Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: Uma análise da percepção de professores de Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218623 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. |
id |
UFSC_fd0717018290a584d16542e035fe40f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218623 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: Uma análise da percepção de professores de Educação FísicaEducação Infantil; Ensino Fundamental; Transição Escolar; Educação Física.TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.O mapeamento na literatura identificou que a partir de 2006, com a ampliação do Ensino Fundamental desencadeou-se um maior interesse da comunidade acadêmica em investigar a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. No entanto, essa discussão ainda ocorre de forma bastante tímida na área da educação Física. Por isso, trazer a percepção dos professores de Educação Física como foco pode colaborar substancialmente com o debate acadêmico em torno desta problemática. Dessa forma, a pesquisa qualitativa de caráter descritivo teve como objetivo analisar a percepção de professores de Educação Física da Rede Municipal de Florianópolis em relação à transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. E como objetivos específicos: identificar o perfil dos professores de Educação Física; verificar de que forma se efetiva o planejamento de professores de Educação Física na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com vistas a identificar as aproximações e os distanciamentos existentes no tocante ao planejamento nessas etapas de ensino e identificar se existem e quais são os desafios encontrados pelos professores de Educação Física ao trabalharem com turmas que vivenciam a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Para a escolha intencional dos participantes da pesquisa, foram adotados os seguintes critérios: a) possuir cargo docente efetivo: b) possuir pelos menos dois anos de experiência como professor de Educação Física na Educação Básica; c) ter experiência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental; d) aceitar os termos da pesquisa. Como fonte de coleta dados foi empregada uma entrevista semiestruturada, elaborada pelas pesquisadoras, com base nos objetivos delineados. Para a categorização dos dados da pesquisa, recorreu-se aos indicativos do método de análise de conteúdo de Bardin (2016). As categorias de análise foram definidas à priori, com base na literatura consultada e na matriz analítica da entrevista semiestruturada. Os resultados da pesquisa identificaram algumas similaridades e, também, especificidades na dinâmica cotidiana da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. No tocante aos planejamentos, foi possível verificar alguns elementos que se aproximam, quais sejam: cultura corporal de movimento, recursos materiais e estratégias metodológicas. E outros elementos que se distanciam, a saber: ênfase no brincar, organização didática, e avaliação. Além disso, os professores entrevistados destacaram um conjunto de desafios vivenciados ao atuarem com turmas em transição entre uma etapa e outra. Um aspecto que chamou a atenção foram as estratégias pensadas pelos professores, no intuito de buscar superar estes desafios, uma vez que a organização no cotidiano escolar, a exemplo da estrutura física, da organização didática, dos tempos-espaços, e das exigências de avaliações impactam as propostas pedagógicas concretizadas. Diante do exposto, foi possível observar um notável esforço dos professores de Educação Física com o processo de transição, mas, que este processo apresenta uma série de desafios para a prática pedagógica docente. A modo de conclusão, ressalta-se que estes desafios solicitam um olhar cada vez mais atento dos professores, da equipe pedagógica escolar, das propostas de formação inicial e continuada em Educação Física, e de todos aqueles que se preocupam com o processo formativo das crianças. Espera-se que esta pesquisa contribua com a produção do conhecimento pertinente à Educação Física, e que, a partir do diagnóstico da realidade em análise, os resultados evidenciados potencializem um conjunto de discussões e reflexões que possam colaborar com as propostas pedagógicas pensadas para as crianças que vivem o processo de transição escolar.Florianópolis, SCBreschiliare, Fabiane Castilho TeixeiraUniversidade Federal de Santa CatarinaQuintino, Larissa Bitencourt2020-12-17T16:15:34Z2020-12-17T16:15:34Z2020-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis66application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218623info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-12-17T16:15:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218623Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-17T16:15:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: Uma análise da percepção de professores de Educação Física |
title |
Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: Uma análise da percepção de professores de Educação Física |
spellingShingle |
Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: Uma análise da percepção de professores de Educação Física Quintino, Larissa Bitencourt Educação Infantil; Ensino Fundamental; Transição Escolar; Educação Física. |
title_short |
Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: Uma análise da percepção de professores de Educação Física |
title_full |
Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: Uma análise da percepção de professores de Educação Física |
title_fullStr |
Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: Uma análise da percepção de professores de Educação Física |
title_full_unstemmed |
Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: Uma análise da percepção de professores de Educação Física |
title_sort |
Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: Uma análise da percepção de professores de Educação Física |
author |
Quintino, Larissa Bitencourt |
author_facet |
Quintino, Larissa Bitencourt |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Breschiliare, Fabiane Castilho Teixeira Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quintino, Larissa Bitencourt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil; Ensino Fundamental; Transição Escolar; Educação Física. |
topic |
Educação Infantil; Ensino Fundamental; Transição Escolar; Educação Física. |
description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-17T16:15:34Z 2020-12-17T16:15:34Z 2020-12-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218623 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218623 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
66 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652323131490304 |