Marketing turístico internacional : uma análise sobre as estratégias do Plano Aquarela
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/12934 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2014. |
id |
UNB-2_10743cb0b8e2d81c7d05ce9a00393e3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/12934 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Silva, Patrícia de Sousa daHümmel, Fernanda de CastroTasso, João Paulo FariaSILVA, Patrícia de Sousa da. Marketing turístico internacional: uma análise sobre as estratégias do Plano Aquarela. 2014. 66 f., il. Monografia (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/12934Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2014.O fluxo de turistas estrangeiros no Brasil cresceu a partir da promoção internacional do país, porém, nem sempre as estratégias adotadas foram eficazes e acabaram não gerando os resultados esperados. A mudança das estratégias de promoção, observando os cinco segmentos turísticos (sol e praia, ecoturismo, cultura, esporte e negócios e eventos), e selecionando os produtos brasileiros a serem inseridos de forma estratégica, ampliou o número de mercados que o país poderia atingir. O objetivo deste trabalho foi descrever as estratégias governamentais de promoção e de marketing internacional do Brasil como destino turístico. Para isso, este trabalho dividiu-se em três partes. A primeira parte tratou-se de uma análise do conteúdo histórico-evolutivo de criação do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). A segunda expôs as estratégias de promoção adotadas no decorrer do processo de inserção do país no mercado externo. Na terceira parte foram apresentadas a estrutura metodológica (análise exploratória e descritiva, e entrevista semiestruturada) de realização do trabalho e a discussão dos resultados alcançados. ______________________________________________________________________ ABSTRACTThe flow of foreign tourists in Brazil grew from the international promotion of the country, however, the strategies adopted have not always been of great value and it was not yielding the expected results. The change of promotion strategies by observing the five segments of interest (sun and beach, ecotourism, culture, sports and business and events) and selecting the brazilians products that would be strategically inserted increased the amount of countries that Brazil could achieve. The aim of this study was describe the promotion strategies that were used to promote Brazil in the foreign market as an tourism destination. This monograph was divided into three parts. The first part was an analysis of the historical evolution of Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR). The second part exposed the promotion strategies adopted in the process of inserting the country in international market. The third part were evidenced the results achieved through the defined strategies.Submitted by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2016-04-26T12:18:12Z No. of bitstreams: 1 2014_PatriciaDeSousaDaSilva.pdf: 953630 bytes, checksum: 31434eb5381db5cbb7dcbf42318a24a1 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2016-04-26T12:19:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_PatriciaDeSousaDaSilva.pdf: 953630 bytes, checksum: 31434eb5381db5cbb7dcbf42318a24a1 (MD5)Made available in DSpace on 2016-04-26T12:19:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_PatriciaDeSousaDaSilva.pdf: 953630 bytes, checksum: 31434eb5381db5cbb7dcbf42318a24a1 (MD5)EMBRATURTurismo e EstadoTurismo - marketingMarketing turístico internacional : uma análise sobre as estratégias do Plano Aquarelainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-04-26T12:19:10Z2016-04-26T12:19:10Z2016-04-26T12:19:10Z2014-12-11info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2014_PatriciaDeSousaDaSilva.pdf2014_PatriciaDeSousaDaSilva.pdfapplication/pdf953630http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12934/1/2014_PatriciaDeSousaDaSilva.pdf31434eb5381db5cbb7dcbf42318a24a1MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12934/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12934/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21267http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12934/4/license_rdf73e23c2acaaf13389e092bd813e3223dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1841http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12934/5/license.txt5c8e8a059584027a1854b6d3da6fbe05MD5510483/129342016-04-26 09:19:11.018oai:bdm.unb.br:10483/12934TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IEx1YW5uYSBNYWlhIChsdWFubmFAYmNlLnVuYi5icikgb24gMjAxNi0wNC0yNlQxMjoxODoxMlogKEdNVCk6CgrDiSBuZWNlc3PDoXJpbyBjb25jb3JkYXIgY29tIGEgbGljZW7Dp2EgZGUgZGlzdHJpYnVpw6fDo28gbsOjby1leGNsdXNpdmEsCmFudGVzIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBwb3NzYSBhcGFyZWNlciBubyBSZXBvc2l0w7NyaW8uIFBvciBmYXZvciwgbGVpYSBhCmxpY2Vuw6dhIGF0ZW50YW1lbnRlLiBDYXNvIG5lY2Vzc2l0ZSBkZSBhbGd1bSBlc2NsYXJlY2ltZW50byBlbnRyZSBlbQpjb250YXRvIGF0cmF2w6lzIGRlOiBiZG1AYmNlLnVuYi5iciBvdSAzMTA3LTI2ODcuCgpMSUNFTsOHQSBERSBESVNUUklCVUnDh8ODTyBOw4NPLUVYQ0xVU0lWQQoKQW8gYXNzaW5hciBlIGVudHJlZ2FyIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIG8vYSBTci4vU3JhLiAoYXV0b3Igb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zCmRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKToKCmEpIENvbmNlZGUgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUKcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGNvbXVuaWNhciBlL291CmRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkgZW0KZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby4KCmIpIERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUKZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYQp0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kKcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuCgpjKSBTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBjb250w6ltIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIGRldGVudG9yIGRvcwpkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEgb3MgZGlyZWl0b3MKcmVxdWVyaWRvcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBjdWpvcyBkaXJlaXRvcyBzw6NvIGRlCnRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91CmNvbnRlw7pkbyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUuCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIGZpbmFuY2lhZG8gb3UgYXBvaWFkbwpwb3Igb3V0cmEgaW5zdGl0dWnDp8OjbyBxdWUgbsOjbyBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEsIGRlY2xhcmEgcXVlCmN1bXByaXUgcXVhaXNxdWVyIG9icmlnYcOnw7VlcyBleGlnaWRhcyBwZWxvIHJlc3BlY3Rpdm8gY29udHJhdG8gb3UKYWNvcmRvLgoKQSBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhIGlkZW50aWZpY2Fyw6EgY2xhcmFtZW50ZSBvKHMpIHNldSAocykgbm9tZSAocykKY29tbyBvIChzKSBhdXRvciAoZXMpIG91IGRldGVudG9yIChlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRvIGRvY3VtZW50bwplbnRyZWd1ZSwgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBwYXJhIGFsw6ltIGRhcyBwZXJtaXRpZGFzIHBvcgplc3RhIGxpY2Vuw6dhLgo=Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712016-04-26T12:19:11Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Marketing turístico internacional : uma análise sobre as estratégias do Plano Aquarela |
title |
Marketing turístico internacional : uma análise sobre as estratégias do Plano Aquarela |
spellingShingle |
Marketing turístico internacional : uma análise sobre as estratégias do Plano Aquarela Silva, Patrícia de Sousa da EMBRATUR Turismo e Estado Turismo - marketing |
title_short |
Marketing turístico internacional : uma análise sobre as estratégias do Plano Aquarela |
title_full |
Marketing turístico internacional : uma análise sobre as estratégias do Plano Aquarela |
title_fullStr |
Marketing turístico internacional : uma análise sobre as estratégias do Plano Aquarela |
title_full_unstemmed |
Marketing turístico internacional : uma análise sobre as estratégias do Plano Aquarela |
title_sort |
Marketing turístico internacional : uma análise sobre as estratégias do Plano Aquarela |
author |
Silva, Patrícia de Sousa da |
author_facet |
Silva, Patrícia de Sousa da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorco.none.fl_str_mv |
Hümmel, Fernanda de Castro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Patrícia de Sousa da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tasso, João Paulo Faria |
contributor_str_mv |
Tasso, João Paulo Faria |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
EMBRATUR Turismo e Estado Turismo - marketing |
topic |
EMBRATUR Turismo e Estado Turismo - marketing |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2014. |
publishDate |
2014 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2014-12-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-26T12:19:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-04-26T12:19:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-04-26T12:19:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Patrícia de Sousa da. Marketing turístico internacional: uma análise sobre as estratégias do Plano Aquarela. 2014. 66 f., il. Monografia (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/12934 |
identifier_str_mv |
SILVA, Patrícia de Sousa da. Marketing turístico internacional: uma análise sobre as estratégias do Plano Aquarela. 2014. 66 f., il. Monografia (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/12934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12934/1/2014_PatriciaDeSousaDaSilva.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12934/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12934/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12934/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12934/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
31434eb5381db5cbb7dcbf42318a24a1 587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 73e23c2acaaf13389e092bd813e3223d 5c8e8a059584027a1854b6d3da6fbe05 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907874517090304 |