Referenciais curriculares para formação docente nos cursos de Pedagogia: em busca da (re)construção dos saberes profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoffmann, Dianete Maria Ragazzan
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29670
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2002.50
Resumo: The object of study of this search is to analyze the fundamentais to the comprehension of the referential of curriculum to the formation of the teacher in the Study of Pedagogy. Look for in essence the (re) construction of the professional knowledge beginning with necessity of revision of curriculum, articulated to newtendency of the initial formation and innovator. Beginning with bibliographic and documentary search show up the discussions around curriculum and formation of the teacher, making reflexions about definitions of national directrix of curriculum. The conclusion is there are two focuses in the formation proposals. One is seen under the power logic constituted that priorizes politic transmitted for internationals organisms and tries to adapt the formation of professionals to the demand of globalized market, reproducing models of reforms of curriculum, introduced in other countries. Other one directed on logic of social movements that defends the formation of professional of education of form contextual in consonance with the social problems amplest, considering the specificity of the pedagogic projects of institutions and its theoretic production.
id UFU_af202ba5e15e622d748eab08ccac4908
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/29670
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Referenciais curriculares para formação docente nos cursos de Pedagogia: em busca da (re)construção dos saberes profissionaisCurriculum references for teacher training in Pedagogy courses: in search of the (re) construction of professional knowledgeEducaçãoFormação docenteProfessorCurrículoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPedagogiaDocênciaCurrículoThe object of study of this search is to analyze the fundamentais to the comprehension of the referential of curriculum to the formation of the teacher in the Study of Pedagogy. Look for in essence the (re) construction of the professional knowledge beginning with necessity of revision of curriculum, articulated to newtendency of the initial formation and innovator. Beginning with bibliographic and documentary search show up the discussions around curriculum and formation of the teacher, making reflexions about definitions of national directrix of curriculum. The conclusion is there are two focuses in the formation proposals. One is seen under the power logic constituted that priorizes politic transmitted for internationals organisms and tries to adapt the formation of professionals to the demand of globalized market, reproducing models of reforms of curriculum, introduced in other countries. Other one directed on logic of social movements that defends the formation of professional of education of form contextual in consonance with the social problems amplest, considering the specificity of the pedagogic projects of institutions and its theoretic production.Dissertação (Mestrado)O objeto de estudo desta pesquisa é analisar os fundamentos dos referenciais curriculares para a formação docente nos Cursos de Pedagogia. Busca-se, em especial, a (re) construção dos saberes profissionais a partir da necessidade de revisão do currículo, articulado às novas tendências da formação inicial, de caráter inovador. A partir da pesquisa bibliográfica e documental, apresentam-se as discussões em torno do currículo e da formação docente, fazendo reflexões em torno do documento os Referenciais para a Formação de Professores, da organização institucional, do projeto curricular e a mobilização em torno da definição das diretrizes curriculares nacionais. Conclui-se haver dois enfoques nas propostas de formação. Um é visto sob a Lógica do poder constituído, que prioriza políticas, veiculadas por organismos internacionais e procura adequar a formação dos profissionais às demandas do mercado globalizado, reproduzindo modelos de reformas curriculares, implantadas em outros países. Outro, pautado na lógica dos movimentos sociais, que defende a formação do profissional da educação de forma contextualizada e em consonância aos problemas sociais, considerando as especificidades dos projetos pedagógicos das instituições e a produção teórica.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em EducaçãoNogueira, Sandra Vidalhttp://lattes.cnpq.br/1164669318007879Fonseca, Selva GuimarãesMoser, AlvinoHoffmann, Dianete Maria Ragazzan2020-08-12T19:21:02Z2020-08-12T19:21:02Z2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfHOFFMANN, Dianete Maria Ragazzan. Referenciais curriculares para formação docente nos cursos de Pedagogia: em busca da (re)construção dos saberes profissionais. 2002. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2002.50https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29670http://doi.org/10.14393/ufu.di.2002.50porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-08-13T06:20:35Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/29670Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-08-13T06:20:35Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Referenciais curriculares para formação docente nos cursos de Pedagogia: em busca da (re)construção dos saberes profissionais
Curriculum references for teacher training in Pedagogy courses: in search of the (re) construction of professional knowledge
title Referenciais curriculares para formação docente nos cursos de Pedagogia: em busca da (re)construção dos saberes profissionais
spellingShingle Referenciais curriculares para formação docente nos cursos de Pedagogia: em busca da (re)construção dos saberes profissionais
Hoffmann, Dianete Maria Ragazzan
Educação
Formação docente
Professor
Currículo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Pedagogia
Docência
Currículo
title_short Referenciais curriculares para formação docente nos cursos de Pedagogia: em busca da (re)construção dos saberes profissionais
title_full Referenciais curriculares para formação docente nos cursos de Pedagogia: em busca da (re)construção dos saberes profissionais
title_fullStr Referenciais curriculares para formação docente nos cursos de Pedagogia: em busca da (re)construção dos saberes profissionais
title_full_unstemmed Referenciais curriculares para formação docente nos cursos de Pedagogia: em busca da (re)construção dos saberes profissionais
title_sort Referenciais curriculares para formação docente nos cursos de Pedagogia: em busca da (re)construção dos saberes profissionais
author Hoffmann, Dianete Maria Ragazzan
author_facet Hoffmann, Dianete Maria Ragazzan
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Sandra Vidal
http://lattes.cnpq.br/1164669318007879
Fonseca, Selva Guimarães
Moser, Alvino
dc.contributor.author.fl_str_mv Hoffmann, Dianete Maria Ragazzan
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação docente
Professor
Currículo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Pedagogia
Docência
Currículo
topic Educação
Formação docente
Professor
Currículo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Pedagogia
Docência
Currículo
description The object of study of this search is to analyze the fundamentais to the comprehension of the referential of curriculum to the formation of the teacher in the Study of Pedagogy. Look for in essence the (re) construction of the professional knowledge beginning with necessity of revision of curriculum, articulated to newtendency of the initial formation and innovator. Beginning with bibliographic and documentary search show up the discussions around curriculum and formation of the teacher, making reflexions about definitions of national directrix of curriculum. The conclusion is there are two focuses in the formation proposals. One is seen under the power logic constituted that priorizes politic transmitted for internationals organisms and tries to adapt the formation of professionals to the demand of globalized market, reproducing models of reforms of curriculum, introduced in other countries. Other one directed on logic of social movements that defends the formation of professional of education of form contextual in consonance with the social problems amplest, considering the specificity of the pedagogic projects of institutions and its theoretic production.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2020-08-12T19:21:02Z
2020-08-12T19:21:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HOFFMANN, Dianete Maria Ragazzan. Referenciais curriculares para formação docente nos cursos de Pedagogia: em busca da (re)construção dos saberes profissionais. 2002. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2002.50
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29670
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2002.50
identifier_str_mv HOFFMANN, Dianete Maria Ragazzan. Referenciais curriculares para formação docente nos cursos de Pedagogia: em busca da (re)construção dos saberes profissionais. 2002. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2002.50
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29670
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2002.50
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569679177023488