Parceria colaborativa: descrição de uma experiência entre o ensino regular e especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Bárbara Carvalho
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Mendes, Enicéia Gonçalves, Almeida, Maria Amélia, Prette, Zilda Aparecida Pereira Del
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Especial (UFSM)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4137
Resumo: A escolarização de crianças com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino é uma realidade imposta por várias diretrizes de políticas educacionais, porém ainda persistem muitas dúvidas e impasses sobre como deve ser o processo de escolarização desses alunos. Um modelo muito promissor é o de ensino colaborativo, que consiste em uma parceria entre os professores de Educação Regular e os professores de Educação Especial, na qual um educador comum e um educador especial dividem a responsabilidade de planejar, instruir e avaliar os procedimentos de ensino a um grupo heterogêneo de estudantes. Tendo em vista a relevância deste modelo de parceria este estudo teve como objetivo descrever a experiência de ensino desenvolvida pela primeira autora junto a um aluno com deficiência visual (cego congênito), de 12 anos de idade (inserido em uma classe de 37 crianças da mesma faixa etária, estas sem diagnóstico médico de cegueira ou baixa visão) em colaboração com uma professora de Língua Portuguesa, a diretora da escola e os pais da criança cega, sob orientação de três docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Esta parceria colaborativa possibilitou o planejamento de atividades acadêmicas, adaptações de materiais, manejos ambientais e compartilhamento de informações, expectativas e frustrações com os pais, a professora da sala de recurso, a professora do ensino regular e a direção da escola.Palavras-chave: Ensino Colaborativo. Educação Especial. Educação Regular.
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