digital e escola: Desafios e Possibilidades no 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Professor Pedro Henrique Berkenbrock, na Ótica de Alunos, Pais, Professores e Gestores. |
title_sort |
Letramento digital e escola: Desafios e Possibilidades no 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Professor Pedro Henrique Berkenbrock, na Ótica de Alunos, Pais, Professores e Gestores. |
author |
Picolli, Sérgio Ivan |
author_facet |
Picolli, Sérgio Ivan |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Massagli, Silvia Carla Conceição Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Picolli, Sérgio Ivan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TDIC. Letramento Digital. Ensino Fundamental (Anos Iniciais). Práticas Pedagógicas. |
topic |
TDIC. Letramento Digital. Ensino Fundamental (Anos Iniciais). Práticas Pedagógicas. |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-10T01:54:05Z 2016-10-10T01:54:05Z 2016-10-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169055 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
92 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652326673580032 |