The Federal Constitution 30 years later: advances, interruptions and challenges for educational policies: Interview: Carlos Abicalil, Chico Alencar e Márcia Ângela Aguiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Vieira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Crosara, Daniela de Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Políticas em Debate
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/47014
Resumo: From a dialogue with a participant of the National Forum in Defense of the Public School and parliamentarians from the educational field, this interview aims to develop analyzes and reflections on the 30 years of the Federal Constitution of 1988. Analytical balance sheets will be carried out and configurations regarding social rights in the three decades after the promulgation of the Constitution with the horizon to highlight the achievements, to foment criticisms of retreats and intermittency and to strengthen our intentions by the unceasing struggle for the guarantees of social rights and a free public education, democratic, secular and of socially referenced quality.  
id UFU-4_f5eefefe46b501be1a409c713a39f58d
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/47014
network_acronym_str UFU-4
network_name_str Revista Educação e Políticas em Debate
repository_id_str
spelling The Federal Constitution 30 years later: advances, interruptions and challenges for educational policies: Interview: Carlos Abicalil, Chico Alencar e Márcia Ângela AguiarLa Constitution fédérale, trente ans plus tard: avancées, interruptions et défis pour les politiques éducatives: Interview: Carlos Abicalil, Chico Alencar e Márcia Ângela AguiarA Constituição Federal 30 anos depois: avanços, intermitências e desafios para as políticas educacionais: Entrevista: Carlos Abicalil, Chico Alencar e Márcia Ângela AguiarConstituição FederalPolíticas SociaisPolíticas EducacionaisFederal ConstitutionSocial PoliciesEducational PoliciesConstitution fédéralePolitiques socialesPolitiques éducativesFrom a dialogue with a participant of the National Forum in Defense of the Public School and parliamentarians from the educational field, this interview aims to develop analyzes and reflections on the 30 years of the Federal Constitution of 1988. Analytical balance sheets will be carried out and configurations regarding social rights in the three decades after the promulgation of the Constitution with the horizon to highlight the achievements, to foment criticisms of retreats and intermittency and to strengthen our intentions by the unceasing struggle for the guarantees of social rights and a free public education, democratic, secular and of socially referenced quality.  Basée sur un dialogue avec un participant du Forum national pour la défense de l'école publique et des parlementaires du secteur de l'éducation, cette interview a pour objectif de développer des analyses et des réflexions sur les 30 ans de la Constitution fédérale de 1988. Des bilans analytiques seront les droits sociaux au cours des trois décennies qui ont suivi la promulgation de la Constitution, dans le but de mettre en lumière les réalisations, de susciter les critiques des retraites et de l'intermittence et de renforcer nos objectifs par le biais de la lutte incessante pour la garantie des droits sociaux et une éducation publique gratuite qualité démocratique, laique et socialement référencée.   Carlos Abicalil: Graduado em Filosofia, Mestre em Educação - Gestão de políticas públicas, Carlos Augusto Abicalil é professor da educação pública básica da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso, desde 1985, tendo sido eleito deputado federal em 2002 e em 2006, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Além disso, teve importante atuação na área de Educação, destacando-se sua atuação como presidente da Confederação nacional dos trabalhadores em educação, vice-presidente do Comitê Executivo Regional da Internacional da Educação para a América Latina, com sede em San Jose da Costa Rica, além de ter sido membro da membro da Comitê Executiva Mundial da Internacional da Educação, com sede em Bruxelas. Atuou como diretor geral de educação, ciência cultura Organização de Estados Ibero-americanos, com sede em Madrid.  Chico Alencar: Graduado em História pela UFF e mestre em Educação pela FGV, Francisco Rodrigues de Alencar Filho, conhecido como Chico Alencar, tornou-se deputado federal do Rio de Janeiro pela primeira vez em 2003, tendo exercido quatro mandatos consecutivos. Em 2005, Chico Alencar deixa o Partido dos Trabalhadores e filia-se ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), atuando como membro da Comissão de Direitos Humanos e do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Márcia Ângela Aguiar: A professora titular da Universidade Federal de Pernambuco, Márcia Ângela da Silva Aguiar, é mestre em Educação pela UFPE e doutora em Educação pela USP (2000), atuando no Curso de Graduação de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE, na linha de Pesquisa "Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação". Atualmente é Coordenadora do Fórum Estadual de Educação de Pernambuco, tendo sido presidente da ANFOPE - Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (2002-2004), da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação ( 2005 e 2009), da ANPAE- Associação Nacional de Política e Administração da Educação (2011-2013) e Conselheira da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (2014-2018). Desenvolve estudos e pesquisas nas temáticas Política e Gestão da Educação, Políticas de Formação dos Profissionais da Educação e Ensino Superior. Resumo: A partir de um diálogo com participante do Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública e parlamentares oriundos do campo educacional, a presente entrevista propõe-se a desenvolver análises e reflexões sobre os 30 anos da Constituição Federal de 1988. Serão realizados balanços analíticos dos contornos e configurações atinentes aos direitos sociais nas três décadas posteriores a promulgação da Carta Magna com o horizonte realçar as conquistas, fomentar as críticas aos recuos e intermitências e potencializar nossos propósitos pela incessante luta em prol das garantias dos direitos sociais e de uma educação pública, gratuita, democrática, laica e de qualidade socialmente referenciada.  Universidade Federal de Uberlândia2018-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/4701410.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n2a2018-03Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 7 No. 2 (2018); 218-229Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 7 Núm. 2 (2018); 218-229Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 7 No. 2 (2018); 218-229Revista Educação e Políticas em Debate; v. 7 n. 2 (2018); 218-2292238-8346reponame:Revista Educação e Políticas em Debateinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/47014/25506Copyright (c) 2019 Revista Educação e Políticas em Debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria VieiraCrosara, Daniela de Melo2022-07-21T14:13:02Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/47014Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticasPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/oairevistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com10.143932238-83462238-8346opendoar:2022-07-21T14:13:02Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv The Federal Constitution 30 years later: advances, interruptions and challenges for educational policies: Interview: Carlos Abicalil, Chico Alencar e Márcia Ângela Aguiar
La Constitution fédérale, trente ans plus tard: avancées, interruptions et défis pour les politiques éducatives: Interview: Carlos Abicalil, Chico Alencar e Márcia Ângela Aguiar
A Constituição Federal 30 anos depois: avanços, intermitências e desafios para as políticas educacionais: Entrevista: Carlos Abicalil, Chico Alencar e Márcia Ângela Aguiar
title The Federal Constitution 30 years later: advances, interruptions and challenges for educational policies: Interview: Carlos Abicalil, Chico Alencar e Márcia Ângela Aguiar
spellingShingle The Federal Constitution 30 years later: advances, interruptions and challenges for educational policies: Interview: Carlos Abicalil, Chico Alencar e Márcia Ângela Aguiar
Silva, Maria Vieira
Constituição Federal
Políticas Sociais
Políticas Educacionais
Federal Constitution
Social Policies
Educational Policies
Constitution fédérale
Politiques sociales
Politiques éducatives
title_short The Federal Constitution 30 years later: advances, interruptions and challenges for educational policies: Interview: Carlos Abicalil, Chico Alencar e Márcia Ângela Aguiar
title_full The Federal Constitution 30 years later: advances, interruptions and challenges for educational policies: Interview: Carlos Abicalil, Chico Alencar e Márcia Ângela Aguiar
title_fullStr The Federal Constitution 30 years later: advances, interruptions and challenges for educational policies: Interview: Carlos Abicalil, Chico Alencar e Márcia Ângela Aguiar
title_full_unstemmed The Federal Constitution 30 years later: advances, interruptions and challenges for educational policies: Interview: Carlos Abicalil, Chico Alencar e Márcia Ângela Aguiar
title_sort The Federal Constitution 30 years later: advances, interruptions and challenges for educational policies: Interview: Carlos Abicalil, Chico Alencar e Márcia Ângela Aguiar
author Silva, Maria Vieira
author_facet Silva, Maria Vieira
Crosara, Daniela de Melo
author_role author
author2 Crosara, Daniela de Melo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Vieira
Crosara, Daniela de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Constituição Federal
Políticas Sociais
Políticas Educacionais
Federal Constitution
Social Policies
Educational Policies
Constitution fédérale
Politiques sociales
Politiques éducatives
topic Constituição Federal
Políticas Sociais
Políticas Educacionais
Federal Constitution
Social Policies
Educational Policies
Constitution fédérale
Politiques sociales
Politiques éducatives
description From a dialogue with a participant of the National Forum in Defense of the Public School and parliamentarians from the educational field, this interview aims to develop analyzes and reflections on the 30 years of the Federal Constitution of 1988. Analytical balance sheets will be carried out and configurations regarding social rights in the three decades after the promulgation of the Constitution with the horizon to highlight the achievements, to foment criticisms of retreats and intermittency and to strengthen our intentions by the unceasing struggle for the guarantees of social rights and a free public education, democratic, secular and of socially referenced quality.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/47014
10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n2a2018-03
url https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/47014
identifier_str_mv 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n2a2018-03
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/47014/25506
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 7 No. 2 (2018); 218-229
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 7 Núm. 2 (2018); 218-229
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 7 No. 2 (2018); 218-229
Revista Educação e Políticas em Debate; v. 7 n. 2 (2018); 218-229
2238-8346
reponame:Revista Educação e Políticas em Debate
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista Educação e Políticas em Debate
collection Revista Educação e Políticas em Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com
_version_ 1799943958748463104