As representações sociais da educação a distância: uma investigação junto a alunos do ensino superior a distância e a alunos do ensino superior presencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, João Vianney Valle dos
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89218
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas
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spelling As representações sociais da educação a distância: uma investigação junto a alunos do ensino superior a distância e a alunos do ensino superior presencialCiências HumanasEnsino a distanciaBrasilRepresentações sociaisAvaliaçãoEnsino superiorTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências HumanasEsta pesquisa analisou as representações sociais da educação a distância junto a dois grupos de alunos de cursos de graduação: Grupo A, com 201 alunos de cursos oferecidos pela modalidade da educação a distância (EAD); e Grupo B, com 195 alunos de cursos oferecidos de modo presencial, totalizando 396 entrevistas. Os pressupostos adotados foram os da teoria das Representações Sociais (Moscovici, 1978), que define por representações sociais (RS) o conjunto de opiniões, crenças ou valores que são socialmente construídos em grupos delimitados em relação a um determinado objeto, como uma estratégia particular de apropriação dos grupos para orientar e justificar as tomadas de decisão em relação ao objeto; e da teoria da Abordagem Estrutural das Representações Sociais (Abric, 1998; 2003), que leva à identificação de quais são as palavras e as expressões que têm maior importância no significado de uma determinada RS, estruturando a apresentação destas palavras num núcleo central e um sistema periférico para cada representação social. O resultado apresentou a co-ocorrência de 80% entre as cinco palavras integrantes do núcleo central da representação social da EAD nos grupos A e B. As características comuns ao núcleo central da RS da EAD para ambos os grupos foram a facilidade e a rapidez no acesso ao ensino superior, e as de permitir comodidade com horário flexível para os estudos. Os alunos do Grupo A apresentaram como elemento diferenciador no núcleo central da RS a palavra liberdade, e destacam nos elementos periféricos da RS a economia de custos, a necessidade de autonomia, dedicação e de responsabilidade por parte do aluno, conferindo um caráter utilitário para a EAD. A diferenciação no núcleo central da RS da EAD do Grupo B ocorre com a palavra internet, apontando para um caráter de inovação tecnológica, e enfatizam nos elementos periféricos a comodidade para o estudo em casa, e apresentam dúvidas em relação à formação obtida por EAD. A pesquisa inclui um histórico da EAD no Brasil, desde o surgimento enquanto ensino técnico por correspondência, em 1904, e até o ciclo universitário da EAD iniciado em 1994, e até a conclusão da pesquisa, em 2006.Florianópolis, SCCamargo, Brigido VizeuBenakouche, TamaraUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, João Vianney Valle dos2012-10-22T18:11:43Z2012-10-22T18:11:43Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis329 f.| tabs.application/pdf236473http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89218porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T09:19:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89218Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T09:19:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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