“PROFESSOR DOUTRINADOR”, HOMESCHOOLING E “IDEOLOGIA DE GÊNERO”: A TRÍADE QUE AMEAÇA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Mendonça, Amanda
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/9104
Resumo: Este artigo aborda três eixos: a defesa do homeschooling, a perseguição à chamada “ideologia de gênero” e aos professores “doutrinadores”, que compreendo como parte de uma agenda moralizadora da educação brasileira. O objetivo do texto é refletir sobre a criação desta agenda, sobre quem são os agentes e instituições que dela participam e quais são seus principais interesses. Para isso recorro aos discursos públicos dos representantes desta agenda e analiso como ela vem se sustentando no atual cenário. A proposta é contribuir com as discussões e reflexões atuais acerca do chamado conservadorismo na educação, sobre o avanço do fundamentalismo religioso nas políticas educacionais e para a defesa de uma educação pública, democrática e laica. 
id UFT-2_947f3a2d5f5c9ff11db4db79ac8742ae
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/9104
network_acronym_str UFT-2
network_name_str Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
repository_id_str
spelling “PROFESSOR DOUTRINADOR”, HOMESCHOOLING E “IDEOLOGIA DE GÊNERO”: A TRÍADE QUE AMEAÇA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA Este artigo aborda três eixos: a defesa do homeschooling, a perseguição à chamada “ideologia de gênero” e aos professores “doutrinadores”, que compreendo como parte de uma agenda moralizadora da educação brasileira. O objetivo do texto é refletir sobre a criação desta agenda, sobre quem são os agentes e instituições que dela participam e quais são seus principais interesses. Para isso recorro aos discursos públicos dos representantes desta agenda e analiso como ela vem se sustentando no atual cenário. A proposta é contribuir com as discussões e reflexões atuais acerca do chamado conservadorismo na educação, sobre o avanço do fundamentalismo religioso nas políticas educacionais e para a defesa de uma educação pública, democrática e laica. Portal de Periódicos UFT2020-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/910410.20873/vol12n2pp33-51Revista Escritas; v. 12 n. 2 (2020): HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: PRÁTICAS E REFLEXÕES EM TEMPOS DE PENSAMENTO ANTICIENTÍFICO; 33-512238-718810.20873/vol12n2reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaínainstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/9104/1765110.20873/vol12n2c17651Copyright (c) 2020 AMANDA DE MENDONCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Mendonça, Amanda2021-10-27T14:05:09Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/9104Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritasPRIhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/oaioliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br2238-71881981-5603opendoar:2021-10-27T14:05:09Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv “PROFESSOR DOUTRINADOR”, HOMESCHOOLING E “IDEOLOGIA DE GÊNERO”: A TRÍADE QUE AMEAÇA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
title “PROFESSOR DOUTRINADOR”, HOMESCHOOLING E “IDEOLOGIA DE GÊNERO”: A TRÍADE QUE AMEAÇA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
spellingShingle “PROFESSOR DOUTRINADOR”, HOMESCHOOLING E “IDEOLOGIA DE GÊNERO”: A TRÍADE QUE AMEAÇA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
de Mendonça, Amanda
title_short “PROFESSOR DOUTRINADOR”, HOMESCHOOLING E “IDEOLOGIA DE GÊNERO”: A TRÍADE QUE AMEAÇA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
title_full “PROFESSOR DOUTRINADOR”, HOMESCHOOLING E “IDEOLOGIA DE GÊNERO”: A TRÍADE QUE AMEAÇA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
title_fullStr “PROFESSOR DOUTRINADOR”, HOMESCHOOLING E “IDEOLOGIA DE GÊNERO”: A TRÍADE QUE AMEAÇA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
title_full_unstemmed “PROFESSOR DOUTRINADOR”, HOMESCHOOLING E “IDEOLOGIA DE GÊNERO”: A TRÍADE QUE AMEAÇA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
title_sort “PROFESSOR DOUTRINADOR”, HOMESCHOOLING E “IDEOLOGIA DE GÊNERO”: A TRÍADE QUE AMEAÇA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
author de Mendonça, Amanda
author_facet de Mendonça, Amanda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Mendonça, Amanda
description Este artigo aborda três eixos: a defesa do homeschooling, a perseguição à chamada “ideologia de gênero” e aos professores “doutrinadores”, que compreendo como parte de uma agenda moralizadora da educação brasileira. O objetivo do texto é refletir sobre a criação desta agenda, sobre quem são os agentes e instituições que dela participam e quais são seus principais interesses. Para isso recorro aos discursos públicos dos representantes desta agenda e analiso como ela vem se sustentando no atual cenário. A proposta é contribuir com as discussões e reflexões atuais acerca do chamado conservadorismo na educação, sobre o avanço do fundamentalismo religioso nas políticas educacionais e para a defesa de uma educação pública, democrática e laica. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/9104
10.20873/vol12n2pp33-51
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/9104
identifier_str_mv 10.20873/vol12n2pp33-51
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/9104/17651
10.20873/vol12n2c17651
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 AMANDA DE MENDONCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 AMANDA DE MENDONCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos UFT
publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos UFT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Escritas; v. 12 n. 2 (2020): HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: PRÁTICAS E REFLEXÕES EM TEMPOS DE PENSAMENTO ANTICIENTÍFICO; 33-51
2238-7188
10.20873/vol12n2
reponame:Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
collection Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína
repository.name.fl_str_mv Escritas: Revista do Colegiado de História do Câmpus de Araguaína - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv oliviacormineiro@uft.edu.br||revistaescritas@uft.edu.br
_version_ 1799944314384547840