MEMÓRIAS DE DIRETORES: ENTRE PRÁTICAS E HISTÓRIAS DO COTIDIANO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/257 |
Resumo: | O presente artigo consiste no registro de memórias de um diretor e de uma diretora que atuaram em escolas públicas de M inas Gerais, e na análise de suas narrativas. O objetivo foi captar suas representações sobre as práticas administrativas e pedagógicas rememoradas dos anos de exercício profissional (1960 a 1990). Com a metodologia da história oral, nossa investigação buscou construir uma interpretação a respeito de atitudes, posturas e práticas enraizadas nos rituais da escola contemporânea. Pudemos observar que no período estudado havia uma política extremamente centralizada, cujas diretrizes eram difundidas pelos órgãos centrais da administração burocrática. O trabalho de gestão das unidades escolares era pautado, principalmente, pelo controle do cumprimento das normas estabelecidas pela política pública de educação. |
id |
UFU-2_ab6645c6cef7923b4c01661651acc2b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/257 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
MEMÓRIAS DE DIRETORES: ENTRE PRÁTICAS E HISTÓRIAS DO COTIDIANO ESCOLARMemóriaPolítica pedagógicaPráticasO presente artigo consiste no registro de memórias de um diretor e de uma diretora que atuaram em escolas públicas de M inas Gerais, e na análise de suas narrativas. O objetivo foi captar suas representações sobre as práticas administrativas e pedagógicas rememoradas dos anos de exercício profissional (1960 a 1990). Com a metodologia da história oral, nossa investigação buscou construir uma interpretação a respeito de atitudes, posturas e práticas enraizadas nos rituais da escola contemporânea. Pudemos observar que no período estudado havia uma política extremamente centralizada, cujas diretrizes eram difundidas pelos órgãos centrais da administração burocrática. O trabalho de gestão das unidades escolares era pautado, principalmente, pelo controle do cumprimento das normas estabelecidas pela política pública de educação.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/25710.14393/REVEDFIL.v21n41a2007-257Educação e Filosofia; v. 21 n. 41 (2007): v.21 n.41 jan./jun. 2007; 135-1541982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/257/258Copyright (c) 2016 João Pedro Pezzato, Joyce Mary Adam de Paula e Silva, Magali de Fátima Dias Borges, Maria Isabel Nogueira Tuppyhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPezzato, João Pedrode Paula e Silva, Joyce Mary AdamDias Borges, Magali de FátimaTuppy, Maria Isabel Nogueira2023-06-20T15:09:17Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/257Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-20T15:09:17Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MEMÓRIAS DE DIRETORES: ENTRE PRÁTICAS E HISTÓRIAS DO COTIDIANO ESCOLAR |
title |
MEMÓRIAS DE DIRETORES: ENTRE PRÁTICAS E HISTÓRIAS DO COTIDIANO ESCOLAR |
spellingShingle |
MEMÓRIAS DE DIRETORES: ENTRE PRÁTICAS E HISTÓRIAS DO COTIDIANO ESCOLAR Pezzato, João Pedro Memória Política pedagógica Práticas |
title_short |
MEMÓRIAS DE DIRETORES: ENTRE PRÁTICAS E HISTÓRIAS DO COTIDIANO ESCOLAR |
title_full |
MEMÓRIAS DE DIRETORES: ENTRE PRÁTICAS E HISTÓRIAS DO COTIDIANO ESCOLAR |
title_fullStr |
MEMÓRIAS DE DIRETORES: ENTRE PRÁTICAS E HISTÓRIAS DO COTIDIANO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
MEMÓRIAS DE DIRETORES: ENTRE PRÁTICAS E HISTÓRIAS DO COTIDIANO ESCOLAR |
title_sort |
MEMÓRIAS DE DIRETORES: ENTRE PRÁTICAS E HISTÓRIAS DO COTIDIANO ESCOLAR |
author |
Pezzato, João Pedro |
author_facet |
Pezzato, João Pedro de Paula e Silva, Joyce Mary Adam Dias Borges, Magali de Fátima Tuppy, Maria Isabel Nogueira |
author_role |
author |
author2 |
de Paula e Silva, Joyce Mary Adam Dias Borges, Magali de Fátima Tuppy, Maria Isabel Nogueira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pezzato, João Pedro de Paula e Silva, Joyce Mary Adam Dias Borges, Magali de Fátima Tuppy, Maria Isabel Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória Política pedagógica Práticas |
topic |
Memória Política pedagógica Práticas |
description |
O presente artigo consiste no registro de memórias de um diretor e de uma diretora que atuaram em escolas públicas de M inas Gerais, e na análise de suas narrativas. O objetivo foi captar suas representações sobre as práticas administrativas e pedagógicas rememoradas dos anos de exercício profissional (1960 a 1990). Com a metodologia da história oral, nossa investigação buscou construir uma interpretação a respeito de atitudes, posturas e práticas enraizadas nos rituais da escola contemporânea. Pudemos observar que no período estudado havia uma política extremamente centralizada, cujas diretrizes eram difundidas pelos órgãos centrais da administração burocrática. O trabalho de gestão das unidades escolares era pautado, principalmente, pelo controle do cumprimento das normas estabelecidas pela política pública de educação. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-03-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/257 10.14393/REVEDFIL.v21n41a2007-257 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/257 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v21n41a2007-257 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/257/258 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 21 n. 41 (2007): v.21 n.41 jan./jun. 2007; 135-154 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207231026987008 |