MEMÓRIAS DE DIRETORES: ENTRE PRÁTICAS E HISTÓRIAS DO COTIDIANO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pezzato, João Pedro
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: de Paula e Silva, Joyce Mary Adam, Dias Borges, Magali de Fátima, Tuppy, Maria Isabel Nogueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/257
Resumo: O presente artigo consiste no registro de memórias de um diretor e de uma diretora que atuaram em escolas públicas de M inas Gerais, e na análise de suas narrativas. O objetivo foi captar suas representações sobre as práticas administrativas e pedagógicas rememoradas dos anos de exercício profissional (1960 a 1990). Com a metodologia da história oral, nossa investigação buscou construir uma interpretação a respeito de atitudes, posturas e práticas enraizadas nos rituais da escola contemporânea. Pudemos observar que no período estudado havia uma política extremamente centralizada, cujas diretrizes eram difundidas pelos órgãos centrais da administração burocrática. O trabalho de gestão das unidades escolares era pautado, principalmente, pelo controle do cumprimento das normas estabelecidas pela política pública de educação.
id UFU-2_ab6645c6cef7923b4c01661651acc2b7
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/257
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling MEMÓRIAS DE DIRETORES: ENTRE PRÁTICAS E HISTÓRIAS DO COTIDIANO ESCOLARMemóriaPolítica pedagógicaPráticasO presente artigo consiste no registro de memórias de um diretor e de uma diretora que atuaram em escolas públicas de M inas Gerais, e na análise de suas narrativas. O objetivo foi captar suas representações sobre as práticas administrativas e pedagógicas rememoradas dos anos de exercício profissional (1960 a 1990). Com a metodologia da história oral, nossa investigação buscou construir uma interpretação a respeito de atitudes, posturas e práticas enraizadas nos rituais da escola contemporânea. Pudemos observar que no período estudado havia uma política extremamente centralizada, cujas diretrizes eram difundidas pelos órgãos centrais da administração burocrática. O trabalho de gestão das unidades escolares era pautado, principalmente, pelo controle do cumprimento das normas estabelecidas pela política pública de educação.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/25710.14393/REVEDFIL.v21n41a2007-257Educação e Filosofia; v. 21 n. 41 (2007): v.21 n.41 jan./jun. 2007; 135-1541982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/257/258Copyright (c) 2016 João Pedro Pezzato, Joyce Mary Adam de Paula e Silva, Magali de Fátima Dias Borges, Maria Isabel Nogueira Tuppyhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPezzato, João Pedrode Paula e Silva, Joyce Mary AdamDias Borges, Magali de FátimaTuppy, Maria Isabel Nogueira2023-06-20T15:09:17Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/257Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-20T15:09:17Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv MEMÓRIAS DE DIRETORES: ENTRE PRÁTICAS E HISTÓRIAS DO COTIDIANO ESCOLAR
title MEMÓRIAS DE DIRETORES: ENTRE PRÁTICAS E HISTÓRIAS DO COTIDIANO ESCOLAR
spellingShingle MEMÓRIAS DE DIRETORES: ENTRE PRÁTICAS E HISTÓRIAS DO COTIDIANO ESCOLAR
Pezzato, João Pedro
Memória
Política pedagógica
Práticas
title_short MEMÓRIAS DE DIRETORES: ENTRE PRÁTICAS E HISTÓRIAS DO COTIDIANO ESCOLAR
title_full MEMÓRIAS DE DIRETORES: ENTRE PRÁTICAS E HISTÓRIAS DO COTIDIANO ESCOLAR
title_fullStr MEMÓRIAS DE DIRETORES: ENTRE PRÁTICAS E HISTÓRIAS DO COTIDIANO ESCOLAR
title_full_unstemmed MEMÓRIAS DE DIRETORES: ENTRE PRÁTICAS E HISTÓRIAS DO COTIDIANO ESCOLAR
title_sort MEMÓRIAS DE DIRETORES: ENTRE PRÁTICAS E HISTÓRIAS DO COTIDIANO ESCOLAR
author Pezzato, João Pedro
author_facet Pezzato, João Pedro
de Paula e Silva, Joyce Mary Adam
Dias Borges, Magali de Fátima
Tuppy, Maria Isabel Nogueira
author_role author
author2 de Paula e Silva, Joyce Mary Adam
Dias Borges, Magali de Fátima
Tuppy, Maria Isabel Nogueira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pezzato, João Pedro
de Paula e Silva, Joyce Mary Adam
Dias Borges, Magali de Fátima
Tuppy, Maria Isabel Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
Política pedagógica
Práticas
topic Memória
Política pedagógica
Práticas
description O presente artigo consiste no registro de memórias de um diretor e de uma diretora que atuaram em escolas públicas de M inas Gerais, e na análise de suas narrativas. O objetivo foi captar suas representações sobre as práticas administrativas e pedagógicas rememoradas dos anos de exercício profissional (1960 a 1990). Com a metodologia da história oral, nossa investigação buscou construir uma interpretação a respeito de atitudes, posturas e práticas enraizadas nos rituais da escola contemporânea. Pudemos observar que no período estudado havia uma política extremamente centralizada, cujas diretrizes eram difundidas pelos órgãos centrais da administração burocrática. O trabalho de gestão das unidades escolares era pautado, principalmente, pelo controle do cumprimento das normas estabelecidas pela política pública de educação.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/257
10.14393/REVEDFIL.v21n41a2007-257
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/257
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v21n41a2007-257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/257/258
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 21 n. 41 (2007): v.21 n.41 jan./jun. 2007; 135-154
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207231026987008