Percepções dos stakeholders sobre o processo da educação financeira em uma dinâmica escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Hugo Duarte dos [UNIFESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60326
Resumo: No ensino formal, infantil e fundamental, projetos de implementação do ensino da educação financeira passam a existir formalmente a partir de 2010 e vem cada vez mais ganhando força. O objetivo deste trabalho é analisar junto aos agentes envolvidos no sistema educacional, o entendimento que possuem em relação à educação financeira e como vem sendo feita a formalização desta temática, quais estratégias já utilizadas e quais os pontos de melhoria. A metodologia consistiu na obtenção dos dados através de cinco entrevistas com pessoas do sexo feminino, moradores de Guarulhos e São Paulo capital, envolvidas de alguma forma no meio educacional infantil e fundamental, além de revisão bibliográfica. A partir dos resultados obtidos foi possível concluir que as entrevistadas possuem certa consciência a respeito das nuances da educação financeira, mesmo que em suas respectivas fases escolares, algumas delas alegam não terem tido acesso a essa temática. A respeito da educação financeira no ensino formal, foi possível constatar que em algumas escolas já é feito um trabalho com estratégias de ensino, não só na disciplina de matemática, como também trazendo a temática transversalmente em outras disciplinas. No entanto, ficou claro que mesmo após a introdução oficial na Base Nacional Comum Curricular, a partir de 2020, falta treinamento para os educadores aplicarem as técnicas com as crianças. Sob um contexto de pandemia, o ano de 2020 foi atípico e isso pode ter sido forte causa dos sistemas de ensino no geral não terem sofrido grandes mudanças. As entrevistadas, quando questionadas a respeito das perspectivas do cenário brasileiro em finanças pessoais, entendem que o futuro é promissor e que os ensinamentos dados atualmente na escola para crianças desde o ensino infantil irão gerar bons resultados a médio e longo prazo, refletindo até nos níveis de endividamento médio do brasileiro e alterando alguns hábitos de consumo.
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