Fatores que influenciam na decisão de compra dos consumidores: um estudo de caso no Atacadão do Real em Palmeira das Missões - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel, Lisiane de
Data de Publicação: 2021
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000007r0v
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22513
Resumo: Trabalho de conclusão de curso de graduação - Universidade Federal de Santa maria, Campus de Palmeira das Missões, Curso de Administração, RS,2021
id UFSM_59140bcc42645a73336d62d9b1ae9058
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/22513
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Fatores que influenciam na decisão de compra dos consumidores: um estudo de caso no Atacadão do Real em Palmeira das Missões - RSComportamento do consumidorFatores de influênciaConsumidorDecisão de compraCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOTrabalho de conclusão de curso de graduação - Universidade Federal de Santa maria, Campus de Palmeira das Missões, Curso de Administração, RS,2021The relationship between consumers and retailers has undergone major changes since the 1960s to the present day. It went through a transition where, the retailer knew all its customers and their preferences, and today, the company that has this knowledge achieves a differential in the market. Competitiveness among retail stores is increasing and the search for a competitive advantage is essential, given that, given the large number of information and products available on the market, consumers are more demanding and selective in their choices. Thus, studying consumer behavior is the way to understand how he makes his purchase decisions and how the organization can influence him through his marketing actions. Each individual has preferences and behaviors that can be modified over time and changes in the environment, so it is up to retailers to strive to understand these needs and desires. Therefore, the present work aims to identify the factors that influence the purchase decision of consumers at Atacadão do Real in Palmeira das Missões-RS. To this end, a questionnaire was applied, containing 16 closed questions, to a sample of 119 consumers. The data were interpreted through the analysis of frequency, arithmetic mean and standard deviation, which demonstrated that each factor has a certain influence on the consumers' purchase decision, however, the psychological and cultural factors are the ones that stand out the most among consumers in the world. Atacadão do Real.A relação entre consumidores e varejistas tem sofrido grandes alterações desde a década de 60 até os dias atuais. Passou por uma transição onde, o varejista conhecia todos os seus clientes e suas preferências, e hoje, a empresa que possui esse conhecimento consegue um diferencial no mercado. A competitividade entre as lojas de varejo é cada vez maior e a busca por um diferencial competitivo é algo imprescindível, já que, diante do grande número de informações e produtos disponíveis no mercado, os consumidores estão mais exigentes e seletivos em suas escolhas. Dessa forma, estudar o comportamento do consumidor é o caminho para se compreender como ele realiza suas decisões de compra e de que maneira a organização pode influenciá-lo através de suas ações de marketing. Cada indivíduo possui preferências e comportamentos que podem ser modificados com o passar do tempo e as alterações do ambiente, por isso, cabe ao comércio varejista esforçar-se para compreender tais necessidades e desejos. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo identificar os fatores que influenciam na decisão de compra dos consumidores do Atacadão do Real em Palmeira das Missões-RS. Para tanto, foi aplicado um questionário, contendo 16 questões fechadas, à uma amostra de 119 consumidores. Os dados foram interpretados através da análise de frequência, média aritmética e desvio padrão, o que demonstrou que cada fator possui uma certa influência na decisão de compra dos consumidores, porém, os fatores psicológicos e culturais são os que mais se destacam entre os consumidores do Atacadão do Real.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMUFSM Palmeira das MissõesSarturi, GreiciMiguel, Lisiane de2021-10-22T18:41:15Z2021-10-22T18:41:15Z2021-01-262021Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22513ark:/26339/0013000007r0vporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-09-15T20:17:22Zoai:repositorio.ufsm.br:1/22513Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-09-15T20:17:22Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores que influenciam na decisão de compra dos consumidores: um estudo de caso no Atacadão do Real em Palmeira das Missões - RS
title Fatores que influenciam na decisão de compra dos consumidores: um estudo de caso no Atacadão do Real em Palmeira das Missões - RS
spellingShingle Fatores que influenciam na decisão de compra dos consumidores: um estudo de caso no Atacadão do Real em Palmeira das Missões - RS
Miguel, Lisiane de
Comportamento do consumidor
Fatores de influência
Consumidor
Decisão de compra
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Fatores que influenciam na decisão de compra dos consumidores: um estudo de caso no Atacadão do Real em Palmeira das Missões - RS
title_full Fatores que influenciam na decisão de compra dos consumidores: um estudo de caso no Atacadão do Real em Palmeira das Missões - RS
title_fullStr Fatores que influenciam na decisão de compra dos consumidores: um estudo de caso no Atacadão do Real em Palmeira das Missões - RS
title_full_unstemmed Fatores que influenciam na decisão de compra dos consumidores: um estudo de caso no Atacadão do Real em Palmeira das Missões - RS
title_sort Fatores que influenciam na decisão de compra dos consumidores: um estudo de caso no Atacadão do Real em Palmeira das Missões - RS
author Miguel, Lisiane de
author_facet Miguel, Lisiane de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sarturi, Greici
dc.contributor.author.fl_str_mv Miguel, Lisiane de
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Fatores de influência
Consumidor
Decisão de compra
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic Comportamento do consumidor
Fatores de influência
Consumidor
Decisão de compra
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description Trabalho de conclusão de curso de graduação - Universidade Federal de Santa maria, Campus de Palmeira das Missões, Curso de Administração, RS,2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-22T18:41:15Z
2021-10-22T18:41:15Z
2021-01-26
2021
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22513
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000007r0v
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22513
identifier_str_mv ark:/26339/0013000007r0v
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
UFSM Palmeira das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
UFSM Palmeira das Missões
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172300372180992