Escola inclusiva: principais desafios dos educandos frente á ação educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000sbtj |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1296 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
id |
UFSM_c010a9e24a37fe484594a9e947f96866 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/1296 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola inclusiva: principais desafios dos educandos frente á ação educativaEducação especialDesafiosInclusãoArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.O presente trabalho monográfico busca apresentar reflexões teóricas a cerca da educação inclusiva e os principais desafios dos educadores frente à ação educativa com o objetivo de esclarecer sobre as dificuldades que esses profissionais se defrontam no processo inclusivo. É importante conhecer a trajetória que a educação especial fez até chegar à inclusão, compreendendo as políticas públicas em prol desta. A educação especial sob a perspectiva da inclusão é um desafio a ser vencido pela sociedade, pelo estado e, de modo bem específico, pela escola, onde de fato a verdadeira batalha é realizada. As dificuldades e os desafios da inclusão escolar estão ligados a questões como organização da sociedade, valores que nela prevalecem, prioridades definidas pelas políticas públicas, meios efetivamente disponibilizados para a implantação dessas políticas, fatores relacionados à formação de docentes, infra-estrutura e problemas vinculados à especificidade das diferentes condições que afetam o desempenho acadêmico e a formação pessoal de sujeitos que apresentam necessidades especiais ou outras características que os introduzem na categoria de alunos especiais. A inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino sempre foi um discurso distante das práticas educacionais. Por isso, devem ser criadas políticas públicas visando à inclusão social que partam de uma conscientização dos direitos do cidadão e da valorização do ser humano, quebrando a tradição assistencialista da educação especial.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoCopetti, Rosana EstelaBiscaglia, Joscelaine da Silveira2016-03-01T13:53:46Z2016-03-01T13:53:46Z2010-12-142010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1296ark:/26339/001300000sbtjporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:53:18Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1296Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:53:18Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola inclusiva: principais desafios dos educandos frente á ação educativa |
title |
Escola inclusiva: principais desafios dos educandos frente á ação educativa |
spellingShingle |
Escola inclusiva: principais desafios dos educandos frente á ação educativa Biscaglia, Joscelaine da Silveira Educação especial Desafios Inclusão |
title_short |
Escola inclusiva: principais desafios dos educandos frente á ação educativa |
title_full |
Escola inclusiva: principais desafios dos educandos frente á ação educativa |
title_fullStr |
Escola inclusiva: principais desafios dos educandos frente á ação educativa |
title_full_unstemmed |
Escola inclusiva: principais desafios dos educandos frente á ação educativa |
title_sort |
Escola inclusiva: principais desafios dos educandos frente á ação educativa |
author |
Biscaglia, Joscelaine da Silveira |
author_facet |
Biscaglia, Joscelaine da Silveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Copetti, Rosana Estela |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Biscaglia, Joscelaine da Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Desafios Inclusão |
topic |
Educação especial Desafios Inclusão |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-14 2010 2016-03-01T13:53:46Z 2016-03-01T13:53:46Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1296 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000sbtj |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1296 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000sbtj |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172389716099072 |