“PROFESSOR DOUTRINADOR”, HOMESCHOOLING E “IDEOLOGIA DE GÊNERO”: A TRÍADE QUE AMEAÇA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
Texto Completo: | https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/9104 |
Resumo: | Este artigo aborda três eixos: a defesa do homeschooling, a perseguição à chamada “ideologia de gênero” e aos professores “doutrinadores”, que compreendo como parte de uma agenda moralizadora da educação brasileira. O objetivo do texto é refletir sobre a criação desta agenda, sobre quem são os agentes e instituições que dela participam e quais são seus principais interesses. Para isso recorro aos discursos públicos dos representantes desta agenda e analiso como ela vem se sustentando no atual cenário. A proposta é contribuir com as discussões e reflexões atuais acerca do chamado conservadorismo na educação, sobre o avanço do fundamentalismo religioso nas políticas educacionais e para a defesa de uma educação pública, democrática e laica. |
id |
UFT-2_947f3a2d5f5c9ff11db4db79ac8742ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/9104 |
network_acronym_str |
UFT-2 |
network_name_str |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
repository_id_str |
|
spelling |
“PROFESSOR DOUTRINADOR”, HOMESCHOOLING E “IDEOLOGIA DE GÊNERO”: A TRÍADE QUE AMEAÇA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA Este artigo aborda três eixos: a defesa do homeschooling, a perseguição à chamada “ideologia de gênero” e aos professores “doutrinadores”, que compreendo como parte de uma agenda moralizadora da educação brasileira. O objetivo do texto é refletir sobre a criação desta agenda, sobre quem são os agentes e instituições que dela participam e quais são seus principais interesses. Para isso recorro aos discursos públicos dos representantes desta agenda e analiso como ela vem se sustentando no atual cenário. A proposta é contribuir com as discussões e reflexões atuais acerca do chamado conservadorismo na educação, sobre o avanço do fundamentalismo religioso nas políticas educacionais e para a defesa de uma educação pública, democrática e laica. Portal de Periódicos UFT2020-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/910410.20873/vol12n2pp33-51Revista Escritas; v. 12 n. 2 (2020): HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: PRÁTICAS E REFLEXÕES EM TEMPOS DE PENSAMENTO ANTICIENTÍFICO; 33-512238-718810.20873/vol12n2reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaínainstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/9104/1765110.20873/vol12n2c17651Copyright (c) 2020 AMANDA DE MENDONCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Mendonça, Amanda2021-10-27T14:05:09Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/9104Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritasPRIhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/oaioliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br2238-71881981-5603opendoar:2021-10-27T14:05:09Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“PROFESSOR DOUTRINADOR”, HOMESCHOOLING E “IDEOLOGIA DE GÊNERO”: A TRÍADE QUE AMEAÇA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
title |
“PROFESSOR DOUTRINADOR”, HOMESCHOOLING E “IDEOLOGIA DE GÊNERO”: A TRÍADE QUE AMEAÇA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
spellingShingle |
“PROFESSOR DOUTRINADOR”, HOMESCHOOLING E “IDEOLOGIA DE GÊNERO”: A TRÍADE QUE AMEAÇA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA de Mendonça, Amanda |
title_short |
“PROFESSOR DOUTRINADOR”, HOMESCHOOLING E “IDEOLOGIA DE GÊNERO”: A TRÍADE QUE AMEAÇA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
title_full |
“PROFESSOR DOUTRINADOR”, HOMESCHOOLING E “IDEOLOGIA DE GÊNERO”: A TRÍADE QUE AMEAÇA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
title_fullStr |
“PROFESSOR DOUTRINADOR”, HOMESCHOOLING E “IDEOLOGIA DE GÊNERO”: A TRÍADE QUE AMEAÇA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
title_full_unstemmed |
“PROFESSOR DOUTRINADOR”, HOMESCHOOLING E “IDEOLOGIA DE GÊNERO”: A TRÍADE QUE AMEAÇA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
title_sort |
“PROFESSOR DOUTRINADOR”, HOMESCHOOLING E “IDEOLOGIA DE GÊNERO”: A TRÍADE QUE AMEAÇA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
author |
de Mendonça, Amanda |
author_facet |
de Mendonça, Amanda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Mendonça, Amanda |
description |
Este artigo aborda três eixos: a defesa do homeschooling, a perseguição à chamada “ideologia de gênero” e aos professores “doutrinadores”, que compreendo como parte de uma agenda moralizadora da educação brasileira. O objetivo do texto é refletir sobre a criação desta agenda, sobre quem são os agentes e instituições que dela participam e quais são seus principais interesses. Para isso recorro aos discursos públicos dos representantes desta agenda e analiso como ela vem se sustentando no atual cenário. A proposta é contribuir com as discussões e reflexões atuais acerca do chamado conservadorismo na educação, sobre o avanço do fundamentalismo religioso nas políticas educacionais e para a defesa de uma educação pública, democrática e laica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/9104 10.20873/vol12n2pp33-51 |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/9104 |
identifier_str_mv |
10.20873/vol12n2pp33-51 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/9104/17651 10.20873/vol12n2c17651 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 AMANDA DE MENDONCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 AMANDA DE MENDONCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos UFT |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos UFT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Escritas; v. 12 n. 2 (2020): HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: PRÁTICAS E REFLEXÕES EM TEMPOS DE PENSAMENTO ANTICIENTÍFICO; 33-51 2238-7188 10.20873/vol12n2 reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
collection |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína |
repository.name.fl_str_mv |
Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
oliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br |
_version_ |
1799944314384547840 |