Profile of amazon students in formação: étnico-raciais reflexões in the Alto Rio Negro Letter course

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Iolete Ribeiro da
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Miranda, Vitória Maria da Silva, Verde Junior, Edson Jader Ribeiro Cabo, Sousa, Adria de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7931
Resumo: Este estudo tem como objetivo refletir sobre o perfil dos estudantes do curso de letras no contexto amazônico, apontando aspectos étnico-raciais. Para tanto, foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas sobre aspectos sociodemocráticos e a formação dos estudantes na faculdade. Foram realizadas análises estatísticas descritivas e temáticas. Os resultados indicam a diversidade étnico-racial e o que precisa ser superado diante dos processos excludentes. Os temas identificados revelaram a universidade como lugar de realização e satisfação, obstáculos e resiliência e desigualdades socioespaciais. Propõe-se uma pedagogia amazônica, capaz de reivindicar o fortalecimento da presença africana e indígena na formação.
id ULBRA-1_21234df5f80de33a0d5a97ed85b496fc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7931
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Profile of amazon students in formação: étnico-raciais reflexões in the Alto Rio Negro Letter courseEste estudo tem como objetivo refletir sobre o perfil dos estudantes do curso de letras no contexto amazônico, apontando aspectos étnico-raciais. Para tanto, foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas sobre aspectos sociodemocráticos e a formação dos estudantes na faculdade. Foram realizadas análises estatísticas descritivas e temáticas. Os resultados indicam a diversidade étnico-racial e o que precisa ser superado diante dos processos excludentes. Os temas identificados revelaram a universidade como lugar de realização e satisfação, obstáculos e resiliência e desigualdades socioespaciais. Propõe-se uma pedagogia amazônica, capaz de reivindicar o fortalecimento da presença africana e indígena na formação.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do AmazonasSilva, Iolete Ribeiro daMiranda, Vitória Maria da SilvaVerde Junior, Edson Jader Ribeiro CaboSousa, Adria de Lima2024-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/793110.4322/2358-0801.2024.26.65.11TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 26, n. 65 (2024): Education and ethnic-racial relations in Amefrica: transnational approaches2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7931/4890Direitos autorais 2024 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-05T21:21:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7931Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2024-02-05T21:21Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Profile of amazon students in formação: étnico-raciais reflexões in the Alto Rio Negro Letter course
title Profile of amazon students in formação: étnico-raciais reflexões in the Alto Rio Negro Letter course
spellingShingle Profile of amazon students in formação: étnico-raciais reflexões in the Alto Rio Negro Letter course
Silva, Iolete Ribeiro da
title_short Profile of amazon students in formação: étnico-raciais reflexões in the Alto Rio Negro Letter course
title_full Profile of amazon students in formação: étnico-raciais reflexões in the Alto Rio Negro Letter course
title_fullStr Profile of amazon students in formação: étnico-raciais reflexões in the Alto Rio Negro Letter course
title_full_unstemmed Profile of amazon students in formação: étnico-raciais reflexões in the Alto Rio Negro Letter course
title_sort Profile of amazon students in formação: étnico-raciais reflexões in the Alto Rio Negro Letter course
author Silva, Iolete Ribeiro da
author_facet Silva, Iolete Ribeiro da
Miranda, Vitória Maria da Silva
Verde Junior, Edson Jader Ribeiro Cabo
Sousa, Adria de Lima
author_role author
author2 Miranda, Vitória Maria da Silva
Verde Junior, Edson Jader Ribeiro Cabo
Sousa, Adria de Lima
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Amazonas
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Iolete Ribeiro da
Miranda, Vitória Maria da Silva
Verde Junior, Edson Jader Ribeiro Cabo
Sousa, Adria de Lima
description Este estudo tem como objetivo refletir sobre o perfil dos estudantes do curso de letras no contexto amazônico, apontando aspectos étnico-raciais. Para tanto, foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas sobre aspectos sociodemocráticos e a formação dos estudantes na faculdade. Foram realizadas análises estatísticas descritivas e temáticas. Os resultados indicam a diversidade étnico-racial e o que precisa ser superado diante dos processos excludentes. Os temas identificados revelaram a universidade como lugar de realização e satisfação, obstáculos e resiliência e desigualdades socioespaciais. Propõe-se uma pedagogia amazônica, capaz de reivindicar o fortalecimento da presença africana e indígena na formação.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7931
10.4322/2358-0801.2024.26.65.11
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7931
identifier_str_mv 10.4322/2358-0801.2024.26.65.11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7931/4890
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 26, n. 65 (2024): Education and ethnic-racial relations in Amefrica: transnational approaches
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211081391505408