As representações sociais da educação a distância: uma investigação junto a alunos do ensino superior a distância e a alunos do ensino superior presencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, João Vianney Valle dos
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89218
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas
id UFSC_f62f6f34368365354d3141b72cb47360
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89218
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSantos, João Vianney Valle dosCamargo, Brigido VizeuBenakouche, Tamara2012-10-22T18:11:43Z2012-10-22T18:11:43Z20062006236473http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89218Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências HumanasEsta pesquisa analisou as representações sociais da educação a distância junto a dois grupos de alunos de cursos de graduação: Grupo A, com 201 alunos de cursos oferecidos pela modalidade da educação a distância (EAD); e Grupo B, com 195 alunos de cursos oferecidos de modo presencial, totalizando 396 entrevistas. Os pressupostos adotados foram os da teoria das Representações Sociais (Moscovici, 1978), que define por representações sociais (RS) o conjunto de opiniões, crenças ou valores que são socialmente construídos em grupos delimitados em relação a um determinado objeto, como uma estratégia particular de apropriação dos grupos para orientar e justificar as tomadas de decisão em relação ao objeto; e da teoria da Abordagem Estrutural das Representações Sociais (Abric, 1998; 2003), que leva à identificação de quais são as palavras e as expressões que têm maior importância no significado de uma determinada RS, estruturando a apresentação destas palavras num núcleo central e um sistema periférico para cada representação social. O resultado apresentou a co-ocorrência de 80% entre as cinco palavras integrantes do núcleo central da representação social da EAD nos grupos A e B. As características comuns ao núcleo central da RS da EAD para ambos os grupos foram a facilidade e a rapidez no acesso ao ensino superior, e as de permitir comodidade com horário flexível para os estudos. Os alunos do Grupo A apresentaram como elemento diferenciador no núcleo central da RS a palavra liberdade, e destacam nos elementos periféricos da RS a economia de custos, a necessidade de autonomia, dedicação e de responsabilidade por parte do aluno, conferindo um caráter utilitário para a EAD. A diferenciação no núcleo central da RS da EAD do Grupo B ocorre com a palavra internet, apontando para um caráter de inovação tecnológica, e enfatizam nos elementos periféricos a comodidade para o estudo em casa, e apresentam dúvidas em relação à formação obtida por EAD. A pesquisa inclui um histórico da EAD no Brasil, desde o surgimento enquanto ensino técnico por correspondência, em 1904, e até o ciclo universitário da EAD iniciado em 1994, e até a conclusão da pesquisa, em 2006.329 f.| tabs.porFlorianópolis, SCCiências HumanasEnsino a distanciaBrasilRepresentações sociaisAvaliaçãoEnsino superiorAs representações sociais da educação a distância: uma investigação junto a alunos do ensino superior a distância e a alunos do ensino superior presencialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL236473.pdfapplication/pdf1371595https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89218/1/236473.pdf7b416db54f53ee414b8a8a34f472b651MD51TEXT236473.pdf.txt236473.pdf.txtExtracted Texttext/plain673377https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89218/2/236473.pdf.txt8ebbc24d8b006cc7edcc1a9ed7dfbefeMD52THUMBNAIL236473.pdf.jpg236473.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg758https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89218/3/236473.pdf.jpg1a65b963cb90e75e600cc6de5cbf88c5MD53123456789/892182013-05-05 06:19:37.56oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89218Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T09:19:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As representações sociais da educação a distância: uma investigação junto a alunos do ensino superior a distância e a alunos do ensino superior presencial
title As representações sociais da educação a distância: uma investigação junto a alunos do ensino superior a distância e a alunos do ensino superior presencial
spellingShingle As representações sociais da educação a distância: uma investigação junto a alunos do ensino superior a distância e a alunos do ensino superior presencial
Santos, João Vianney Valle dos
Ciências Humanas
Ensino a distancia
Brasil
Representações sociais
Avaliação
Ensino superior
title_short As representações sociais da educação a distância: uma investigação junto a alunos do ensino superior a distância e a alunos do ensino superior presencial
title_full As representações sociais da educação a distância: uma investigação junto a alunos do ensino superior a distância e a alunos do ensino superior presencial
title_fullStr As representações sociais da educação a distância: uma investigação junto a alunos do ensino superior a distância e a alunos do ensino superior presencial
title_full_unstemmed As representações sociais da educação a distância: uma investigação junto a alunos do ensino superior a distância e a alunos do ensino superior presencial
title_sort As representações sociais da educação a distância: uma investigação junto a alunos do ensino superior a distância e a alunos do ensino superior presencial
author Santos, João Vianney Valle dos
author_facet Santos, João Vianney Valle dos
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, João Vianney Valle dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camargo, Brigido Vizeu
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Benakouche, Tamara
contributor_str_mv Camargo, Brigido Vizeu
Benakouche, Tamara
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Ciências Humanas
Ensino a distancia
Brasil
Representações sociais
Avaliação
Ensino superior
topic Ciências Humanas
Ensino a distancia
Brasil
Representações sociais
Avaliação
Ensino superior
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas
publishDate 2006
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-22T18:11:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-22T18:11:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89218
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 236473
identifier_str_mv 236473
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 329 f.| tabs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89218/1/236473.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89218/2/236473.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89218/3/236473.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7b416db54f53ee414b8a8a34f472b651
8ebbc24d8b006cc7edcc1a9ed7dfbefe
1a65b963cb90e75e600cc6de5cbf88c5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804959071830016