Profile of amazon students in formação: étnico-raciais reflexões in the Alto Rio Negro Letter course
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7931 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo refletir sobre o perfil dos estudantes do curso de letras no contexto amazônico, apontando aspectos étnico-raciais. Para tanto, foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas sobre aspectos sociodemocráticos e a formação dos estudantes na faculdade. Foram realizadas análises estatísticas descritivas e temáticas. Os resultados indicam a diversidade étnico-racial e o que precisa ser superado diante dos processos excludentes. Os temas identificados revelaram a universidade como lugar de realização e satisfação, obstáculos e resiliência e desigualdades socioespaciais. Propõe-se uma pedagogia amazônica, capaz de reivindicar o fortalecimento da presença africana e indígena na formação. |
id |
ULBRA-1_21234df5f80de33a0d5a97ed85b496fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7931 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Profile of amazon students in formação: étnico-raciais reflexões in the Alto Rio Negro Letter courseEste estudo tem como objetivo refletir sobre o perfil dos estudantes do curso de letras no contexto amazônico, apontando aspectos étnico-raciais. Para tanto, foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas sobre aspectos sociodemocráticos e a formação dos estudantes na faculdade. Foram realizadas análises estatísticas descritivas e temáticas. Os resultados indicam a diversidade étnico-racial e o que precisa ser superado diante dos processos excludentes. Os temas identificados revelaram a universidade como lugar de realização e satisfação, obstáculos e resiliência e desigualdades socioespaciais. Propõe-se uma pedagogia amazônica, capaz de reivindicar o fortalecimento da presença africana e indígena na formação.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do AmazonasSilva, Iolete Ribeiro daMiranda, Vitória Maria da SilvaVerde Junior, Edson Jader Ribeiro CaboSousa, Adria de Lima2024-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/793110.4322/2358-0801.2024.26.65.11TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 26, n. 65 (2024): Education and ethnic-racial relations in Amefrica: transnational approaches2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7931/4890Direitos autorais 2024 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-05T21:21:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7931Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2024-02-05T21:21Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Profile of amazon students in formação: étnico-raciais reflexões in the Alto Rio Negro Letter course |
title |
Profile of amazon students in formação: étnico-raciais reflexões in the Alto Rio Negro Letter course |
spellingShingle |
Profile of amazon students in formação: étnico-raciais reflexões in the Alto Rio Negro Letter course Silva, Iolete Ribeiro da |
title_short |
Profile of amazon students in formação: étnico-raciais reflexões in the Alto Rio Negro Letter course |
title_full |
Profile of amazon students in formação: étnico-raciais reflexões in the Alto Rio Negro Letter course |
title_fullStr |
Profile of amazon students in formação: étnico-raciais reflexões in the Alto Rio Negro Letter course |
title_full_unstemmed |
Profile of amazon students in formação: étnico-raciais reflexões in the Alto Rio Negro Letter course |
title_sort |
Profile of amazon students in formação: étnico-raciais reflexões in the Alto Rio Negro Letter course |
author |
Silva, Iolete Ribeiro da |
author_facet |
Silva, Iolete Ribeiro da Miranda, Vitória Maria da Silva Verde Junior, Edson Jader Ribeiro Cabo Sousa, Adria de Lima |
author_role |
author |
author2 |
Miranda, Vitória Maria da Silva Verde Junior, Edson Jader Ribeiro Cabo Sousa, Adria de Lima |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Amazonas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Iolete Ribeiro da Miranda, Vitória Maria da Silva Verde Junior, Edson Jader Ribeiro Cabo Sousa, Adria de Lima |
description |
Este estudo tem como objetivo refletir sobre o perfil dos estudantes do curso de letras no contexto amazônico, apontando aspectos étnico-raciais. Para tanto, foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas sobre aspectos sociodemocráticos e a formação dos estudantes na faculdade. Foram realizadas análises estatísticas descritivas e temáticas. Os resultados indicam a diversidade étnico-racial e o que precisa ser superado diante dos processos excludentes. Os temas identificados revelaram a universidade como lugar de realização e satisfação, obstáculos e resiliência e desigualdades socioespaciais. Propõe-se uma pedagogia amazônica, capaz de reivindicar o fortalecimento da presença africana e indígena na formação. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7931 10.4322/2358-0801.2024.26.65.11 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7931 |
identifier_str_mv |
10.4322/2358-0801.2024.26.65.11 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7931/4890 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 26, n. 65 (2024): Education and ethnic-racial relations in Amefrica: transnational approaches 2358-0801 1518-4919 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211081391505408 |