Os Caminhos De Uma Experiência Na Educação De Jovens E Adultos De Guarulhos: O Projeto Autonomia Do Saber E A Formação De Professores (2014-2017)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7000339 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52668 |
Resumo: | Esta Pesquisa Buscou Compreender O Percurso Da Formação Dos Professores Na Construção Do Projeto Autonomia Do Saber (Pas), Na Educação De Jovens E Adultos Da Cidade De Guarulhos " Sp, Entre Os Anos De 2014 E 2017. Analisamos O Processo De Constituição Do Pas, Projeto Surgido Em Uma Escola Da Periferia De Guarulhos E Depois Institucionalizado Pela Secretaria De Educação (Se) Da Cidade, Enfocando Principalmente O Papel Da Formação Continuada Do Docente Para Atuação Nessas Escolas, Considerando Os Espaços Formativos, Tais Como Os Encontros E As Horas Atividades, Assim Como As Formas De Organização Do Currículo Das Escolas, Que Se Revelaram Importantes Para O Percurso Formativo. Ancoramos O Estudo Na Pesquisa Qualitativa, O Que Implicou Em Um Aprofundamento No Contexto Em Que O Fenômeno É Observado. Neste Sentido, Fizemos Uma Descrição Do Desenvolvimento Do Pas Nas Escolas, Optando Por Entrevistas Semiestruturadas E Uso De Fontes Documentais. Os Sujeitos Da Pesquisa Foram Seis Professores, Sendo Escolhidos Dois D |
id |
UFSP_61679d58fe927527cd009f51ee9d84db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/52668 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Guerra, Tiago Cavalcante [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Benedicto, Celia Maria [UNIFESP]2020-03-25T12:10:20Z2020-03-25T12:10:20Z2018-08-30https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7000339https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/526682018-0610.pdfEsta Pesquisa Buscou Compreender O Percurso Da Formação Dos Professores Na Construção Do Projeto Autonomia Do Saber (Pas), Na Educação De Jovens E Adultos Da Cidade De Guarulhos " Sp, Entre Os Anos De 2014 E 2017. Analisamos O Processo De Constituição Do Pas, Projeto Surgido Em Uma Escola Da Periferia De Guarulhos E Depois Institucionalizado Pela Secretaria De Educação (Se) Da Cidade, Enfocando Principalmente O Papel Da Formação Continuada Do Docente Para Atuação Nessas Escolas, Considerando Os Espaços Formativos, Tais Como Os Encontros E As Horas Atividades, Assim Como As Formas De Organização Do Currículo Das Escolas, Que Se Revelaram Importantes Para O Percurso Formativo. Ancoramos O Estudo Na Pesquisa Qualitativa, O Que Implicou Em Um Aprofundamento No Contexto Em Que O Fenômeno É Observado. Neste Sentido, Fizemos Uma Descrição Do Desenvolvimento Do Pas Nas Escolas, Optando Por Entrevistas Semiestruturadas E Uso De Fontes Documentais. Os Sujeitos Da Pesquisa Foram Seis Professores, Sendo Escolhidos Dois DThis Research Sought To Understand The Trajectory Of Teacher Formation In The Construction Of The Projeto Autonomia Do Saber (Project Autonomy Of Knowledge), In The Youth And Adults Education In The City Of Guarulhos, São Paulo, Between The Years 2014 And 2017. This Project Started In A School In The Periphery Area Of Guarulhos And Later It Was Institutionalized By The Education Secretary (Se) Of The City. We Analysed The Process Of Constitution Of The Pas, Focused On In The Role Of The Continuing Education Programme For Those Teachers Who Were Acting In These Schools, Considering The Formative Spaces, The Meetings, And Activities Hours, As Well As The Forms Of Organization Of The Curriculum Of The Schools. This Last, Has Proved As Essential Aspects Of The Formation Course. This Research Was Based On A Qualitative Method, Which Allowed Us A Better Understanding Of The Context Analysed. In This Work, We Described The Pas In The Three Schools That Were Part Of The Project Between 2014 And 2017, Opting For Semi-Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2018)204 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Educação De Jovens E Adultos,Projeto Autonomia Do Saber,Formação Continuada De Professores,CurrículoYouth And Adult Education,Project Autonomy Of Knowledge,Continuing Education Programme For Teachers,CurriculumOs Caminhos De Uma Experiência Na Educação De Jovens E Adultos De Guarulhos: O Projeto Autonomia Do Saber E A Formação De Professores (2014-2017)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducaçãoCiências HumanasPolíticas Educacionais E Formação De EducadoresORIGINAL2018-0610.pdfapplication/pdf1374979${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52668/1/2018-0610.pdf57b75f18a567d2534ecbf85f10adf710MD51open accessTEXT2018-0610.pdf.txt2018-0610.pdf.txtExtracted texttext/plain574335${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52668/5/2018-0610.pdf.txt3b1b7cf5ded6be1a395585b3b2ec73acMD55open accessTHUMBNAIL2018-0610.pdf.jpg2018-0610.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3481${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52668/7/2018-0610.pdf.jpgfb425908c8445208adc89bfacbb00e6fMD57open access11600/526682023-05-15 10:37:16.843open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/52668Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:37:16Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Os Caminhos De Uma Experiência Na Educação De Jovens E Adultos De Guarulhos: O Projeto Autonomia Do Saber E A Formação De Professores (2014-2017) |
title |
Os Caminhos De Uma Experiência Na Educação De Jovens E Adultos De Guarulhos: O Projeto Autonomia Do Saber E A Formação De Professores (2014-2017) |
spellingShingle |
Os Caminhos De Uma Experiência Na Educação De Jovens E Adultos De Guarulhos: O Projeto Autonomia Do Saber E A Formação De Professores (2014-2017) Guerra, Tiago Cavalcante [UNIFESP] Educação De Jovens E Adultos, Projeto Autonomia Do Saber, Formação Continuada De Professores, Currículo Youth And Adult Education, Project Autonomy Of Knowledge, Continuing Education Programme For Teachers, Curriculum |
title_short |
Os Caminhos De Uma Experiência Na Educação De Jovens E Adultos De Guarulhos: O Projeto Autonomia Do Saber E A Formação De Professores (2014-2017) |
title_full |
Os Caminhos De Uma Experiência Na Educação De Jovens E Adultos De Guarulhos: O Projeto Autonomia Do Saber E A Formação De Professores (2014-2017) |
title_fullStr |
Os Caminhos De Uma Experiência Na Educação De Jovens E Adultos De Guarulhos: O Projeto Autonomia Do Saber E A Formação De Professores (2014-2017) |
title_full_unstemmed |
Os Caminhos De Uma Experiência Na Educação De Jovens E Adultos De Guarulhos: O Projeto Autonomia Do Saber E A Formação De Professores (2014-2017) |
title_sort |
Os Caminhos De Uma Experiência Na Educação De Jovens E Adultos De Guarulhos: O Projeto Autonomia Do Saber E A Formação De Professores (2014-2017) |
author |
Guerra, Tiago Cavalcante [UNIFESP] |
author_facet |
Guerra, Tiago Cavalcante [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerra, Tiago Cavalcante [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Benedicto, Celia Maria [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Benedicto, Celia Maria [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação De Jovens E Adultos, Projeto Autonomia Do Saber, Formação Continuada De Professores, Currículo |
topic |
Educação De Jovens E Adultos, Projeto Autonomia Do Saber, Formação Continuada De Professores, Currículo Youth And Adult Education, Project Autonomy Of Knowledge, Continuing Education Programme For Teachers, Curriculum |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Youth And Adult Education, Project Autonomy Of Knowledge, Continuing Education Programme For Teachers, Curriculum |
description |
Esta Pesquisa Buscou Compreender O Percurso Da Formação Dos Professores Na Construção Do Projeto Autonomia Do Saber (Pas), Na Educação De Jovens E Adultos Da Cidade De Guarulhos " Sp, Entre Os Anos De 2014 E 2017. Analisamos O Processo De Constituição Do Pas, Projeto Surgido Em Uma Escola Da Periferia De Guarulhos E Depois Institucionalizado Pela Secretaria De Educação (Se) Da Cidade, Enfocando Principalmente O Papel Da Formação Continuada Do Docente Para Atuação Nessas Escolas, Considerando Os Espaços Formativos, Tais Como Os Encontros E As Horas Atividades, Assim Como As Formas De Organização Do Currículo Das Escolas, Que Se Revelaram Importantes Para O Percurso Formativo. Ancoramos O Estudo Na Pesquisa Qualitativa, O Que Implicou Em Um Aprofundamento No Contexto Em Que O Fenômeno É Observado. Neste Sentido, Fizemos Uma Descrição Do Desenvolvimento Do Pas Nas Escolas, Optando Por Entrevistas Semiestruturadas E Uso De Fontes Documentais. Os Sujeitos Da Pesquisa Foram Seis Professores, Sendo Escolhidos Dois D |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-25T12:10:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-25T12:10:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt.fl_str_mv |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7000339 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52668 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
2018-0610.pdf |
url |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7000339 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52668 |
identifier_str_mv |
2018-0610.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
204 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52668/1/2018-0610.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52668/5/2018-0610.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52668/7/2018-0610.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
57b75f18a567d2534ecbf85f10adf710 3b1b7cf5ded6be1a395585b3b2ec73ac fb425908c8445208adc89bfacbb00e6f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764211261014016 |