Os Caminhos De Uma Experiência Na Educação De Jovens E Adultos De Guarulhos: O Projeto Autonomia Do Saber E A Formação De Professores (2014-2017)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Tiago Cavalcante [UNIFESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7000339
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52668
Resumo: Esta Pesquisa Buscou Compreender O Percurso Da Formação Dos Professores Na Construção Do Projeto Autonomia Do Saber (Pas), Na Educação De Jovens E Adultos Da Cidade De Guarulhos " Sp, Entre Os Anos De 2014 E 2017. Analisamos O Processo De Constituição Do Pas, Projeto Surgido Em Uma Escola Da Periferia De Guarulhos E Depois Institucionalizado Pela Secretaria De Educação (Se) Da Cidade, Enfocando Principalmente O Papel Da Formação Continuada Do Docente Para Atuação Nessas Escolas, Considerando Os Espaços Formativos, Tais Como Os Encontros E As Horas Atividades, Assim Como As Formas De Organização Do Currículo Das Escolas, Que Se Revelaram Importantes Para O Percurso Formativo. Ancoramos O Estudo Na Pesquisa Qualitativa, O Que Implicou Em Um Aprofundamento No Contexto Em Que O Fenômeno É Observado. Neste Sentido, Fizemos Uma Descrição Do Desenvolvimento Do Pas Nas Escolas, Optando Por Entrevistas Semiestruturadas E Uso De Fontes Documentais. Os Sujeitos Da Pesquisa Foram Seis Professores, Sendo Escolhidos Dois D
id UFSP_61679d58fe927527cd009f51ee9d84db
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/52668
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Guerra, Tiago Cavalcante [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Benedicto, Celia Maria [UNIFESP]2020-03-25T12:10:20Z2020-03-25T12:10:20Z2018-08-30https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7000339https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/526682018-0610.pdfEsta Pesquisa Buscou Compreender O Percurso Da Formação Dos Professores Na Construção Do Projeto Autonomia Do Saber (Pas), Na Educação De Jovens E Adultos Da Cidade De Guarulhos " Sp, Entre Os Anos De 2014 E 2017. Analisamos O Processo De Constituição Do Pas, Projeto Surgido Em Uma Escola Da Periferia De Guarulhos E Depois Institucionalizado Pela Secretaria De Educação (Se) Da Cidade, Enfocando Principalmente O Papel Da Formação Continuada Do Docente Para Atuação Nessas Escolas, Considerando Os Espaços Formativos, Tais Como Os Encontros E As Horas Atividades, Assim Como As Formas De Organização Do Currículo Das Escolas, Que Se Revelaram Importantes Para O Percurso Formativo. Ancoramos O Estudo Na Pesquisa Qualitativa, O Que Implicou Em Um Aprofundamento No Contexto Em Que O Fenômeno É Observado. Neste Sentido, Fizemos Uma Descrição Do Desenvolvimento Do Pas Nas Escolas, Optando Por Entrevistas Semiestruturadas E Uso De Fontes Documentais. Os Sujeitos Da Pesquisa Foram Seis Professores, Sendo Escolhidos Dois DThis Research Sought To Understand The Trajectory Of Teacher Formation In The Construction Of The Projeto Autonomia Do Saber (Project Autonomy Of Knowledge), In The Youth And Adults Education In The City Of Guarulhos, São Paulo, Between The Years 2014 And 2017. This Project Started In A School In The Periphery Area Of Guarulhos And Later It Was Institutionalized By The Education Secretary (Se) Of The City. We Analysed The Process Of Constitution Of The Pas, Focused On In The Role Of The Continuing Education Programme For Those Teachers Who Were Acting In These Schools, Considering The Formative Spaces, The Meetings, And Activities Hours, As Well As The Forms Of Organization Of The Curriculum Of The Schools. This Last, Has Proved As Essential Aspects Of The Formation Course. This Research Was Based On A Qualitative Method, Which Allowed Us A Better Understanding Of The Context Analysed. In This Work, We Described The Pas In The Three Schools That Were Part Of The Project Between 2014 And 2017, Opting For Semi-Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2018)204 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Educação De Jovens E Adultos,Projeto Autonomia Do Saber,Formação Continuada De Professores,CurrículoYouth And Adult Education,Project Autonomy Of Knowledge,Continuing Education Programme For Teachers,CurriculumOs Caminhos De Uma Experiência Na Educação De Jovens E Adultos De Guarulhos: O Projeto Autonomia Do Saber E A Formação De Professores (2014-2017)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducaçãoCiências HumanasPolíticas Educacionais E Formação De EducadoresORIGINAL2018-0610.pdfapplication/pdf1374979${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52668/1/2018-0610.pdf57b75f18a567d2534ecbf85f10adf710MD51open accessTEXT2018-0610.pdf.txt2018-0610.pdf.txtExtracted texttext/plain574335${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52668/5/2018-0610.pdf.txt3b1b7cf5ded6be1a395585b3b2ec73acMD55open accessTHUMBNAIL2018-0610.pdf.jpg2018-0610.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3481${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52668/7/2018-0610.pdf.jpgfb425908c8445208adc89bfacbb00e6fMD57open access11600/526682023-05-15 10:37:16.843open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/52668Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:37:16Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Os Caminhos De Uma Experiência Na Educação De Jovens E Adultos De Guarulhos: O Projeto Autonomia Do Saber E A Formação De Professores (2014-2017)
title Os Caminhos De Uma Experiência Na Educação De Jovens E Adultos De Guarulhos: O Projeto Autonomia Do Saber E A Formação De Professores (2014-2017)
spellingShingle Os Caminhos De Uma Experiência Na Educação De Jovens E Adultos De Guarulhos: O Projeto Autonomia Do Saber E A Formação De Professores (2014-2017)
Guerra, Tiago Cavalcante [UNIFESP]
Educação De Jovens E Adultos,
Projeto Autonomia Do Saber,
Formação Continuada De Professores,
Currículo
Youth And Adult Education,
Project Autonomy Of Knowledge,
Continuing Education Programme For Teachers,
Curriculum
title_short Os Caminhos De Uma Experiência Na Educação De Jovens E Adultos De Guarulhos: O Projeto Autonomia Do Saber E A Formação De Professores (2014-2017)
title_full Os Caminhos De Uma Experiência Na Educação De Jovens E Adultos De Guarulhos: O Projeto Autonomia Do Saber E A Formação De Professores (2014-2017)
title_fullStr Os Caminhos De Uma Experiência Na Educação De Jovens E Adultos De Guarulhos: O Projeto Autonomia Do Saber E A Formação De Professores (2014-2017)
title_full_unstemmed Os Caminhos De Uma Experiência Na Educação De Jovens E Adultos De Guarulhos: O Projeto Autonomia Do Saber E A Formação De Professores (2014-2017)
title_sort Os Caminhos De Uma Experiência Na Educação De Jovens E Adultos De Guarulhos: O Projeto Autonomia Do Saber E A Formação De Professores (2014-2017)
author Guerra, Tiago Cavalcante [UNIFESP]
author_facet Guerra, Tiago Cavalcante [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Tiago Cavalcante [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Benedicto, Celia Maria [UNIFESP]
contributor_str_mv Benedicto, Celia Maria [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação De Jovens E Adultos,
Projeto Autonomia Do Saber,
Formação Continuada De Professores,
Currículo
topic Educação De Jovens E Adultos,
Projeto Autonomia Do Saber,
Formação Continuada De Professores,
Currículo
Youth And Adult Education,
Project Autonomy Of Knowledge,
Continuing Education Programme For Teachers,
Curriculum
dc.subject.eng.fl_str_mv Youth And Adult Education,
Project Autonomy Of Knowledge,
Continuing Education Programme For Teachers,
Curriculum
description Esta Pesquisa Buscou Compreender O Percurso Da Formação Dos Professores Na Construção Do Projeto Autonomia Do Saber (Pas), Na Educação De Jovens E Adultos Da Cidade De Guarulhos " Sp, Entre Os Anos De 2014 E 2017. Analisamos O Processo De Constituição Do Pas, Projeto Surgido Em Uma Escola Da Periferia De Guarulhos E Depois Institucionalizado Pela Secretaria De Educação (Se) Da Cidade, Enfocando Principalmente O Papel Da Formação Continuada Do Docente Para Atuação Nessas Escolas, Considerando Os Espaços Formativos, Tais Como Os Encontros E As Horas Atividades, Assim Como As Formas De Organização Do Currículo Das Escolas, Que Se Revelaram Importantes Para O Percurso Formativo. Ancoramos O Estudo Na Pesquisa Qualitativa, O Que Implicou Em Um Aprofundamento No Contexto Em Que O Fenômeno É Observado. Neste Sentido, Fizemos Uma Descrição Do Desenvolvimento Do Pas Nas Escolas, Optando Por Entrevistas Semiestruturadas E Uso De Fontes Documentais. Os Sujeitos Da Pesquisa Foram Seis Professores, Sendo Escolhidos Dois D
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-25T12:10:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-25T12:10:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7000339
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52668
dc.identifier.file.none.fl_str_mv 2018-0610.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7000339
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52668
identifier_str_mv 2018-0610.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 204 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52668/1/2018-0610.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52668/5/2018-0610.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52668/7/2018-0610.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 57b75f18a567d2534ecbf85f10adf710
3b1b7cf5ded6be1a395585b3b2ec73ac
fb425908c8445208adc89bfacbb00e6f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764211261014016