Educação continuada na fala de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feldkercher, Nadiane
Data de Publicação: 2008
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/00130000045ks
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/450
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008.
id UFSM_a2eb372cb3d769dbd00cab7d84d7388c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/450
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Educação continuada na fala de professoresContinuous education in teachers’ speechesEducação continuada de professoresGestão escolarEscola reflexivaMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008.The research Continuous Education in teachers’ speeches was developed in the Educational Management Specialization Course and fits in the research line School Organization Management. To identify the teachers’ concepts about continuous education and to investigate what teachers and schools are doing in relation to that are the objectives of this research. It is a qualitative research developed in the Course Sexual Diversity and Gender Equality in which the colaborators were the participant professors of the course. Questionnaires and interviews were used as instruments to collect data. Studies about different themes were used in order to base the data analysis: teachers’ formation, teachers’ continuous education, public politics and school organization. Considering these studies and the data collected, topics like the implications of being a teacher; initial formation of teachers as professionals; continuous education; aspects of the initiative execution dynamics of continuous education; public politics related to continuous education; relation between continuous education and pedagogical practice change; and continuous teacher education at the school itself. Among the results, it is highlighted that the participation in continuous education initiative does not educate the teacher as a professional, but that is essential that the professional wishes that, that is, be looking forward to experiencing that. It is also possible to plan and develop continuous education at the teachers’ workplace itself, in this way, it can be more signifying since it values more that context singularities and articulates theory and practice besides making possible a collective reflection of the participant teachers.A pesquisa Educação Continuada na fala de professores foi desenvolvida no curso de especialização em Gestão Educacional e inclui-se na linha de pesquisa Gestão da Organização Escolar. Os objetivos desta pesquisa foram identificar as concepções que os professores têm sobre educação continuada e investigar o que professores e escolas estão fazendo em relação a mesma. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida no contexto do Curso Diversidade Sexual e Igualdade de Gênero e que teve como colaboradores os professores participantes do Curso. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados questionários e entrevistas. Para subsidiar a análise destes dados usamos como suporte teórico estudos sobre os temas: formação de professores, educação continuada de professores, políticas públicas e organização escolar. A partir desses estudos e dos dados coletados, foram problematizados elementos como implicações do ser professor, formação inicial do profissional professor, educação continuada, aspectos da dinâmica de execução de iniciativas de educação continuada, políticas públicas referentes à educação continuada, relação entre educação continuada e mudança da prática pedagógica e educação continuada de professores na própria escola. Dentre os resultados encontrados, destacamos que a participação em iniciativas de educação continuada por si só não educa o profissional professor e que é imprescindível que o mesmo a deseje, isto é, esteja aberto para a mesma. Apontamos ainda que é possível planejar e desenvolver educação continuada no próprio ambiente de trabalho do professor e que, assim, esta pode ser mais significativa por poder valorizar mais as singularidades daquele contexto, articular com maior facilidade teoria e prática além de propiciar a reflexão conjunta dos professores participantes.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoFreitas, Deisi SangoiFeldkercher, Nadiane2014-09-10T14:56:14Z2014-09-10T14:56:14Z2008-07-222008Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/450ark:/26339/00130000045ksporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:51:48Zoai:repositorio.ufsm.br:1/450Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:51:48Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação continuada na fala de professores
Continuous education in teachers’ speeches
title Educação continuada na fala de professores
spellingShingle Educação continuada na fala de professores
Feldkercher, Nadiane
Educação continuada de professores
Gestão escolar
Escola reflexiva
title_short Educação continuada na fala de professores
title_full Educação continuada na fala de professores
title_fullStr Educação continuada na fala de professores
title_full_unstemmed Educação continuada na fala de professores
title_sort Educação continuada na fala de professores
author Feldkercher, Nadiane
author_facet Feldkercher, Nadiane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Deisi Sangoi
dc.contributor.author.fl_str_mv Feldkercher, Nadiane
dc.subject.por.fl_str_mv Educação continuada de professores
Gestão escolar
Escola reflexiva
topic Educação continuada de professores
Gestão escolar
Escola reflexiva
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07-22
2008
2014-09-10T14:56:14Z
2014-09-10T14:56:14Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/450
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/00130000045ks
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/450
identifier_str_mv ark:/26339/00130000045ks
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172279715233792