Percepções dos stakeholders sobre o processo da educação financeira em uma dinâmica escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60326 |
Resumo: | No ensino formal, infantil e fundamental, projetos de implementação do ensino da educação financeira passam a existir formalmente a partir de 2010 e vem cada vez mais ganhando força. O objetivo deste trabalho é analisar junto aos agentes envolvidos no sistema educacional, o entendimento que possuem em relação à educação financeira e como vem sendo feita a formalização desta temática, quais estratégias já utilizadas e quais os pontos de melhoria. A metodologia consistiu na obtenção dos dados através de cinco entrevistas com pessoas do sexo feminino, moradores de Guarulhos e São Paulo capital, envolvidas de alguma forma no meio educacional infantil e fundamental, além de revisão bibliográfica. A partir dos resultados obtidos foi possível concluir que as entrevistadas possuem certa consciência a respeito das nuances da educação financeira, mesmo que em suas respectivas fases escolares, algumas delas alegam não terem tido acesso a essa temática. A respeito da educação financeira no ensino formal, foi possível constatar que em algumas escolas já é feito um trabalho com estratégias de ensino, não só na disciplina de matemática, como também trazendo a temática transversalmente em outras disciplinas. No entanto, ficou claro que mesmo após a introdução oficial na Base Nacional Comum Curricular, a partir de 2020, falta treinamento para os educadores aplicarem as técnicas com as crianças. Sob um contexto de pandemia, o ano de 2020 foi atípico e isso pode ter sido forte causa dos sistemas de ensino no geral não terem sofrido grandes mudanças. As entrevistadas, quando questionadas a respeito das perspectivas do cenário brasileiro em finanças pessoais, entendem que o futuro é promissor e que os ensinamentos dados atualmente na escola para crianças desde o ensino infantil irão gerar bons resultados a médio e longo prazo, refletindo até nos níveis de endividamento médio do brasileiro e alterando alguns hábitos de consumo. |
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Percepções dos stakeholders sobre o processo da educação financeira em uma dinâmica escolarEducação financeiraFinanças pessoaisEducação financeira nas escolasNo ensino formal, infantil e fundamental, projetos de implementação do ensino da educação financeira passam a existir formalmente a partir de 2010 e vem cada vez mais ganhando força. O objetivo deste trabalho é analisar junto aos agentes envolvidos no sistema educacional, o entendimento que possuem em relação à educação financeira e como vem sendo feita a formalização desta temática, quais estratégias já utilizadas e quais os pontos de melhoria. A metodologia consistiu na obtenção dos dados através de cinco entrevistas com pessoas do sexo feminino, moradores de Guarulhos e São Paulo capital, envolvidas de alguma forma no meio educacional infantil e fundamental, além de revisão bibliográfica. A partir dos resultados obtidos foi possível concluir que as entrevistadas possuem certa consciência a respeito das nuances da educação financeira, mesmo que em suas respectivas fases escolares, algumas delas alegam não terem tido acesso a essa temática. A respeito da educação financeira no ensino formal, foi possível constatar que em algumas escolas já é feito um trabalho com estratégias de ensino, não só na disciplina de matemática, como também trazendo a temática transversalmente em outras disciplinas. No entanto, ficou claro que mesmo após a introdução oficial na Base Nacional Comum Curricular, a partir de 2020, falta treinamento para os educadores aplicarem as técnicas com as crianças. Sob um contexto de pandemia, o ano de 2020 foi atípico e isso pode ter sido forte causa dos sistemas de ensino no geral não terem sofrido grandes mudanças. As entrevistadas, quando questionadas a respeito das perspectivas do cenário brasileiro em finanças pessoais, entendem que o futuro é promissor e que os ensinamentos dados atualmente na escola para crianças desde o ensino infantil irão gerar bons resultados a médio e longo prazo, refletindo até nos níveis de endividamento médio do brasileiro e alterando alguns hábitos de consumo.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloSayed, Samir [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/9649848620479143http://lattes.cnpq.br/3182443985928756Santos, Hugo Duarte dos [UNIFESP]2021-03-10T18:13:12Z2021-03-10T18:13:12Z2021-02-25info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion46 f.application/pdfapplication/pdfSANTOS, H. D. Percepções dos Stakeholders sobre o processo da educação financeira em uma dinâmica escolar. 2021. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Universidade Federal de São Paulo, Osasco.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60326porOsascoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-09T23:06:13Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/60326Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-09T23:06:13Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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