Elaboração do instrumento para avaliação do ensino da disciplina Técnica Dietética e sua interface com o desenvolvimento de habilidades culinárias nos cursos de graduação em nutrição das universidades públicas do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Beatriz Coser da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Luciano, Eduarda Marques
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223166
Resumo: TCC(graduação)- Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Nutrição.
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spelling Elaboração do instrumento para avaliação do ensino da disciplina Técnica Dietética e sua interface com o desenvolvimento de habilidades culinárias nos cursos de graduação em nutrição das universidades públicas do BrasilTécnica dietéticaEnsinoHabilidades culináriasQuestionárioTCC(graduação)- Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Nutrição.Introdução: As Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Nutrição no Brasil destacam a importância do conhecimento da Técnica Dietética para o nutricionista nas suas diversas áreas de atuação. A partir da publicação da segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira, em 2014, foi evidenciada a necessidade do desenvolvimento de habilidades culinárias pela população com o objetivo de melhorar as escolhas alimentares, e consequentemente, a qualidade da dieta. Objetivo: Desenvolver um instrumento para avaliar o ensino da disciplina Técnica Dietética e sua interface com o desenvolvimento de habilidades culinárias nos cursos de graduação em Nutrição das universidades públicas do Brasil. Métodos: Trata-se de um estudo metodológico e analítico. Para a construção do questionário, foram definidas as variáveis sobre os aspectos gerais do curso de graduação em nutrição e os aspectos sobre o ensino da disciplina Técnica Dietética e de sua interface com o desenvolvimento de habilidades culinárias. Optou-se pela construção de um questionário online, com questões elaboradas, sequenciadas, abertas e/ou fechadas. O instrumento teve sua avaliação de conteúdo feita por especialistas no constructo do estudo. Resultados: O resultado deste estudo foi o “Instrumento para avaliação do ensino da disciplina Técnica Dietética e sua interface com o desenvolvimento de habilidades culinárias nos cursos de graduação em nutrição das universidades públicas do Brasil”. Conclusão: Foi possível desenvolver um instrumento para avaliar do ensino da disciplina Técnica Dietética e sua interface com o desenvolvimento de habilidades culinárias baseado na importância da disciplina para as áreas de atuação do nutricionista, evidenciado pela literatura científica, e nas sugestões de especialistas da área. Desta forma, este instrumento contribui para a autonomia e saúde da população, pelo incentivo ao desenvolvimento de habilidades culinárias e consequentemente menor consumo de alimentos ultraprocessados, agravantes à saúde.Introduction: The Curricular Guidelines for the Undergraduate Course in Nutrition in Brazil highlight the importance of knowledge of the Dietetic Technique for nutritionists in their various areas of expertise. From the publication of the second edition of the Food Guide for the Brazilian Population, the need for the development of culinary skills by the population was evidenced with the aim of improving food choices, and consequently, the quality of the diet. Objective: Develop an instrument to evaluate the teaching of the Dietetic Technique discipline and its interface with the development of culinary skills in undergraduate courses in Nutrition at public universities in Brazil. Methods: This is a methodological and analytical study. For the construction of the questionnaire, variables were defined on the general aspects of the undergraduate course in nutrition and the aspects on the teaching of the Dietetic Technique discipline and its interface with the development of culinary skills. We opted for the construction of an online questionnaire, with elaborated, sequenced, open and / or closed questions. The instrument had its content evaluation made by specialists in the study's construct. Results: The result of this study was the elaboration of the "Instrument for the evaluation of the teaching of dietetic technique discipline and its interface with the development of culinary skills in the undergraduate courses in nutrition of public universities in Brazil". Conclusion: It was possible to develop an instrument to evaluate the teaching of the Dietetic Technique discipline and its interface with the development of culinary skills based on the importance of the discipline for the areas of performance of the nutritionist, evidenced by the scientific literature, and on the suggestions of specialists in the area. In this way, this instrument contributes to the population's autonomy and health, by encouraging the development of culinary skills and consequently less consumption of ultra-processed foods, aggravating to the health.Florianópolis, SCGeraldo, Ana Paula GinesUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Beatriz Coser daLuciano, Eduarda Marques2021-05-17T23:48:01Z2021-05-17T23:48:01Z2021-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis49 f.application/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223166info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-05-17T23:48:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/223166Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-05-17T23:48:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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