Letramento digital e escola: Desafios e Possibilidades no 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Professor Pedro Henrique Berkenbrock, na Ótica de Alunos, Pais, Professores e Gestores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Picolli, Sérgio Ivan
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169055
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
id UFSC_c82cc8aafbc9a20e2fa23ce7cd488efc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169055
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Letramento digital e escola: Desafios e Possibilidades no 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Professor Pedro Henrique Berkenbrock, na Ótica de Alunos, Pais, Professores e Gestores.TDIC. Letramento Digital. Ensino Fundamental (Anos Iniciais). Práticas Pedagógicas.TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.Este trabalho discute a importância do uso das TDIC como ferramenta de ensino e aprendizagem. Aborda-se o conceito de letramento digital como prática social e educativa, pois as TDIC estão presentes nas mais diversas situações da vida cotidiana e a Escola inserese nesta sociedade digital. Ressalta-se neste estudo que a Escola não pode ficar à margem desta realidade. Foi realizado um estudo de caso com a Escola Municipal de Educação Básica Professor Pedro Henrique Berkenbrock, com a finalidade de levantar as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores do 5º Ano do Ensino Fundamental, sob a perspectiva do letramento digital. Portanto trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza quantiqualitativa, no qual buscou-se contemplar os vários sujeitos do processo ensinoaprendizagem. A saber: alunos, pais, professores e gestores da escola em questão. Para cada grupo de sujeitos construiu-se quatro instrumentos de pesquisa: um questionário para os alunos, outro para os pais, e mais um para os professores. Os questionários continham questões semelhantes fechadas e abertas. Em se tratando dos gestores da escola realizou-se uma entrevista semi-estruturada com a gestora da escola e com a secretária educacional. Portanto na análise dos dados serão demonstrados os dados separadamente entre esses quatro grupos. Os três primeiros grupos (alunos, pais e docentes) por meio de tabelas, e, no caso das entrevistas, a descrição geral das falas da gestora e secretária. A amostra foi composta por quarenta e quatro alunos, quarenta e dois pais, cinco professores, uma gestora e uma secretária educacional. Os resultados emergentes deste estudo revelam que os alunos como autênticos representantes da geração Z, que nasceram sob a influência da tecnologia e possuem uma aptidão natural para lidar com objetos eletrônicos diversos, apresentam uma visão favorável sobre a relevância do uso das TDIC como apoio à construção de conhecimento. Além disso, constatou-se que os pais concordam e consideram de suma importância a incorporação das TDIC como ferramentas de aprendizagem. Ainda observou-se que os professores utilizam recursos digitais variados vinculados às práticas pedagógicas, na busca da construção de conhecimentos significativos, enfocando o letramento digital no processo de ensinoaprendizagem. Já a equipe gestora enfatizou que existe um trabalho coletivo, no qual as TDIC são contempladas, destacando a importância do diário online, uso dos tablets, utilização da Sala Informatizada, formação continuada dos professores, salientando a importância do trabalho em parceria com a monitora do laboratório de informática, que contribui decisivamente com o andamento dos trabalhos relacionados às TDIC. Enfim, a presente pesquisa forneceu dados que possibilitaram a constatação de que a EMEB Prof. Pedro Henrique Berkenbrock apresenta resultados significativos relacionados à articulação entre tecnologias digitais da informaçãoFlorianópolis, SCMassagli, Silvia Carla ConceiçãoUniversidade Federal de Santa CatarinaPicolli, Sérgio Ivan2016-10-10T01:54:05Z2016-10-10T01:54:05Z2016-10-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis92application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169055porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-10T01:54:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169055Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-10T01:54:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento digital e escola: Desafios e Possibilidades no 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Professor Pedro Henrique Berkenbrock, na Ótica de Alunos, Pais, Professores e Gestores.
title Letramento digital e escola: Desafios e Possibilidades no 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Professor Pedro Henrique Berkenbrock, na Ótica de Alunos, Pais, Professores e Gestores.
spellingShingle Letramento digital e escola: Desafios e Possibilidades no 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Professor Pedro Henrique Berkenbrock, na Ótica de Alunos, Pais, Professores e Gestores.
Picolli, Sérgio Ivan
TDIC. Letramento Digital. Ensino Fundamental (Anos Iniciais). Práticas Pedagógicas.
title_short Letramento digital e escola: Desafios e Possibilidades no 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Professor Pedro Henrique Berkenbrock, na Ótica de Alunos, Pais, Professores e Gestores.
title_full Letramento digital e escola: Desafios e Possibilidades no 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Professor Pedro Henrique Berkenbrock, na Ótica de Alunos, Pais, Professores e Gestores.
title_fullStr Letramento digital e escola: Desafios e Possibilidades no 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Professor Pedro Henrique Berkenbrock, na Ótica de Alunos, Pais, Professores e Gestores.
title_full_unstemmed Letramento digital e escola: Desafios e Possibilidades no 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Professor Pedro Henrique Berkenbrock, na Ótica de Alunos, Pais, Professores e Gestores.
title_sort Letramento digital e escola: Desafios e Possibilidades no 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Professor Pedro Henrique Berkenbrock, na Ótica de Alunos, Pais, Professores e Gestores.
author Picolli, Sérgio Ivan
author_facet Picolli, Sérgio Ivan
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Massagli, Silvia Carla Conceição
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Picolli, Sérgio Ivan
dc.subject.por.fl_str_mv TDIC. Letramento Digital. Ensino Fundamental (Anos Iniciais). Práticas Pedagógicas.
topic TDIC. Letramento Digital. Ensino Fundamental (Anos Iniciais). Práticas Pedagógicas.
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-10T01:54:05Z
2016-10-10T01:54:05Z
2016-10-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169055
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 92
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652326673580032